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 A performance 
                          do agronegócio brasileiro neste ano de 2009, 
                          período onde o mundo todo ainda tentava se recuperar 
                          da crise econômica deflagrada a partir de setembro 
                          de 2008 foi, de acordo com os diretores da Revista Rural, 
                          motivo de comemoração. O mercado 
                          não tomou conhecimento da crise, passou por cima 
                          das dificuldades de forma impressionante e inédita, 
                          e isso fez com que os efeitos realmente fossem semelhantes 
                          a uma marolinha, afirma o diretor de redação 
                          da Revista Rural, Flávio Albim. Esse fato, aliado 
                          a grande expressão conquistada pelo Top List 
                          em suas duas últimas edições, levaram 
                          a publicação a realizar este ano, pela 
                          primeira vez, uma festa para a entrega do prêmio 
                          às marcas e produtos que contam com a preferência 
                          dos leitores da revista. Desse modo, de acordo com o 
                          diretor, a festa realizada no final de novembro tem 
                          duplo significado: Assim como o Top of Mind sempre 
                          coincide com o aniversário da revista, a festa 
                          do Top List Rural vai marcar também a comemoração 
                          de um ano muito bom para todos os principais setores 
                          do agronegócio, do pasto à lavoura, sem 
                          distinção.Essa confiança, entretanto, foi conquistada e 
                          confirmada ao longo de todo o ano. No ano passado, 
                          quando começamos a elaboração da 
                          pesquisa, os efeitos iniciais da crise ainda eram muito 
                          recentes, o que gerou certa apreensão quanto 
                          aos resultados. Para nossa satisfação, 
                          nada aconteceu, o mercado mostrou maturidade e este 
                          ano, sedimentamos o Top List como mais uma referência 
                          importante do setor, garante Albim.
 A maciça adesão dos leitores é 
                          apontada pela diretora comercial da Revista Rural, Ana 
                          Carolina Albim, como outro fator positivo: Mais 
                          uma vez nosso leitor reagiu de forma interessada no 
                          trabalho desenvolvido. Dos 1.500 questionários 
                          enviados aos leitores selecionados para participarem 
                          da eleição deste ano, a revista recebeu 
                          de volta 1.180 preenchidos, uma adesão de quase 
                          79% que, embora seja um pouco inferior a registrada 
                          em 2008, ainda é extremamente expressiva.
 A amostragem procurou respeitar a distribuição 
                          da revista por todas as regiões do país, 
                          com maior peso para a região Sudeste, com 37%. 
                          Participação expressiva também 
                          teve a região Centro-Oeste, com 31%. O Sul respondeu 
                          com 19% e o Norte e Nordeste com 13%. Quarenta e oito 
                          por cento dos entrevistados tinham a pecuária 
                          como atividade principal e 52% com seu trabalho mais 
                          voltado para a agricultura. Vale lembrar, porém, 
                          que todo pecuarista é, de certa forma, também 
                          um agricultor, e vice versa, explica a diretora 
                          comercial. Este ano no mapeamento da amostragem teve-se 
                          o cuidado de atribuir uma parcela das respostas a pequenos 
                          proprietários de terra e participantes de programas 
                          voltados para a agricultura familiar. É 
                          uma fatia do agronegócio brasileiro que vem ganhando 
                          cada vez mais expressão e importância, 
                          seja na produção de alimentos ou na aquisição 
                          de produtos e insumos para sua atividade comercial, 
                          justifica Ana Albim.
 Essa preocupação com o mercado representado 
                          pela agricultura familiar vem movimentando os profissionais 
                          de marketing e de vendas das principais empresas que 
                          atuam no agronegócio. Várias delas, inclusive, 
                          vem criando não apenas condições 
                          especiais de venda para atender este mercado, mas, principalmente, 
                          vem criando linhas de produtos exclusivas para este 
                          consumidor. A maioria das grandes montadoras de máquinas 
                          agrícolas já incluiu em sua linha, por 
                          exemplo, tratores de menor porte, voltados para pequenas 
                          áreas e uso misto, atendendo produtores de leite, 
                          fruticultores, e várias outras atividades comuns 
                          a pequenas propriedades. Os programas de incentivo à 
                          produção e a tecnificação 
                          da atividade rural, criados pelo governo federal (como 
                          o Mais Alimentos, entre outros) tem papel importante 
                          nessa mudança do mercado.
 E não se pense que o pequeno produtor tem um 
                          nível de exigência proporcional ao tamanho 
                          do seu negócio. Fazendo conta de cada centavo 
                          aplicado na lavoura ou no pasto, o empresário 
                          da agricultura familiar tem hoje elevado nível 
                          profissional, controle de todos os custos produtivos 
                          na ponta do lápis e quer eficiência e resultados 
                          imediatos em cada melhoria que vai fazendo em seu pedaço 
                          de terra. A própria concorrência das empresas 
                          nesse novo nicho faz com que todas elas busquem excelência 
                          e qualidade em seus produtos, não apenas como 
                          forma de sucesso, mas como condição de 
                          sobrevivência.
 Poucas novidades  Apenas uma categoria 
                          estreou em 2009. Foi a de Defensivos para pastagem, 
                          conquistada pela Dow, a exemplo do que já vinha 
                          acontecendo na outra pesquisa da Revista Rural, o Top 
                          of Mind. Embora no Top List só sejam considerados 
                          os vencedores da cada categoria, um fato a se destacar 
                          é que a segunda colocação obtida 
                          na categoria defensivos para pastagem foi atribuída 
                          a um produto da própria Dow, o Tordon, que ficou 
                          a apenas 2% de distância do primeiro lugar. Outras 
                          empresas também registraram dobradinha em suas 
                          categorias, casos da Tortuga (com Fosbovi em segundo) 
                          e Gerdau (com o arame Elefante). Entretanto, as distâncias 
                          entre as colocações foram bem maiores.Uma única empresa saiu do Top List com três 
                          vitórias, em três categorias diferentes. 
                          A façanha, já realizada também 
                          no ano passado, ficou por conta da Pfizer, que venceu 
                          em Vermífugos (com Dectomax), em Vacinas Reprodutivas 
                          (com CattlaMaster) e em Vacinas, com o próprio 
                          nome Pfizer. Várias obtiveram duas conquistas: 
                          a Coimma (com Troncos e Balanças), a Merial (com 
                          Carrapaticida e Anti Mosca-dos-Chifres, ambos vencidos 
                          pelo produto Topline), a Monsanto (com Agroceres em 
                          sementes e Roundup em Herbicidas), Honda (com motobombas 
                          e roçadeiras), Delaval (com ordenhadeiras e tanques 
                          de resfriamento) e a Bayer, que venceu em uma categoria 
                          ligada a agricultura (inseticidas) e outra ligada a 
                          pecuária (anti-mastítico).
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                            | Resultado |   
                            | • Semente AGROCERES (41%) |   
                            | • Defensivos para pastagem 
                              DOW (18%) |   
                            
                            | • Semente p/ Pastagem MATSUDA (53%)
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                            | • Herbicida ROUNDUP (24%)
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                            | • Fungicidas ÓPERA (19%)
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                            | • Inseticida BAYER (39%)
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                            | • Tratamento de Semente CRUISER (13%)
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                            | • Sistema Pulverização JACTO (23%)
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                            | • Fertilizantes MANAH (51%)
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                            | • Irrigação VALLEY (24%)
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                            | • Colheitadeira NEW HOLLAND (21%)
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                            | • Colhedora de cana 
                              - CASE (18%) |   
                            | • Enfardadeira NOGUEIRA (9%)
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                            | • Trator MASSEY (36%)
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                            | • Colhedora Forragem JF (5%)
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                            | • Plantadeira JOHN DEERE (26%)
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                            | • Silo KEPLER WEBER (34%)
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                            | • Arame GERDAU (54%)
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                            | • Tela BELGO (14%)
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                            | • Motoserra - STHIL 
                              (18%) |   
                            | • Balança COIMMA (33%)
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                            | • Tronco COIMMA (34%)
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                            | • Ração PURINA (55%)
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                            | • Sal Mineral TORTUGA (53%)
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                            | • Inseminação LAGOA (43%)
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                            | • Brinco ANIMALLTAG (18%)
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                            | • Ordenhadeira DE LAVAL (21%)
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                            | • Tanque Resfriamento DE LAVAL (7%)
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                            | • Antibiótico AGROVET (16%)
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                            | • Estimulador de Cio CIOSIN (55%)
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                            | • Anti Môsca do Chifre TOPLINE (21%)
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                            | • Carrapaticida TOPLINE (19%)
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                            | • Vermífugo DECTOMAX (37%)
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                            | • Vacina PFIZER (24%)
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                            | • Vacinas reprodutivas 
                              - CATTLEMASTER (9%) |   
                            | • Vacinas para aftosa - COOPERS 
                                (13%)  |   
                            | • Anti-mastítico BAYER (28%)
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                            | • Crédito Rural BANCO BRASIL (58%)
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                            | • Banco privado BRADESCO 
                              (23%) |   
                            | • Picape HILUX (29%)
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                            | • Caminhão VOLKSWAGEN (27%)
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                            | • Pneus Agrícolas FIRESTONE (23%)
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                            | • Roçadeira HONDA (6%)
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                            | • Motobomba HONDA (9%)
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