Edições Anteriores
CANCHIM 3 - TIRAR O MELHOR DA CRIAÇÃO
rev 65 - maio 2003

O pecuarista é criador de Canchim desde 1996, quando adquiriu uma propriedade com um lote de reses da raça, em Itapetininga/SP. Na ocasião, aproveitou os touros existentes em cima de uma vacada anelorada e foi surpreendido pela qualidade da F1.

O entusiasmo o levou a uma propriedade maior, a atual Calabilú, com 1.000 hectares, e a investir pesado na formação de um plantei de fêmeas Canchim. "A seleção era o melhor caminho para agregar valor e rentabilizar melhor minha pecuária", lembra Scheuer.

Com a condução do administrador Sandro Roberto Azevedo, em apenas dois anos, o rebanho já abria sua participação em exposições da raça, época em que nascia seu primeiro reprodutor de destaque: Eclipse LS. Mais dois anos, no ano passado, o criador já alcançava o segundo posto de Melhor Criador e Melhor Expositor, na Nacional de Campo Grande/ MS. O caminho da qualidade está na base de fêmeas sacadas do plantei da Usina Diamante, em Jaú/SP; e da Fazenda São João, no mesmo município da Calabbilú. Além delas, reforços vieram de propriedades do Paraná, Goiás e importantes do Estado de São Paulo; basicamente, matrizes com carreira de pista e produção de bezerros.

Atualmente, a Calabilú conta um rebanho, entre animais puros e receptoras, de 1,3 mil animais, sendo 450 matrizes Canchim e 200 mestiças para o programa de Transferência de Embriões, trabalho onde Scheuer concentra 30 doadoras com média de estruturas viáveis, por coleta, de oito unidades. O programa está sob a responsabilidade do médico veterinário Alberto de Carvalho Neto. Porém, o trabalho de acasala-mento cabe a dois outros colegas, Marcelo Franceschi e Alba Ferraz Nunes. Sob a orientação de Scheuer, os especialistas buscam combinar as características zootécnicas das fêmeas em reprodução com a genética dos cinco melhores touros disponíveis no Canchim. Mais de 90% dos bezerros nascidos na Calabilú são produtos de inseminação artificial.

Entre as várias habilidades da raça, Scheuer procura priorizar a precocidade reprodutiva; uma cobertura muscular harmônica, mas que destaque o posterior; acabamento de carcaça; capacidade de sobreviver em regime exclusivo de pasto - somente com mineralização - e precocidade produtiva nas mesmas condições. Para o pecuarista, animais portadores de todas essas virtudes, obviamente são filhos de boas mães, evidenciando a habilidade materna do Canchim. Traduzida em números, a busca pelas características descritas acima, é assim: entre 16 e 33 meses (variação longa devido a estação ser programada para após o inverno), as novilhas são inseminadas pela primeira vez; os machos alcançam peso na desmama entre 220kg e 280kg, sendo que as fêmeas, entre 200kg e 260kg. Assim, o peso aos 12 meses de idade estão variando entre 350kg e 450kg, e 320kg e 400kg; respectivamente.

O intervalo entre partos entre 13 e 14 meses está bem próximo do objetivo de Scheuer, que é 12 meses. Porém, como a fêmea Canchim possui uma cobertura muscular mais pesada, o percentual de peso desmamado para o peso da mãe está longe dos 65% desejado. Em geral, os bezerros da Calabilú chegam aos sete meses com 50% do peso médio das vacas, que supera os 500kg. A taxa de ocupação da fazenda é de quatro cabeças por alqueire de pastagem, mas, após a conclusão da reforma total de invernadas, este número poderá chegar a sete.

Conforme já mencionado, o plantei da Calabilú está em regime de pasto com mineralização. Em época de seca muito rigorosa, os animais podem ser suplementados, de modo que a queda das condições corporais não prejudiquem o cronograma reprodutivo. Somente os animais de exposição possuem trato diferente. Em geral, eles são sacados das matrizes de campo, no pé, em primeira seleção, já aos três meses de idade. A partir daí, suas respectivas mães são trazidas até um piquete próprio, duas vezes ao dia, para amamentação. O restante do arraçoamento é composto por concentrado próprio para a faixa etária, rolão e silagem de milho. Para os dois últimos itens, a fazenda dispõe de uma lavoura de 45ha. Desde os primeiros meses de vida, as reses são cabresteadas. Passam o dia inteiro arrastando os cabrestos. Quando da apartação das mães, após as mamadas, os tratadores puxam um a um pelo artefato, de modo a acostumarem com o manejo desde cedo. O processo impede traumas e garante a criação de animais bastante dóceis, segundo Scheuer. As demais categorias de animais para exposição recebem a mesma dieta, com alterações no balanceamento dos ingredientes, de acordo com a faixa etária.

Há ainda outros 15 alqueires de cana-de-açúcar para reforçar o gado adulto, em geral, no inverno. A bezerrada fica de fora do reforço, já que Scheuer acredita que a austeridade no regime de criação dos bezerros resultará em rusticidade nos futuros reprodutores. Estes, por sua vez, possuem mercado certo em São Paulo, basicamente no Vale do Paraíba; em Tocantins e no Mato Grosso do Sul. O termômetro de satisfação com os produtos do afixo FS, que para acatar novas determinações da ABCAN, passará para AFS; está no fato de que os clientes da Calabilú sempre voltam para novas compras e, com freqüência, trazem novos amigos. Além do mercado certo para animais a campo, Scheuer vai garantindo saída também para as reses de elite. Em 2003, participará de todos os leilões mais importantes da raça, num total de oito; sendo que dois deles, entrará como um dos promotores. Na produção dos últimos dois anos, o pecuarista levará filhos de Fecundo e Fabular LS, além de Galope e Gato LS. Para este último, que é Grande Campeão em Londrina/PR e Itapetininga/SP neste ano, a Calabilú aguarda mais 100 nascimentos em 2003. Gato LS tem em seu currículo uma fácil vitória como Campeão Frigorífico na Nacional de 2002. Na época, o reprodutor possuía apenas 11 meses de idade. Gato está incluído no levantamento das DEPs da raça. Ainda para leilões deste ano, Scheuer promete para o remate da Uma, que acontece em julho, vender uma irmão própria de Elevar LS que, em sete exposições fez melhor conjunto de fêmeas e, em duas, neste ano, também de machos.


Edicões de 2003
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES