Edições Anteriores
LIMOUSIN - MERCADO AMADURECIDO
rev 63 - março 2003

Associação tem planos ambiciosos

   O Conselho Administrativo da Associação Brasileira dos Criadores de Limousin se reuniu dia 18 de março, na Casa do Limousin em Londrina, para tratar de diversos assuntos, entre eles, os últimos detalhes para a participação da Raça na 43° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. No total, a Raça Limousin terá cerca de 300 argolas na feira.
   Os representantes do Conselho Administrativo da ABCL definiram que a entidade fará, durante a Expo-Londrina, o lançamento de duas publicações: o Sumário de Touros 2003 e o Regulamento do Ranking da Raça para 2003/2004.
   Entre outros temas debatidos na pauta do encontro estavam: os preparativos da Raça para a participação na Agrishow; os últimos acertos para a realização da 10° Exposição Nacional do Limousin, durante a Feicorte 2003; a definição dos nomes dos Conselheiros para os cargos diretivos da ABCL; as correções referente a elaboração do vídeo pelo Centro de Produções Técnicas (CPT) sobre Cruzamento Industrial: Limousin X Nelore; e a definição das normas para regularização do plantel da Raça, com data fixada até Junho/2003.
   Os conselheiros administrativos da ABCL decidiram também que o departamento de comunicação da entidade irá promover a confecção de seis informativos, em períodos bimestrais, e que, em breve, o departamento de informática da ABCL vai disponibilizar aos criadores associados a oportunidade de ter no website da entidade um link com o endereço eletrônico de cada sócio.

O reflexo disso foi a manutenção da raça no posto de mais valorizada no país entre as bovinas de corte. De acordo com os números apurados pela revista, foram negociados no ano que passou cerca de 1.400 animais à média de R$ 4.200.

A bandeira do cruzamento industrial continuou sendo um dos estandartes mais utilizados pela raça, apoiando-se nos bons resultados obtidos em todas as principais regiões de criação do país, onde é cada vez mais comum encontrar animais F1 Limousin x Nelore, mantidos exclusivamente a pasto, sendo abatidos aos 2 anos com peso acima das 16 arrobas.

Estes resultados expressivos são fruto de diversos trabalhos de ponta que vem sendo desenvolvidos por grupos de criadores preocupados em acelerar cada vez mais o aprimoramento genético da raça e potencializar sua contribuição nos cruzamentos com o gado zebu ou azebuado. Essa é, inclusive, uma das mudanças mais significativas (e positivas) no mercado da raça nos últimos anos.

Após muito tempo se mantendo basicamente nas mãos de grandes investidores, a raça dependia muito de ações isoladas. Hoje, porém, estes grupos vêm utilizando a união de forças para desenvolver trabalhos com maior volume de informações e variedades de resultados, aumentando a sua confiabilidade.

Biotec bate recorde nacional

A BIOTEC - Biotecnologia em Reprodução Animal, de propriedade do médico veterinário António Celso L. Janzantti, o Totó, juntamente com José Bim Neto, e Maurício Lapenta de Oliveira, também médicos veterinários da empresa, realizaram uma coleta de embriões na vaca limousin Wulfs Glory, importada dos Estados Unidos, de propriedade da Estância 3M (Londrina - PR), do Sr. Serafim Meneguel, onde Glory produziu 60 estruturas totais das quais 58 eram embriões viáveis.

Nesta coleta realizada no dia 16/09, segundo o Dr. Euclides Júnior, superintendente técnico da ABCL (Associação brasileira dos criadores de Limousin), "seguramente foi recorde nacional para produção de embriões da raça Limousin. Estamos investigando se há algum outro relato no mundo, mas tenho a impressão que esse deva ser o recorde mundial de produção de embriões viáveis em uma só coleta para a raça Limousin".

Para se ter uma idéia do que isto significa, uma vaca saudável e normal pode produzir até 10 filhos em toda a sua vida, com a T.E. podemos ter isto por ano usando-se vacas comuns como receptoras (barrigas de aluguel). Wulfs Glory produziu 58 embriões em um só dia.

Na penúltima coleta, há 3 meses esta vaca já havia produzido 33 embriões. A Glory é um animal de exceção tanto pela sua fertilidade quanto pela sua morfologia, já que ela antes de vir para o Brasil foi campeã em várias exposições nos Estados Unidos, inclusive na Stock Show em Denver, Colorado, que é o equivalente a exposição nacional. Foi uma vaca que custou alguns milhares de dólares (o verdadeiro valor o proprietário não revela) mas seguramente ela já se pagou só nesta coleta, já que estava acasalada com o touro 3M Grimmer, grande campeão nacional de 2001.


Edicões de 2003
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES