Edições Anteriores
TOMATE - Alimentando o tomateiro
rev 174 - agosto 2012

Conhecer bem as particularidades da lavoura e da variedade plantada é o primeiro passo para dar a cultura todas as condições para um bom desenvolvimento.

A nutrição do tomateiro envolve mais que simplesmente o aporte de nutrientes no solo. Deve-se levar em consideração aspectos como as necessidades da cultura ao longo do seu ciclo, diferenças entre cultivares ou híbridos, fatores inerentes ao solo e ao clima. Com o crescimento acentuado dos custos de produção da cultura, faz- se necessária a observação de todos os fatores que podem contribuir para o sucesso da cultura, assim como as suas interações.

A cultura do tomateiro ocupa lugar de destaque na horticultura brasileira, com área plantada de aproximadamente 54.000 ha em todo o território nacional. Com a crescente pressão nos custos através da alta de insumos, e mão de obra, torna-se cada vez mais importante que se busque a profissionalização do setor, com racionalização da produção, aumentos de produtividade e de qualidade da produção.

Dentro dessa busca de aumento de eficiência no cultivo do tomateiro, grandes avanços têm sido observados no que diz respeito ao melhoramento genético, com o surgimento de plantas mais produtivas, maior durabilidade pós-colheita e resistência a doenças. Também se observa o surgimento de defensivos mais eficientes no combate a pragas e doenças, menos tóxicos e mais seletivos aos inimigos naturais. Além dessas inovações tecnológicas, o conhecimento de técnicas de adubação racional mostra-se um dos passos mais relevantes a serem considerados. Porém, nem sempre este aspecto é observado com a importância que merece, sendo relegado ao segundo plano, e mesmo técnicas elementares são negligenciadas.

Tal postura é extremamente danosa ao progresso da cultura do tomateiro, levando à baixas produtividades, má qualidade da produção e inconstância de resultados obtidos pelos produtores.

Exigências da cultura do tomate

O tomateiro é uma planta bastante exigente em nutrientes. A absorção desses nutrientes segue o crescimento da planta, ou seja, aumenta à medida em que a planta se desenvolve. Observa-se que até o início da frutificação a planta absorve apenas 10% do total de nutrientes acumulados ao longo do ciclo todo. Os teores de nutrientes nos diversos órgãos da planta apresentam grande variação, em função das atividades metabólicas e fisiológicas da planta.

À medida que os frutos começam a se desenvolver, há um incremento na absorção de nutrientes pelas plantas. As folhas são até este estádio o órgão da planta com maior concentração de nutrientes e massa seca. A partir de então alguns nutrientes, como nitrogênio, fósforo e potássio passam gradativamente a se acumular em maior quantidade nos frutos. Os frutos são o grande dreno de nutrientes e fotoassimilados, sendo tais nutrientes exportados juntamente com os frutos.

Com base em informações sobre extração de nutrientes pelas plantas é possível que se faça um plano de fertilização para a cultura. O primeiro passo para se planejar a adubação da cultura é a análise química do solo onde a cultura será implantada. Com base nela, serão definidos os passos seguintes. Para que se possa ter uma análise química confiável do solo, é necessário que se proceda a uma coleta de amostra que reflita a realidade da área. Para isso é importante que se tome alguns cuidados, bastante simples no momento da coleta.

A área a ser cultivada deve ser dividida conforme suas características, como declividade, tipo de solo e cobertura vegetal. Deve-se então percorrer a área retirando amostras em vários pontos, sempre coletando o solo numa camada de 0,2m de profundidade. Para a retirada das amostras pode-se usar um trado, ou pá, ou ainda um enxadão. As amostras simples devem então ser misturadas, e dessa mistura retira-se a amostra composta a ser enviada ao laboratório. Cerca de 400g de solo são suficientes para as análises químicas.

Com base nas informações obtidas pela análise do solo, procede-se então, quando necessário, a aplicação de calcáreo no solo. No caso do tomateiro a aplicação de calcáreo se faz necessária sempre que a saturação em bases for inferior a 60%.

Um erro bastante comum, é a aplicação de calcáreo no solo poucas semanas antes do plantio. O ideal é que a aplicação do calcáreo seja feita com 3 meses de antecedência.
A correção do solo através da adição de calcáreo traz uma série de benefícios, tais como a diminuição da toxidez por manganês e alumínio, fornecimento de cálcio e magnésio e aumento da disponibilidade de nutrientes no solo.

Outro ponto importante a ser considerado é a adição de matéria orgânica ao solo, que pode ser feita através de estercos ou compostos. É preciso ter em vista os benefícios da adição de matéria orgânica ao solo no que diz respeito às suas características físicas, diminuindo a sua densidade, aumentando a infiltração de água e a aeração do solo, e não somente o fornecimento de nutrientes. Os benefícios da adição de matéria orgânica ao solo, talvez sejam mais importantes do ponto de vista da melhoria de suas condições físicas do que do ponto de vista do fornecimento de nutrientes.

Uma vez corrigido o solo, as quantidades de adubos minerais podem ser calculadas, com base na extração de nutrientes pelas plantas, mais o que já se encontra disponível no solo. Maiores detalhes sobre a adubação de plantio e correção da acidez do solo podem ser obtidos em Raij et al.(1992). As adubações de cobertura devem então levar em consideração a extração de nutrientes pela cultura ao longo do seu ciclo.

Outra forma de se fornecer nutrientes às plantas é a adubação foliar. Esta técnica consiste em se fornecer nutrientes às plantas através de uma solução pulverizada sobre as folhas. Há que se olhar com bastante critério o emprego desta técnica. Apesar de ser uma técnica bastante utilizada, deve sempre ser empregada como complementação da adubação de solo. O fornecimento de micronutrientes por via foliar tem grande utilidade prática em certas condições, principalmente no caso de deficiências de micronutrientes. Também em situações específicas, como por exemplo a pulverização de fontes de cálcio diretamente sobre frutos de tomate, visando a correção do distúrbio conhecido como fundo preto, a adubação foliar tem se mostrado eficaz.

Um ponto bastante importante, e nem sempre valorizado pelos produtores é a qualidade das mudas. É um erro imaginar que mudas produzidas sem adequada fertilização não apresentem influência sobre a produção final. Estudos mostram que até 60% do resultado final de uma lavoura está relacionado à qualidade das mudas.

As informações apresentadas, referentes à extração e doses de nutrientes para a cultura do tomateiro são importantes ferramentas, que podem auxiliar a tomada de decisões na condução da cultura, porém é necessário que se leve em conta que a absorção destes nutrientes e seu aproveitamento pelas plantas estão condicionados a uma série de fatores que interagem entre si, influenciando os resultados obtidos.

Ao se pensar em uma estratégia de adubação para a cultura do tomateiro, são vários os pontos a serem considerados. É necessário que se passe a observar as variáveis com influência nos resultados da cultura, e não somente as quantidades de nutrientes fornecidas.

Normalmente dá-se grande ênfase ao controle fitossanitário, ficando o manejo nutricional relegado ao segundo plano. A melhor observação deste aspecto pode ser uma grande aliada para que se obtenha sucesso na exploração da cultura. Técnicas simples como a calagem do solo, muitas vezes são negligenciadas, porém têm importância grande para o estabelecimento e condução da cultura.

Ao se planejar a implantação da cultura, há que se levar em consideração os aspectos de tipo de solo, teores de matéria orgânica do solo, híbrido ou variedade a ser cultivado, a necessidade de fornecimento de nutrientes de forma balanceada e parcelada e o tipo de irrigação.

Além disso, ao se deparar com distúrbios nutricionais na condução da cultura do tomateiro, deve-se buscar soluções levando-se em consideração todos os fatores que têm influência na extração e aproveitamento dos nutrientes pelas plantas, e sempre que possível lançar mão de instrumentos que auxiliem na tomada de decisões, como análise foliar e análise de solo. Também é válido que se mantenha um diário da cultura, com anotações sobre dados climáticos e das práticas adotadas. Ao longo do tempo, as informações obtidas neste diário podem ser de grande valia na compreensão e solução de problemas.


Edicões de 2011
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES