Edições Anteriores
CURRAL - INSTALAÇÕES GARANTEM EFICIÊNCIA
rev 71 - novembro 2003
De acordo com profissionais da área a construção de um projeto de curral, depende de uma série de estudos, que só podem ser feitos com o auxílio de técnicos especializados. O planejamento realizado na propriedade deve estar ancorado em suporte técnico e tecnologia de ponta, pois, é isso que vai garantir a eficiência do projeto.

No entanto, para que o pecuarista possa entender melhor sobre como utilizar adequadamente uma unidade de manejo, é preciso, antes de mais nada, conhecer um pouco mais sobre o comportamento dos bovinos. São animais extremamente sensíveis a situações de estresses e que se ressentem com qualquer alteração na sua rotina diária. Rodrigo Carrara assistente técnico de propaganda e publicidade da Belgo Bekaert, observa que essas características dos bovinos torna-os extremamente vulnerável a situações de risco.

Outro fato que segundo Carrara, constitui um problema na questão do estresses bovino, está relacionado, a pré disposição que esses animais tem, em memorizar situações adversas. Por, isso é que o manejo correto, é aquele que respeita os princípios de comportamento dos animais. Currais de manejo inadequado afetam as atividades diárias, a produtividade do rebanho e aumentam os riscos de acidentes com as pessoas e os animais, conclui.

Rodrigo fala que uma soluções para o pecuarista não acumular perdas na sua propriedade, devido ao mal uso de suas instalações, é realizar o treinamento do rebanho, de modo a condicionar os animais, desde pequeno, para essa situações. Currara fala sobre uma prática muito indicada pelos técnicos de sua empresa que consiste em passar os animais pela área da seringa e do tronco, por uma vez, sem eles sofram nenhuma interferência. Assim é possível tranqüilizá-los, para que numa segunda passagem, o rebanho possa receber o tratamento que estiver sendo aplicado. Essa é uma técnica que segundo o técnico vem apresentando resultados bastantes satisfatórios. O estresses gerado pela irritabilidade do animal ocasiona a libertação de hormônios e secreções que causam uma disfunção na flora ruminal do bovino. Depois que essa flora ruminal é atingida, demora um tempo para retomar sua condição normal, conclui.

Dentro do planejamento estratégico da propriedade, para que ela mostre-se funcional, a disposição correta das unidades de serviço é fundamental. O mercado oferece, atualmente, inúmeras opções em modelos de currais com especificidades que visam adequar o manejo, ás condições de cada propriedade. Os modelos de currais circulares e ovalados são os mais recomendados pelo técnicos. E isso se deve a ausência de cantos perdidos, permitindo um fluxo mais rápido dos animais no interior do curral. José Lúcio, presidente da Cochos e Currais Itabira, explica que os currais por serem locais destinados á um contato maior com animais devem ser construídos com materiais resistentes, duráveis e que possibilitem maior eficiência na lida, tanto para os animais, como para os peões que realizam o serviço. Para Carlos Otávio Lourenço Jorge engenheiro agrônomo e consultor da fabrica de balanças Coimma. O produtor que está planejando os currais da sua propriedade e ainda vai construí-los ou reformá-los, as coisas são bem mais fáceis. Existem empresas especializadas em projetos e construção de currais, podendo ser previsto o fluxo mais racional possível dos animais. Com isso pode-se determinar a melhor localização dos equipamentos indispensáveis, como brete de vacinação, tronco de contenção, balança e ducha veterinária. O curral precisa ter projeto prático, descomplicado e que permita fluxo rápido e com o mínimo de estresses aos animais.

As operações de manejo devem ser previstas para execução juntas, sempre que possível, aproveitando-se a ida dos animais ao curral. O objeto é de reduzir o estresse dos animais ele fica sem acesso a água e a alimento durante o período do manuseio, fica desidratado, nervoso, perde peso, com recuperação possível apenas vários dias depois. Por exemplo, vacinação, desparasitização, castração, e a própria pesagem, se feitas de uma só vez, serão menos estressantes ao animal, do que se feitas separadamente, exigindo mais uma ou duas idas ao curral.

Uma tecnologia desenvolvida e lançada recentemente no Brasil pela empresa, vem mostrando-se bastante eficiente. De acordo com Lúcio a vantagem de utilizar o cimento, ao invés do convencional, é a maior durabilidade desses produto. Isso ocorre devido a envergadura do produto aos impactos causados pelo contato com animais.

O técnico recomenda que sejam construídos currais de porte médio que atendam até 800 animais. Assim é recomendado que uma mesma propriedade possua mais de uma mesma propriedade, possua mais de uma unidade de serviço. Desta forma os animais não precisam se deslocar por grandes distâncias para realizar atividades corriqueiras como, pesagem e marcação. O conceito de curral moderno está fundamentado em sistematizar o manejo da propriedade no sentido de facilitar ao máximo as coisas para animal, evitando assim, perdas desnecessárias, conclui.

Outro item que mostra-se indispensável na atividade de manejo e isso nos diferentes sistema de produção pecuária é a balança. Mecânicas ou eletrônicas, individuais ou coletivas, elas são fundamentais para o criador que deseja eficiência no controle de peso do rebanho. Segundo Carlos Otávio Lourenço Jorge engenheiro agrônomo e consultor da Coimma, sem um parâmetro de peso o produtor não consegue saber onde esta, nem, onde quer chegar e muito menos, pretende chegar lá. Como exemplo o técnico observa que se um criador não está satisfeito com o seu programa de desmama de bezerros. Ele deseja bezerros maiores, mais pesados e em menor tempo. A primeira coisa que ele precisa saber é onde está, ou seja qual é o peso médio dos bezerros na desmama hoje? Aí vem a pergunta: se ele não tiver balança, como irá determinar o peso médio atual e estabelecer uma meta de novo peso ao desmame, coerente com a genética de seus animais e com o seu manejo? E mais: como esse criador poderia aferir ou avaliar as mudanças de manejo que fará para perseguir o resultado de aumento de peso á desmama, se não tiver uma balança acompanhar?

Além das pesagens na compra e na venda, e na pesagem dos bezerros á desmama, Jorge apresenta algumas necessidades atendidas pela balança como instrumento indispensável no manejo e gerenciamento do rebanho. Jorge fala que além das passagens periódicas realizadas nos animais. O Controle de peso de bezerro efetuado ao nascer, A pesagem das novilhas e vacas, para cobertura e Inseminação Artificial; Controle de peso para admiração de medicamentos com dosagem por 1Kg. de peso vivo, o controle de peso para fins de seleção e melhoramento genético, são procedimentos que não podem deixar de serem realizados e que, portanto, fazem da balança um componente obrigatório em qualquer unidade de manejo.

No que se refere a questão da Pesagem individual ou coletiva. O consultor explica que, a evolução da pecuária tem trazido mudanças no panorama da pesagem de bovinos. A busca por melhoria de resultados, ou por mais peso em menor tempo, passou a exigir controle do peso e acompanhamento individual dos animais. Por isso atualmente o mercado está mais voltado para as balanças individuais, com capacidade de 1500 kg, ofuscando as grandes balanças de pesagem coletiva, de capacidade de 4000 kg. Estas, no entanto, ainda existem no mercado e atendem as necessidades específicas de muitos produtores. O importante é que, individual ou coletiva, o número de propriedades com balança tem crescido, embora total, ou na média brasileira, seja ainda pouco significativo.

Para uma balança mecânica já instalada e em funcionamento perfeito, existe possibilidade de agregar ela as vantagens da eletrônica. Com um kit de conversão eletrônica, a mecânica continuará a pesar normalmente, mas o kit captará esse peso e fará a leitura digital, em segundos. A balança mecânica não se transforma em eletrônica, mas passa a ter acesso aos recursos desta. Entretanto é bom ressaltar que a balança precisa estar pesando corretamente de forma mecânica. O consultor diz que, o importante é ter em mente que no momento atual e daqui para frente, somente conseguirá sobreviver e crescer se sua operação for tocada com gerência empresarial. E para isso, o controle de peso do rebanho é indispensável, conclui.

Outro fator que constitui elemento importante na composição de uma estrutura de curral o tronco deve estar disposto de modo a facilitar o manejo com os animais, explica Luiz Carlos Romancini, presidente da Romancini, fabricante de troncos e balanças. O técnico aponta que são dois os pontos que precisam ser observados na hora de planejar uma unidade de serviços. A quantidade de animais e o tamanho da fazenda, são pontos base para qualquer planejamento. Um tronco de boa qualidade atende em média 1000 animais/dia, porém, não é só isso. É preciso um curral funcional com recintos de espera (mangueiras) para que o rebanho não fique se atropelando durante a lida, observa.


Edicões de 2003
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES