Edições Anteriores
PIONEIRISMO RECOMPENSADO
rev 57 - setembro 2002

Ele é o primeiro do Brasil a receber esta dupla certificação. "Na verdade, quem quer agregar valor ao seu produto, não pode ficar esperando. A lei diz que temos três anos para nos adequar, mas em função do mercado, resolvi agir já", explica o criador, titular da Fazenda São José.

Primeiramente, ele certificou 45 animais que irão à venda este ano e, a seguir, irá atestar todo o seu rebanho de Nelore PO, de 450 cabeças.

Com a iniciativa, o criatório de Sergio é o primeiro a oferecer animais certificados a invernistas e criadores, possibilitando a produção de reses identificadas, inclusive de matrizes, que estarão disponibilizando carne para exportação.

Sergio vem de família tradicional na pecuária, mas só nos últimos 12 anos é que intensificou seus investimentos na seleção de Nelore variedade mocha. Seu plantel é bastante premiado e um dos expoentes da criação paulista. Segundo ele, cada animal certificado consumiu R$ 1,40 além dos encargos da visita do técnico. Para ele, o custo é irrisório, frente ao benefício que trará a médio e longo prazos.

O Certificado de Conformidade atesta se os animais estão de acordo com o Programa de Qualidade Nelore Natural - PQNN -, da Associação de Criadores de Nelore do Brasil. Segundo a médica veterinária Cristina Lombardi, diretora do Serviço Brasileiro de Certificações - SBC -, a importância da certificação do "boi verde" para o País está em ampliar sua participação no mercado europeu, que procura por animais que tenham uma alimentação natural. "Não basta falar que tem uma carne natural, temos que provar este manejo alimentar. A certificação é esta prova", arremata Cristina.

Já o técnico André Luis Locateli, do departamento de planejamento da ACNB, explica que, para conseguir a chancela de "Nelore Natural", a propriedade deve ter um sistema de produção em conformidade com o PQNN, ou seja, boi mantido a pasto, à base de capim e sal mineral, com restrições totais à utilização de hormonios de crescimento e engorda, rações com ingredientes de origem animal e uma série de agentes químicos bastante comuns na dieta convencional. "O técnico vai à propriedade e faz a comprovação se os animais estão seguindo as normas do programa. Se positivo, aqueles animais inscritos recebem a chancela "Nelore Natural" e podem ser comercializados com este diferencial", explica André.

André conta que, para facilitar, estimular e diminuir os custos dos pecuaristas, a ACNB fechou um acordo com a empresa SBC para realizar, em uma mesma visita, a vistoria para as duas certificações. "A SBC é autorizada pelo Sisbov para realizar a rastreabilidade e pela ACNB para o certificar se os animais são criados naturalmente, sem artificialismos. Acreditamos que, desta forma, a Associação contribui para reduzir os custos aos pecuaristas", diz.

1° PROVA DE PRECOCIDADE E FERTILIDADE

Além da avaliação dos tourinhos, Sérgio Passos também está preocupado com a performance das fêmeas Nelore. Afinal, as boas mães são as grandes "responsáveis pelo sucesso de um rebanho", por isto, dentro da Fazenda São José também está acontecendo a I Prova de Precocidade e Fertilidade.

Quinze fêmeas de idade entre 15 e 18 meses estão participando da prova, que tem duração de 112 dias e acontece a pasto, com touro. Todo o comportamento sexual delas está sendo monitorado, diariamente. "Anotamos tudo: o cio, a monta do touro, data e hora da cobertura", explica Sérgio. Ao final da prova, através de ultrassonografia, serão determinadas quais as fêmeas que emprenharam e suas respectivas idades.

O teste é importante porque irá identificar quais as novilhas e linhagens que são mais precoces e mais férteis. Serão premiadas os 1º, 2º e 3o lugares. "Precocidade sexual e fertilidade são características que são transmitidas as filhas, por isto, com o resultado deste teste, teremos mais dados técnicos para escolhermos as melhores matrizes da raça", garante o criador.

2° PROVA DE GANHO DE PESO DO PASSOS

Animado com o resultado alcançado com a primeira edição da prova de ganho em peso realizada na Fazenda São José no ano passado, Sérgio Passos reuniu 20 criadores de Nelore mocho e está promovendo a II PGP do Passos, em Duartina, SP. Este ano, 60 animais estão na prova, que teve início no dia 17 de maio e termina em 1 de novembro. Com idade entre 7 e 9 meses, os tourinhos ficarão em confinamento por um período de 168 dias, sob uma dieta com 12% de proteína bruta e 70% de energia. A prova é oficializada pela ABCZ e conta com o apoio da APCN e da ACNB. O técnico responsável é o Dr. Emir Queiroz, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu - ABCZ.

"A II PGP do Passos tem como objetivo obter mais dados técnicos sobre o plantel e oferecer ao mercado, animais com índices diferenciados do rebanho nacional", afirma Sergio. Esta seriedade na condução do trabalho chamou a atenção da Central Yakult que, no ano passado, escolheu dois tourinhos para continuarem os testes em seu programa Progenel para Nelore mocho, desenvolvido no instituto de zootecnia da USP. Os resultados foram tão satisfatórios que a Yakult virou parceira da Fazenda São José e encampou a PGP do Passos, na qual já está aplicando o Progenel.

Ao todo, são 20 mocheiros que estão participando da PGP do Passos, com 1 ou 2 animais: Cecílio Anéas Filho, Nelson Trevisan, João Aguiar Alvarez, Rubens Eduardo Ferreira, Wanderley Antônio Modolo, Luís Francisco S. Carvalho, Benedito da S. Ferreira, Carlos F. Benito Jorge, Agropastoril GB, Amauri Gouveia, Carlos Pecci, Comercial A. Conquista, Flávia Faidiga, Frederico G. Chateaubriandt, João Carrielo de Moraes, Luís Carlos Marino, Luciano Campacci, Silvio Tuma Salomão, Cia. Comercial OMB e Sérgio Lomani Passos, que participa com 17 animais.

No dia 9 de novembro já está marcado um dia de campo na Fazenda São José, quando acontecerá o julgamentos dos tourinhos pelos jurados da ABCZ e técnicos da Yakult. Os campeões irão continuar no programa Progenel e os outros garrotes avaliados serão vendidos no II Leilão PGP Nelore do Passos, no dia 15 de novembro, durante a ExpoBauru. O dia de campo, que é aberto a criadores, técnicos, estudantes, jornalistas e a todos os interessados na melhoria da pecuária nacional, ainda terá em sua programação, palestras técnicas sobre alimentação, manejo e melhoramento genético com os técnicos da Progenel.


Edicões de 2002
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES