Edições Anteriores
CANA - PAÍS VAI MOER 272 MILHÕES DE TONELADAS
rev 51 - março 2002

A próxima safra de cana-de-açúcar 2002-2003 da região Centro-Sul do Brasil deverá processar 272 milhões de toneladas de cana, o que representa um crescimento de 28 milhões de toneladas os 244 milhões esmagados na safra anterior.

Esta é a estimativa da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo Única, entidade que agrega a quase totalidade das unidades processadoras de açúcar e álcool do Estado de São Paulo e que realiza levantamento estatístico periódico abrangendo os Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A previsão está baseada no cruzamento de diversos fatores entre os quais estão: capacidade de moagem quinzenal, clima (chuvas e luminosidade), maturação do canavial, tecnologia e capacidade de produção de açúcar e álcool.

Como há mais cana e limitações de moagem/dia, é inevitável que a safra seja mas longa para possibilitar oi processamento dos adicionais previstos (deverá se iniciar no mês de abril e se estender até dezembro de 2002).

Esta produção adicional será suficiente para atender os diversos mercados. Com início de safra com estoques praticamente zerados de álcool é necessária a produção de 425 milhões de litros para repor um nível de estoque de 14 dias, equivalentes a 5,5 milhões de toneladas de cana. Além disso, estima-se a necessidade de produzir mais 1,2 bilhão de litros, equivalentes a 15 milhões de toneladas de cana, para atender o crescimento do mercado interno: mistura de anidro em 24%; mercado de gasolina em razão crescimento vegetativo da frota (+ de 1 milhão de veículos); e a expansão das exportações de álcool em 200 milhões de litros. Esta contabilidade leva a uma demanda de produção adicional de 1,6 bilhão de litros ou 20,5 milhões de toneladas de cana.

Açúcar

O mercado interno de açúcar cresce 2% ao ano e isso significa 140.000 toneladas a mais ou 1 milhão de toneladas de cana. Estima-se ainda um excedente de 6,5 milhões de toneladas de cana para o mercado externo, representando uma exportação adicional equivalentes a 850 mil toneladas de açúcar, ou 500 milhões de litros de álcool. Resumindo, o país terá 272 milhões de toneladas ou 28 milhões de toneladas de cana adicionais assim distribuídas:
a)20,5 milhões de toneladas para álcool;
b) 1 milhão de toneladas para açúcar de mercado interno;
c) 6,5 milhões de toneladas para o mercado externo (equivalentes a 850 mil t de açúcar ou 500 milhões de litros de álcool).


Edicões de 2002
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES