Edições Anteriores
EFICIÊNCIA NO TOMATEIRO
rev 72 - dezembro 2003

A colheita revela um aumento significativo de produtividade e preferência pelos tomates AP 529 e AP 533, híbridos de alta produtividade. Esta constatação é confirmada por duas das maiores fabricantes de tomate processado, Parmalat e Predilecta, que têm ampliado gradativamente a utilização dos APs em sua produção, alcançando produtividade média de 80 t/ha a media nacional é de 50 t/ha. além de forte resistência ás principais doenças e bactérias.

O tomate, além de sanidade e alta produtividade, precisa ter frutos de qualidade que favoreçam a industrialização. Cor, sabor e polpa consistente são características essenciais para a indústria, afirma Nivaldo Zaninetti, responsável pela área agrícola da Predilecta, sediada em Matão/SP. A empresa consome cerca de 50 mil toneladas/ano de tomates para processamento (560 APs) e esse volume deverá ser ampliado cerca de 15% na próxima safra. Na Parmalat, que tem 60% da área destinada á produção cultivada com APs, faz uma rigorosa seleção de materiais e a produtividade média é mantida em torno de 70 t/ha. O gerente agrícola Waldir Becari explica que os APs produzem frutos graúdos, com boa firmeza e polpa espessa, excelentes para a preparação de molhos refogados.

O Brasil cultiva hoje cerca de 16 mil hectares de tomate indústria, com uma produção anual em torno de milhão de toneladas, concentrados principalmente na região de cerrado do Centro-Oeste e também no oeste de São Paulo, onde são cultivados cerca de 4 mil hectares. Neste Estado, é grande a incidência de doenças em função da umidade aliada a altas temperaturas, principalmente em épocas de chuvas. A baixa incidência de doenças aliada a boa tolerância aos ataques da bactéria Xhantomonas é uma das principais vantagens do produto.

Os tomates AP (Asgrow Processing foram desenvolvidos na Califórnia/EUA pela marca Asgrow e começaram a ser três anos de testes em campo. Hoje comercializados pela marca Seminis, os APs, já assumiram a liderança do mercado em São Paulo e sua utilização cresce também no Cerrado.


Edicões de 2003
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES