Edições Anteriores
ZINCO - GARANTIA DE BOM COMEÇO
rev 57 - setembro 2002

Associando esse fato ao manejo em pastos de baixo valor nutricional, os bezerros perdem peso e tornam-se mais susceptíveis a doenças resultantes de um estresse prolongado.

Desde 1998, a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), uma das 40 Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e

Desenvolvimento, Sheila da Silva Moraes, vem desenvolvendo estudos com o objetivo de reduzir o estresse de bezerros desmamados precocemente (90 dias), usando uma solução de Zinco (Zn). O trabalho vem apresentando bons resultados, tanto que outros pesquisadores já utilizam a fórmula em vários experimentos.

A aplicação via oral, logo após a desmama, de uma dose única de 300 mg de Zn em 10 ml de água melhorou a procura de alimento, a aparência geral e o ganho de peso do animal. A solução indicada, segundo a pesquisadora, é quase uma fórmula artesanal, que pode ser aplicada com uma seringa sem problema nenhum no ato da desmama. A solução foi preparada dissolvendo-se 132g de sulfato de zinco heptahidratado (ZnSO4.7H2O) em um litro de água.

O experimento foi realizado com dois grupos de bezerros. O que recebeu a dose de Zn apresentou um aumento de 5,4% no peso vivo durante os 220 dias pós-desmama em comparação ao grupo que não recebeu a solução. Normalmente, os bezerros são desmamados entre 7 e 9 meses de idade e no início da estação seca, período de baixo valor nutritivo das pastagens, predispondo o animal a uma deficiência de Zinco. Portanto, além do estresse emocional causado pela separação da mãe, se instala também um estresse nutricional.

O Zinco é um elemento essencial para o organismo animal, requisitado para síntese de proteína e DNA, importante na formação dos sistemas imunológico, nervoso e da massa muscular. Além disso, na fase de aleitamento, os bezerros estão em crescimento rápido e a demanda por nutrientes é alta. O Zn é parte integrante de grande número de enzimas, cujas funções metabólicas são essenciais para atender esse rápido crescimento. Nos primeiros 120 dias pós-desmama, a multiplicação celular também é elevada, existe maior formação de colágeno, cartilagem e ossos, tudo isso demanda maior quantidade de Zn do que em outras fases da vida do bezerro.

Trabalhos experimentais realizados também demonstraram que uma dose suplementar de Zn, sobre a forma de sulfato, acelera sensivelmente a cura de ferimentos em animais. O produtor percebe que o animal está em condições de estresse nutricional quando ele não procura por alimento, apresenta baixo desempenho, os pêlos ficam opacos e arrepiados e torna-se mais susceptível a doenças.

Segundo a pesquisadora, reverter ou minimizar o quadro de estresse da desmama é importante para garantir pleno desenvolvimento do bezerro e evitar prejuízos econômicos ao produtor rural.


Edicões de 2002
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES