Edições Anteriores
INOVAÇÃO E VISÃO DE FUTURO!
rev 69 - setembro 2003
A busca por Inovação talvez defina o que é o trabalho desenvolvido pela agropecuária Zurita, selecionando nos principais criatórios dos EUA e Canadá, somente o que existia de melhor em termos de genética sul africana para produção de embriões. De acordo com o proprietário, até 1996, essa genética era muito pouco conhecida e só após um congresso da raça realizado na África do Sul é que criadores de outros países puderam ver perto, a qualidade dos animais lá criados, modernos, produtivos e adaptados a condições ambientais de criação semelhantes as condições do Brasil Central.

A caracterização racial homogênea era um outro ponto que podia ser facilmente evidenciado. A pigmentação ocular mais consistente e uma pelagem, mais curta, pouco comum nas outras linhagens da raça, foram características que conquistaram definitivamente o gosto do criador.

O primeiro animal 560 sul africano foi adquirido durante um concorrido leilão do criatório canadense Bar-5. O touro Vuurslag trazia consigo um histórico de dar inveja a qualquer reprodutor de central. O animal ganhou diversos prêmios nos EUA e Canadá de venda de sêmen, conta o pecuarista.

A partir daí a AgroZurita não parou mais de trazer animais da linhagem sul africana para o Brasil, formando o que o criador chama de um verdadeiro time de ponta. Como exemplo, cita alguns do animais elite de seu plantel com as fêmeas: Ms Zinka, Landy Siska, Ms. Charrie, Miss. Fiona, MS Pedodi, e os touros Kalgery e o premiado MR Optimal, primeiro touro brasileiro da raça a ser vendida em sistema de consórcio. A AgroZurita detém um percentual equivalente a 5o% do animal, sendo que a outra metade foi loteada durante a primeira edição do leilão Inovação, realizando no início deste ano.

A maior concentração de animais TOP da linhagem sul afriacana da AgroZurita está atualmente na fazenda Belmont. Com aproximadamente 300 alqueires, a propriedade conta com 50% de sua área ocupada por pastagens de tifton e coast cross. Localizada na cidade de Araras, próximo da rodovia Anhanguera, a fazenda situa-se dentro de um importante pólo industrial da região sudeste. Fazenda centenária, guarda consigo toda a beleza herdada do período de ouro do ciclo do café. O plantel que é mantido atulamente é de aproximadamente 280 cabeças, divididos entre machos e fêmeas, sendo que parte desses animais, pertence a linhagens alemã do Simental. Segundo o criador o plantel em produção na fazenda é hoje, de 80 animais. Os planos, porém, são de segmentar os trabalhos, visando no futuro trabalhar apenas com linhagens sul africana.

Hoje o local onde são realizadas a maior parte das compras é nos EUA e Canadá. E isso não é por acaso: esses países são os maiores produtores de embriões da linhagem da África do Sul. O trabalho de seleçaõ está bastante adiantado podendo ser evidenciado facilmente. Se pegarmos as principais novilhas, nascidas nos EUA e buscarmos a origem genealógica desse animal iremos descobrir que ela é filha de um dos touros da Agrozurita, diz.

Antônio Carlos Pinheiro Machado Júnior, responsável técnico pelo projeto e encarregado de selecionar e trazer para o Brasil os melhores animais de genética sul africana, conta que atualmente a produção de sêmen é mantida pelos tres principais reprodutores do criatório. Cada um garante uma produção média de 5mil doses/ano. Parte desse material abastece um segundo projeto, que é mantido com 500 fêmeas da raça Nelore para produção de animais 1/2 sangue, oriundos do cruzamento com o simental sul Africano. O projeto, que é mantido na Fazenda Cajurú, em Sorocaba, SP, produz receptoras para os embriões produzidos na fazenda Belmont. O excedente desta produção é destinada á comercialização. Zurita ressalta a importância do Nelore em qualquer trabalho de cruzamento industrial.

O pecuarista diz que existem contratos de venda de sêmen assinados com diversos países, entre eles Colômbia, Costa Rica e México. Hoje a demanda externa por genética sul africana está superando em muito o volume produzido na Fazenda Belmont, Porém, não podemos perder a referencia do nosso objetivo principal, que é fornecer ao mercado somente genética de qualidade.

A diversidade do plantel que compõem o portfolio da Agrozurita, é um ponto de destaque e que segundo o criador, é de vital importância para o andamento do projeto. Assim, é possível buscar dentro de uma carteira de animais o cruzamento que melhor atenda as necessidades de cada criador." O espaço que estamos tentando ocupar no mercado é o de uma inovação genética permanente. Para isso alguns fatores são de importância fundamental. Primeiro uma equipe de profissionais capacitados que garantam o suporte necessário na propriedade.

Realizar um mapeamento estrutural para saber o que tem de opção no mercado. Saber quem nasceu. Quando nasceu. Esse acompanhamento, que é realizado pela Agropecuária Zurita através de um sistema de coleta e transmissão de dados exclusivo, permite trocar informações sobre os animais não importando onde ele estiver. Aliar tecnologia com planejamento adequado das ações aumenta bastante as chances de obter bons resultados".

O modelo de gestão empresarial adotado na condução do projeto análogo ao de uma linha de produção é outro aspecto interessante do trabalho realizado pelo empresário. A idéia de adotar metas faz com que cada profissional envolvido no projeto tenha o seu papel a desempenhar. Existe um planejamento de metas anuais que precisam ser buscadas. Este ano, a meta anual foi quebrada antes mesmo do termino do primeiro semestre, conclui. Dentro da estrutura do projeto da agropecuária Zurita, a produção de embriões é na opinião do pecuarista, o pivô do trabalho, entretanto, paralelo a esse trabalho são mantido outros dois projetos que caminham simultaneamente. O primeiro é o trabalho de produção de animais cruzados 1/2 sangue Nelore mantido na fazenda São Jerônimo no município de Santa Rita (SP). Lá são mantidas cerca de 250 matrizes, todas com prenhez confirmada e sexadas. De acordo com responsável técnico pelo projeto já foram vendidas mais de 40 prenhezes e as importações devem continuar: Desde de que seja genética de qualidade, ela sempre interessa. Só que para um animal fazer parte do nosso plantel ele precisa estar acima da média nacional, que também já é de altíssimo nível.


Edicões de 2003
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES