Edições Anteriores
PROJETO - UM LEITE COM GOSTINHO “BEM FAMILIAR”!
rev 51 - março 2002

Programa de Viabilidade da Atividade Leiteira na Agricultura Familiar, lançado em fevereiro deste ano, em Jales, SP, é um trabalho conjunto da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, através da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral e da Embrapa de São Carlos, e conta com o apoio do BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.

O objetivo desse trabalho é mostrar ao agricultor familiar que a pecuária leiteira é economicamente viável. O Programa vai disponibilizar tecnologias de produção de leite que proporcionem a reversão do processo de degradação ambiental; melhoria da qualidade de vida do produtor rural através do aumento da renda e da redução de custos; implementação de práticas que melhorem a qualidade e a comercialização do leite.

No lançamento, que vai contar com a participação do Secretário de Agricultura e Abastecimento, do Coordenador da CATI, além de técnicos e pesquisadores do segmento, serão abordados temas como Produção Leiteira na Agricultura Familiar, Rastreabilidade do teor de aflatoxina no leite, Tecnologia disponíveis para a produção leiteira, Sanidade e qualidade do produto, comercialização e atendimento a programas sociais, Financiamento disponível para a atividade entre outros.

Segundo o engenheiro agrônomo José Carlos Rosseti, coordenador da CATI, a maioria das propriedades paulistas utilizam as pastagens extensivas como fonte principal de alimentos para o gado. Cerca de 80% dessas pastagens encontram-se com algum grau de degradação, interferindo diretamente na produtividade. Por esse motivo, é que se torna necessária a revisão das estratégias de atuação na pecuária leiteira, para que se obtenha uma mudança no padrão de desenvolvimento rural, que proporcione a transformação de sistemas agrícolas convencionais em sistemas sustentáveis de produção. Nesse contexto, a Microbacia Hidrográfica é a unidade ideal de intervenção e análise onde se pretende introduzir um novo conceito de desenvolvimento socioeconômico, melhorando o nível de renda dos produtores e as condições do ambiente, promovendo a organização social e tendo como produto final a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais que garantirá a sustentabilidade do processo.

O município de Jales foi escolhido para o Lançamento do Programa de Viabilidade da Atividade Leiteira na Agricultura Familiar, porque a região já vem desenvolvendo um trabalho nesses moldes, desde maio de 2000. O projeto de agricultura familiar voltado para a produção leiteira, implantando na região, conta com oito unidades demonstrativas e 32 unidades assistidas.

Segundo o diretor da CATI – Regional de Jales, o médico veterinário Braz Valdir Tomaz, um dos responsáveis pelo projeto, o mercado o lucro depende do preço praticado na comercialização, da produtividade e do custo da produção. O programa implantado na região, buscou aumentar a produtividade, baixar o custo de produção , melhorar a renda e proporcionar qualidade de vida em pequenas propriedades, além de reduzir o êxodo rural. Ele afirma que, na época, muito produtores estavam desistindo da atividade e hoje, com as tecnologias aplicadas, os produtores estão satisfeitos e motivados para o desenvolvimento da atividade leiteira.

Devido aos bons resultados obtidos na região de Jales, a CATI vai implantar essa tecnologia dentro do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas já em andamento em São Paulo. Essas unidades, serão irradiadores do projeto e centros de reciclagem de conhecimentos de técnicos e produtores.


Edicões de 2002
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES