Edições Anteriores
BRASIL IMPORTA MENOS LEITE E AMPLIA EXPORTAÇÕES
rev 66 - junho 2003

O preço médio pago pelo litro de leite em maio deste ano foi corrigido em apenas 1,94% na comparação com igual período do ano passado; em valores atualizados pelo Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna da Fundação Getúlio Vargas (IGP-DI). Além disso, os insumos necessários para a pecuária de leite ficaram mais caros desde o ano passado, considerando os fatores de relação de troca. Em maio de 2002, para comprar uma tonelada de farelo de soja era preciso produzir 1.062 litros de leite. Em maio deste ano, para adquirir a mesma tonelada da farelo de soja é preciso produzir 1.341 litros de leite, registrando aumento de 26%.

A baixa margem de lucro da atividade leiteira está levando produtores a investir mais na agricultura, na busca por melhor rentabilidade para a atividade rural. A CNPL apurou, em reunião realizada no Rio Grande do Sul, que houve queda de 6% na produção gaúcha de leite nos dois primeiros meses deste ano, na comparação com o primeiro bimestre do ano passado, refletindo decisão de criadores que ampliaram a produção de soja em detrimento à pecuária de leite.

A CNPL avalia que há espaço para recuperação dos preços elevados dos lácteos no mercado internacional (entre US$ 1,65 mil e US$ 1,75 mil por tonelada de leite em pó integral) desfavorece as importações e impulsiona a demanda pela matéria-prima nacional, o que é provado pelos números da balança comercial. Em maio, o Brasil importou 8,457 mil toneladas de produtos lácteos, o que representa queda de 63,1% na comparação com igual período do ano passado, quando foram compradas 22,89 mil toneladas de lácteos no Exterior. Em sentido contrário, as exportações do setor somaram 2,294 mil toneladas em maio, representando crescimento de 28,5% na comparação com as 1,785 mil toneladas remetidas ao mercadointernacional no mesmo mês do ano passado e aumento de 109,4% em relação a abril deste ano, quando as exportaçoes somaram 1,095 mil toneladas. Ao serem acululados entre janeiro e maio, fica evidente a tendência de queda de importaç~çoes. Nos cinco primeiros meses do ano, o Brasil comprou 42,296 mil toneladas de lácteos do Exterior (contra 76,735 mil toneladas em igual período de 2002, representando queda de 44,9%).


Edicões de 2003
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES