Edições Anteriores
SELEÇÃO - ACELERADOR DE GENÉTICA
rev 63 - março 2003

Resultado modernas técnicas de reprodução, os animais Nelore CEN tem também a chancela do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (ÜSP/ Ribeirão Preto, SP).

Carlos Eduardo Novaes coloca sua experiência de 38 anos na pecuária como ingrediente indispensável na busca de animais Nelore de alta produtividade. Novaes ingressou na atividade na década de 60, adquirindo animais, de afixo "Santa Aminta", de T.E. Duvivier, que descendiam de produtos importados da Índia pelo criador Pedro Nunes.

Já nessa época, Novaes levava animais para exposições e provas zootécnicas - na década de, 70/80, por exemplo, diversos animais CEN participaram com sucesso das mais importantes exposições agropecuárias do País.

"A análise dos grupos contemporâneos é a ferramenta fundamental para o contínuo processo de melhoramento genético da pecuária. Somente os melhores animais" permanecem no rebanho; os demais são eliminados. Tenho essa convicção desde o início de meu projeto há quase quatro décadas", ressalta Carlos Eduardo Novaes, que já utilizava indicadores de ganho reprodutivo, mesmo antes do aparecimento das atuais DEPs "(Diferenças Esperadas na Progénie), atributos que definem os valores genéticos e produtivos dos animais na pecuária moderna.

Um dos pioneiros em inseminação artificial e uso de indicadores de performance dos animais, Carlos Eduardo Novaes também investe em transferência de embriões há mais de uma década e utiliza a mais moderna técnica reprodutiva disponível, a fertilização in vitro. "Todas essas tecnologias possibilitam selecionar o Nelore ideal para as condições brasileiras, de criação extensiva. Os produtos da Fazenda Crioula têm grande profundidade, excelente habilidade materna e facilidade de engorda", explica Novaes.

A Fazenda Crioula possui 3.500 hectares. Desse total, 50% são destinados à cana-de-açúcar e a outra metade ao projeto pecuário. Atualmente, a propriedade conta com plantel de aproximadamente 2.500 cabeças de Nelore PO e POI e um pequeno núcleo de animais Brahman importados dos Estados Unidos. Novaes mantém um rígido programa de melhoramento genético desses animais, visando a produtividade elevada, sem descuidar da parte morfológica e de caracterização racial.


Edicões de 2003
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES