Edições Anteriores
CAT VAI RENDER MAIS FRUTOS
rev 59 - novembro 2002

O Centro não está preocupado com a respectiva raça de cada animal, tanto que os parâmetros de comparação são aqueles definidos pelas próprias entidades de cada uma das raças participantes.

O idealizador do CAT é o próprio Batalha, que mantém parceria com a Lagoa da Serra, Tortuga e Allflex na definição de estratégias e critérios de avaliação. Este ano de 2002 marcou a terceira edição dos testes, totalizando mais de 2000 animais avaliados. Para se ter uma idéia de quanto o número é pouco expressivo, a demanda por reprodutores no Brasil é de 2,52 milhões de cabeças, com reposição anual de 500 mil touros, necessários para a cobertura de quase 60 milhões de vacas - o plantel de matrizes de corte trabalhando no País. Mas de acordo com o próprio Batalha, o sucesso da iniciativa do CAT é tão grande, que a procura por vagas deve saltar significativamente para o ano de 2003, quando, possivelmente, e já em estudos, outras unidades regionais do Centro, podem ser criadas. Negociações estão adiantadas para Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraná ou Rio Grande do Sul.

Para se ter uma idéia mais clara do que as avaliações do CAT podem representar na antecipação de resultados produtivos, a comprovação de eficiência de um touro que, normalmente, demoraria acima de cinco anos, após os testes do Centro, cai para 3,5 anos. Em contas grosseiras, dá quase uma geração de meia a mais de incremento. Na prática, é garantia de maior rotatividade e ganhos per capita no volume de carne produzida, ou seja, tudo que as exigências por competitividade precisam como resposta.

Os testes

Nos primeiros 28 dias, os animais pré-selecionados pelos criadores para participar do CAT passam por adaptação e, na seqüência, entram em regime de confinamento com dieta equivalente a pasto de regular a boa qualidade para ganho médio diário de 900 gramas. O objetivo não é apenas engordar os animais, mas dar-lhes boas condições para enfrentar a intensa bateria de avaliações que fazem parte do Teste de Performance do CAT.

Durante o longo período em que são avaliados, os animais passam por pesagens periódicas e análises de aprumos e desempenho produtivo e reprodutivo. Ao final do teste de performance, os animais contam com um detalhado relatório de desempenho, que inclui: Ganho de peso diário, Perímetro escrotal, CPM (conformação, precocidade e musculosidade), Umbigo, Área de olho de lombo, Espessura de gordura, Nível de marmoreio (raças européias).

Os 450 melhores touros jovens do CAT 2002, classificados como Elite e Superior, foram colocados à venda no Leilão CAT, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, na própria Chalet Agropecuária, em Uberlândia (MG). Todo esse rigor técnico só traz benefícios aos criadores que enviam animais ao CAT. Afinal, eles ganham um ano na avaliação dos seus touros, já que os machos saem do Centro de Avaliação e Comercialização de Touros com cerca de 15 meses de idade. Com isso, também aumentam o seu faturamento, porque os seus touros jovens Elite e Superior vão para o leilão e geram uma receita adicional. Isso sem contar que os melhores animais com Índice CAT são muito disputados por criadores e podem, assim, ser altamente valorizados. Além de poder despertar o interesse da Lagoa da Serra, maior central de inseminação do País, parceira do CAT, que seleciona pelo menos um touro jovem por raça no programa, utilizando-os no PAINT (Programa de Avaliação e Identificação de Novos Touros) - Nelore ou raças de cruzamento.

Os criadores que compram touros jovens provados pelo CAT só têm a ganhar. As vantagens são várias. Para começar, todos os animais ofertados no Leilão CAT têm garantia de qualidade genética, tendo sido classificados como positivos para várias características, como ganho de peso, produção de carne, reprodução, acabamento de carcaça, precocidade, musculosidade, entre outros.

Além disso, há uma clara vantagem econômica, porque quem investe em touros do CAT pode pagar valores extremamente acessíveis para animais que podem se tornar reprodutores de central de inseminação ou participar de testes de progênie.

Adquirir touros jovens no Leilão CAT também parece uma boa decisão, conectada com os objetivos da moderna pecuária, que exige a utilização de animais melhoradores para imprimir ganhos de produtividade aos rebanhos comerciais, objetivando a maior produção de bezerros e, conseqüentemente, oferta de carne de alta qualidade. Além disso, os machos do CAT são extremamente jovens e têm mais tempo para se ajustar às condições da nova fazenda. Isso significa maior vida útil do animal na propriedade.

Apesar de receberem alimentação ajustada para ganhar cerca de 900 gramas/dia, os animais participantes do CAT 2002 surpreenderam positivamente a equipe técnica do teste de performance: na pesagem intermediária do CAT, em agosto, o ganho médio diário de peso dos machos ficou em 1.200 gramas, considerado excelente. Essa média de ganho de peso diário é a prova mais evidente do sucesso do projeto, também reforçada pela criteriosa seleção nas fazendas, que realmente escolheram seus melhores produtos para o teste de performance. Isso resultou na melhor média de peso.


Edicões de 2002
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES