Edições Anteriores
A INVASÃO DOS BÚFALOS
rev 60 - dezembro 2002

Os búfalos foram trazidos para a fazenda a partir de 1953 pela Secretaria de Agricultura - quando o Estado ainda era Território - com a finalidade de atender as necessidades de carne, leite e trabalho da população ribeirinha do rio Guaporé. Adaptados às condições locais e em estado selvagem, os búfalos das raças "Carabao" e "Jafarabadi" competem desigualmente com espécies da fauna e flora nativas. Na reserva, vive também o cervo-do-pantanal, animal ameaçado de extinção.

Desde o ano passado, a Embrapa e o Ibama desenvolvem o projeto denominado "Búfalos Selvagens da Rebio do Guaporé - RO", com o objetivo de efetuar o levantamento do rebanho e verificar a relação dos búfalos com o meio ambiente. A equipe do projeto também é composta por consultores especializados no manejo de búfalos e por moradores da região que conhecem o hábito de vida dos animais.

A contagem será feita a partir desse por amostragem aérea, em conjunto com pesquisadores da Embrapa Pantanal. Os especialistas também irão coletar amostras de solo e da flora, verificando a capacidade de oferta de alimento para o rebanho e os impactos causados no meio ambiente nestes mais de 20 anos de convivência. Amostras de tecido animal irão determinar ainda quais doenças atacam o rebanho e o potencial genético dos búfalos para a produção de leite e carne. A população de cervos-do-pantanal também será contada no mesmo projeto.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia e coordenador do projeto "Búfalos Selvagens da Rebio do Guaporé - RO", Ricardo Gomes de Araújo Pereira, a realização de um seminário este mês, reunindo pesquisadores e os próprios moradores da região irá apresentar fundamentos teóricos e relatar experiências sobre a permanência dos búfalos na reserva, oferecendo possibilidades para um futuro aproveitamento de animais jovens na demanda de carne, leite e trabalho da população local.

"É essencial a participação de empresários, autoridades políticas, ONGs e a própria população para definirmos nossas ações sobre o futuro dos animais", descreve.


Edicões de 2002
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES