Edições Anteriores
CACHAÇA - LUCRO LÍQUIDO E ENGARRAFADO
rev 61/62 - janeiro/fevereiro 2003

A Cachaça é a bebida destilada mais consumida no Brasil, a terceira no ranking mundial e já é reconhecida como um produto de grande potencial de exportação pelo governo brasileiro, com perspectivas de aumento significativo nos próximos anos, gerando ações e incentivos à exportação.

O PBDAC, criado em 1997, representa cerca de 85% da produção de Cachaça do país, e tem como grande objetivo tornar a bebida reconhecida em todo o mundo e competir no mercado internacional. Pesquisas e. Revistas internacionais apontam a Cachaça como a bebida desta década, assumindo o posto de outros destilados, que tiveram seu "boom" nas décadas passadas. "Agora, ao que tudo indica, é a vez da nossa Cachaça", afirma Maria Cavalcanti.

O Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça foi criado pela Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE, com três objetivos prioritários. O primeiro foi capacitar o setor de Cachaça para competir no mercado internacional com eficiência e qualidade , visando aumentar as exportações do produto, gerar divisas e empregos para o país. O segundo, valorizar a imagem da Cachaça como produto genuinamente brasileiro , com características históricas, culturais e econômicas significativas para o povo brasileiro. E, finalmente, oferecer aos produtores capacitação técnico-comercial para proporcionar sua inserção, tanto no mercado nacional quanto internacional.

Feira da Cachaça

A maior feira do setor teve seu lançamento oficial em São Paulo no dia 22 de janeiro na sede da ABRABE com as presenças de Helio Mauro, Gerente Especial Interino da APEX - Agência de Promoção de Exportações, Walter Caetano - Presidente da FENACA - Federação Nacional das Associações de Produtores de Cachaça de Alambique, Vicente La Puerta - Presidente da Newtrade, Fabrízio Fasano, Presidente Executivo da ABRABE - Associação Brasileira de Bebidas, Maria das Vitórias Cavalcanti, Presidente do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça - PBDAC e Maria José Miranda, Diretora da ABRABE.

Realizada pela FENACA com o apoio da APEX e da ABRABE, a BRASIL CACHAÇA 2003 acontece de 23 a 26 de abril de 2003, no EXPO Barra Funda, em São Paulo. Será a primeira e única feira internacional da Cachaça no país e representa o esforço de promover e desenvolver ainda mais o setor que vem ganhando prestígio no Brasil e no exterior nas feiras internacionais que tem participado e que vem gerando negócios e fortes expectativas para as exportações brasileiras.

Para o evento, está programada a vinda de 80 convidados especiais de várias partes do mundo, entre jornalistas e empresários e reunirá, numa área de 3000 m2, toda a cadeia produtiva do setor aguardenteiro, com suas novidades, evoluções tecnológicas, equipamentos, produtos e serviços, realizando rodadas de negócios com compradores nacionais e estrangeiros, objetivando promover, divulgar e comercializar a nossa genuína bebida destilada de qualidade.


Edicões de 2003
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES