Edições Anteriores
Edições de 2013

Janeiro - 2013
Rev 179

CAFÉ - "PRETINHO" DE ORIGEM: Programa governamental auxilia o produtor de café a ter sua lavoura melhorada. Além disso, cada vez mais eleva a qualidade do produto e coloca Minas no cenário do mercado nacional e internacional.
CANA GAUCHA - UM PRODUTO "TRI-LEGAL": Pesquisadores apostam na produção em larga escala de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul. Recentemente, eles lançaram mais variedades, resistentes ao frio e à seca, estresses que atingem grande parte do território gaúcho.
CARNES - HAMBÚRGUER DE MUITA RAÇA: Mas também tem a picanha ‘verde’, o bife certificado ou um outro corte especial que apresenta o sabro da cada raça bovina criadas no País. Confira alguns trabalhos de sucesso do marketing dos criadores brasileiros de gado e como eles pensam expandir os negócios de carne a partir de marcas próprias no mercado.
CITROS - MAIS VITAMINA "C" NA MESA: Novas pesquisas e variedades querem elevar e incentivar a produção de laranja e tangerina “in natura”, que hoje passam por avaliações antes de serem plantadas.
DEDO DE PROSA - RICARDO PANSA: Dados do Informa Economics mostra que o crescimento da indústria de micronutrientes vem sendo de 10% ao ano, na última década. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) somente esse setor gira em torno de R$ 2 bilhões ao ano, embora não existam números precisos sobre o segmento que só cresce no País.
FLORES - MERCADO BELO E LUCRATIVO: Há um século, famílias holandesas chegaram ao País em busca de oportunidade de trabalho, após a grande devastação causada pela 2ª Guerra Mundial. Algumas delas passaram a explorar pequenas propriedades no Sul do País já outras se espalharam por outras regiões. Não se sabe, ao certo, o número de holandeses que entraram no Brasil.
LEITE - A MULTIPLICAÇÃO LEITEIRA: A cadeia leiteira no País, um dos segmentos do agronegócio que mantém o espaço para os pequenos produtores, evoluiu de forma significativa nos últimos 30 anos, mesmo perante a grande instabilidade de preços do produto.



Fevereiro - 2013
Rev 180

BATATA - ESCOLHA A SEMENTE COM CRITÉRIO: A combinação dos objetivos de produção necessários e a hora da colheita determina qual a variedade de semente a ser usada.
BALANÇO CORTE - O ANO QUE O PECUARISTA QUER ESQUECER: “2012 foi um ano bem apertado. Apesar do preço da arroba não cair muito, em comparação aos anos anteriores [se referindo a 2010 e 2011 quando o preço chegou à margem dos R$ 100], o que nos apertou foi o alto custo de produção”
BALANÇO CRÉDITO - INVESTIMENTOS E SAFRA RECORDES: Cenários de boa colheita e bons preços internacionais impulsionaram os investimentos na agricultura. Destaque até para a agricultura familiar que cresceu na aquisição de crédito rural no País.
DEDO DE PROSA - MENDES RIBEIRO FILHO: O ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, minimiza a suspensão das importações de carne bovina brasileira e revela que é “só questão de tempo” até as negociações serem finalizadas e os produtos liberados.
BALANÇO GRÃOS - CAMPO VERDE E FARTO: O ano de 2012 foi um ano memorável nos campos brasileiros. Os estoques mundiais de alimentos em baixa, a forte quebra na safra dos Estados Unidos e na Argentina, em contrapartida, as condições climáticas favoráveis em determinadas regiões no Brasil, principalmente, na época da “safrinha” e os preços das commodities em alta favoreceram à agricultura brasileira a atingir mais um recorde.
BALANÇO LEITE - O MERCADO LÁCTEO AZEDOU!: O ano de 2012 não foi bom para a pecuária leiteira. Os produtores tiveram preços não muito adequados, assim como as indústrias. O custo de produção foi alto, e o Brasil não conseguiu ser um grande exportador de leite na última temporada. Segundo Jorge Rubez, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Leite Brasil), foi produzido a quantidade suficiente para o mercado interno.
BALANÇO MÁQUINAS - A ARRANCADA DA MECANIZAÇÃO: Incentivos do governo federal impulsionaram o mercado doméstico de máquinas agrícolas em 2012. As altas devem continuar em 2013.
BALANÇO - CULTURAS PERENES: Segundo especialistas, situação de mercado da cana-de-açúcar em 2012 foi satisfatória. Neste ano, indústrias e produtores buscam ainda mais o mercado internacional.
TECNOLOGIA - SOLUÇÃO NA PONTA DOS DEDOS: A cada dia o Facebook, LinkedIn, QR Code, Twitter, Blog e o YouTube servem como ferramentas de comunicação. Com o poder de abrangência, elas tornaram-se mecanismos de trabalho de grandes companhias que investiram nessas redes sociais para divulgarem seus produtos e suas marcas.



Março - 2013
Rev 181