Edições Anteriores
SUPLEMENTAÇÃO - EMPRESAS OFERECEM BOM SUPORTE AO PECUARISTA
rev 67 - julho 2003

O setor pecuário nacional vem sofrendo atualmente profundas transformações no que se refere à busca de novos conceitos no processo de produção de carne. Essas mudanças são causadas principalmente pela entrada do Brasil no processo de produção em escala, característicos dos mercados globalizados. Dentro deste contexto está o pecuarista brasileiro, que precisou do dia para a noite, se adequar essa nova padronização do modelo de produção. O processo de mineralização do rebanho bovino é considerado pela maioria dos especialistas como um dos gargalos da pecuária que causa enorme preocupação e que ainda causa muita discussão dentro do meio pecuário.

Segundo Marcos Sampaio Baruselli conta que o programa de incentivo a tecnologia da Tortuga procura através do trabalho de assistência técnica realizar na propriedade e levar um número maior de informação ao homem do campo. “O trabalho é realizado com uma equipe de cerca de 80 representantes atuando direto na fazenda. Quando o profissional realiza uma pré analise das instalações no caso de identificar qualquer problema é solicitada a presença de um técnico no local. São observados diversos aspectos dentro da propriedade com o técnico orientando sobre pasto, cocho, classificação das categorias de animais.

Para Giampaolo Buso consultor técnico da Minerthal Saúde Animal o pecuarista brasileiro está acostumado a uma cultura de exploração extrativista das áreas de pastagem, sem a preocupação de repor ao solo os nutrientes extraídos com o pastejo dos animais. Por esse, motivo parte dos pastos pelo país sofre com a degradação causada pela má utilização das áreas de pastagens. “Existem duas formas de desenvolver ao meio os nutrientes extraídos no processo de extração de nutrientes via alimentação dos bovinos, um primeiro é através da correção do solo via adubação e outra forma é pela via oral através da suplementação mineral do rebanho”.

Buso explica que o Sistema Integrado de Mineralização Minerthal (SIMM), foi criado há dois anos com o objetivo de oferecer ao pecuarista um suporte técnico específico para o período das águas. De acordo com o técnico, nesta fase as pastagens de branquiárias comuns na maior parte do país oferecem um alto índice de proteínas, porém o que se observa é uma baixa concentração de carboidratos, importante fonte de energia. Para essa fase o técnico diz que existe uma suplementação específica com maior concentração de grãos como milho, soja, trigo. Durante o inverno o processo se inverte com os pastos de branquiárias sofrem perdas acentuadas de minerais, fonte de proteínas causada principalmente pela seca nas áreas de pastagens. Para essa fase a Minerthal criou o Sistema Minerthal de Mineralização Protéica (SIMP) programa criado para orientar o criador sobre a necessidade de suplementar o rebanho em todas as fases do ano.

Segundo Lauriston Carvalho Fernandes, diretor técnico da Premix Saúde Animal diz que é preciso uma participação mais efetiva por parte do governo federal no sentido de utilizar melhor os órgãos de pesquisa estatais promovendo em conjunto com o setor privado, ações de estimulo a produção. Fernandes conta que esteve recentemente em Brasília com o secretário executivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) José Amauri Dimarzio, discutindo sobre a possibilidade de se criar grupos de pessoas dispostas a promover o desenvolvimento do setor.


Edicões de 2003
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES