Edições Anteriores
ONDE ESTÁ A NOSSA BANANA
rev 69 - setembro 2003

Os números impressionam: Roraima produz, no pico de oferta, 70 por cento de toda a banana prata comercializada nas feiras livres da cidade de Manaus. No período de baixa, a oferta cai para 40 por cento. De janeiro a maio deste ano, a capital do Amazonas já importou 3,7 mil toneladas de banana produzidas principalmente nos municípios de Caroebe e Rorainópolis, no sul do estado. Em 2002, a importação foi de 8,1 mil toneladas. Todo ano, segundo estimativa do Sebrae Amazonas, são consumidas, em média, 41,7 mil toneladas de banana em Manaus.

Esse dado expressivo, é uma das constatações do projeto O Agronegócio da Banana em Roraima - AGROBARR, que está sendo coordenado pela Embrapa em parceria com as secretarias estaduais de Agricultura e Planejamento.

O projeto, que começou a ser desenvolvido em fevereiro deste ano e vai até junho de 2004, com um orçamento de R$ 109 mil, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo mapear a cadeia produtiva da banana em Roraima, contribuindo, assim, para o fortalecimento do agronegócio no estado.

Os resultados desse estudo- diz a engenheira agrônoma Cássia Caliari, técnica da Embrapa Roraima e coordenadora do projeto - se transfomarão em ferramentas básicas para o planejamento, implantação e incentivo ás políticas agrícolas, e apoio á tomada de decisão pelos produtores; possibilitando um melhor desempenho e competividade da bananicultura.

De acordp com IBGE, a área plantada com banana em Roraima, no ano passado, foi de 3.510 hectares; alcançando uma produção de 23,7 mil toneladas. O grupo de variedades prata ainda é o mais cultivado no estado, segundo um levantamento feito junto aos técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

Caroebe, Rorainópolis e São João da Baliza, foram os municípios que mais se destacaram, com uma produção de 8,8 mil, 4,8 mil e 2,4 mil toneladas, respectivamente. Eles representaram quase que 70 por cento de toda a produção do estado.

O estado do Pará, com 720,076 toneladas, é o líder de produção de banana na região norte, seguindo por Amazonas, Rondônia, Acre e Tocantins. Roraima supera apenas o Amapá, o lanterna. São Paulo é o campeão nacional. Em 2002, segundo o IBGE, os paulistas produziram 1 milhão de toneladas. De acordo com o Instituto de Planejamento e Economia Agrícolas de Santa Catarina - CEPA, os estados de Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte, vêm se destacando nos aspectos de qualidade dos frutos.

Ganhando espaço

Na fruticultura mundial, a produção de banana ocupa hoje um lugar de destaque. Segundo a FAO, Órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a banana é a fruta que apresenta o maior índice de comercialização internacional. Em 1999, por exemplo, foram comercializados US$ 4,7 milhões o que representou á época 23 por cento de todo o comércio mundial de frutas.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de banana, perdendo apenas para Índia. A área plantada atualmente, de acordo com dados do IBGE de abril deste ano, e de 499. 836 hectares, alcançando uma produção de 6,4 milhões de toneladas. A produtividade média, por hectare, chega a 12,8 toneladas. País exporta, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, apenas 3 por cento do total de frutas comercializadas no mercado externo.

Estas e outras informações fazem parte de um banco de dados do AGROBARR, que serão disponibilizadas através de publicações, até a conclusão do projeto, em 2004.


Edicões de 2003
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES