Edições Anteriores
BOIVERDE - FERTILIDADE ADVINDA DA NUTRIÇÃO
rev 64 - abril 2003

Em 2002, por exemplo, 300 matrizes Nelore da propriedade participaram de estação de monta de 90 dias (janeiro a março), obtendo a extraordinária performance de 92% de taxa de prenhez somente com inseminação artificial. Resultado excelente, uma vez que a média nacional fica entre 65% e 68%. "Esse desempenho só foi possível graças à mineralização adequada. Antes, não chegava a 80 %", informa o médico veterinário José Olavo Borges Mendes Júnior, filho do presidente da ABCZ e também responsável pelo Centro de Reprodução Animal do Hospital Universitário de Uberaba (MG). "O segredo desse excelente resultado é a utilização do suplemento Fosbovi Reprodução, da Tortuga, e uma equipe competente", diz.

José Olavo Jr. explica que cada fêmea da propriedade tem de produzir um bezerro por ano, sob pena de comprometer o projeto de seleção genética. Assim, a reprodução é fundamental para a Fazenda Primavera. "É preciso confiar nos insumos que utilizamos", constata Júnior.

A mineralização é o segredo da fazenda. Tanto para engorda dos animais para corte como para reprodução, a propriedade utiliza produtos Tortuga. Também no ano passado, quando 300 fêmeas Nelore alcançaram índice de prenhez superior a 90%, a Primavera fez uma estação separada para as novilhas com até 18 meses, conseguindo 50% de taxa de prenhez.

O Programa Boi Verde, da Tortuga, é baseado na suplementação nutricional dos animais com minerais orgânicos e foi criada para gerar maior produtividade à pecuária, com menor custo e, conseqüentemente, alto retorno ao produtor. Com isso, os bovinos crescem mais rápido e fornecem carne e carcaça de qualidade, que atendem os padrões desejado pêlos consumidores mais exigentes.

A excelência da alimentação está baseada na produção intensiva de volumoso e na suplementação mineral ajustada por fase de vida dos animais e pela época do ano. "Um bezerro tem diferentes necessidades de alimento de um bovino adulto. Por isso, os suplementos minerais do Programa Boi Verde têm características específicas, que contemplam tais diferenças ao mesmo tempo que contam com os chamados complexos orgânicos de liberação controlada, exclusividade mundial da Tortuga", explica Oswaldo Garcia, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da empresa.

Os minerais orgânicos que integram o Programa Boi Verde, da Tortuga, sem similar no mercado mundial, têm elevada disponibilidade, ajudam a incrementar a flora digestiva e melhoram o aproveitamento dos nutrientes. Além disso, proporcionam uma série de benefícios adicionais ao rebanho, como aumento da tolerância dos fatores de estresse, maior resistência a enfermidades e formação de anticorpos, úberes mais saudáveis e melhor formação e maior resistência dos cascos.

"O Programa Boi Verde ajuda o pecuarista a produzir o chamado 'boi de capim' de ciclo curto, com menor custo e mais lucro. A Tortuga contribui para o fortalecimento da pecuária moderna, oferecendo alternativas que auxiliam o produtor a melhorar o seu desempenho e obter mais retorno financeiro", ressalta Celso Freitas, gerente de marketing da Tortuga. "Essa responsabilidade está implícita em todas as nossas iniciativas, como palestras técnicas, dias de campo e eventos. A Fazenda Primavera, como nova unidade demonstrativa da Tortuga, também terá dias de campo para mostrar os resultados do seu projeto pecuário a outros pecuaristas", ressalta Freitas.


Edicões de 2003
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES