Edições Anteriores
DEDO DE PROSA - A espera de novos mercados
rev 172 - junho 2012

“O Brasil ainda não exporta para a União Europeia. Entendíamos a importância de estar habilitado visando não somente o acesso à pequena quota que abrirá para o Brasil quando aprovado, como também esse lado de chancela”

Mercado europeu, a questão da sanidade, os entraves nas negociações da Argentina são os assuntos que mais se discutem atualmente na suinocultura brasileira. Ao mesmo tempo, o setor se prepara para novos mercados. “Estamos aprovados na China e muito perto de concluir a abertura dos mercados no Japão e na Coreia do Sul”, é o que diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro Camargo Neto.

Em entrevista à repórter Fátima Costa, o doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Camargo Neto, comenta sobre os novos desafios do setor.

Revista Rural No mês passado, o setor foi surpreendido por duas notícias. Primeiro, a Argentina permitiu a importação de carne suína brasileira. O fim do embargo argentino foi anunciado pelo Ministério da Agricultura. A segunda, é que a China liberou a entrada de carne da suína sem osso. Podemos dizer que são duas boas notícias?
Pedro de Camargo Neto – Não sabemos exatamente o que o governo do Brasil combinou com o da Argentina, mas o que existe até agora não pode ser chamado de “liberação de comércio”. Há uma insegurança jurídica e há falta de transparência na relação comercial. A gente não sabe o quê, quando e como será liberado [o comércio de carne suína para o país vizinho], embora o governo brasileiro tenha informado que os entendimentos entre as equipes técnicas estão em andamento.

Rural – Por que essa situação é ainda complicada?
Camargo Neto – A Argentina está em crise econômica muito séria. A carne suína é importante para nós, porém, para o futuro do Mercosul a questão é muito maior. Infelizmente, caminham na direção errada. Vale destacar que a suspensão da importação da carne suína brasileira pela Argentina começou em fevereiro deste ano. Por mês, as exportações brasileiras variavam entre quatro mil e 4,5 mil toneladas e agora estão em 500 mil toneladas. Em 2011, na lista dos 10 maiores destinos da carne suína brasileira, a Argentina ocupava a quarta posição em volume e receita com participação ao redor de 8%. No primeiro trimestre deste ano, aparece em nono lugar em receita, com percentual de 1,09%. No ranking por volume, sequer aparece.

Rural – No mercado interno quem poderá sofrer maior impacto com as negociações?
Camargo Neto – O Estado do Rio Grande do Sul é o que mais sente o impacto dos entraves com a Argentina.

RuralEm sua opinião, qual a interferência que o governo brasileiro poderia fazer?
Camargo Neto – O governo está fazendo o que pode. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro tem grande boa vontade. Mostrou-se um pouco crédulo demais em relação ao que disseram as autoridades do vizinho, porém, aprendeu. Acreditamos que fará o possível.

Rural – O Sr. mencionou sobre o mercado argentino e como é fica a questão do mercado chinês?
Camargo Neto – Em matéria de carne suína, apenas iniciamos as exportações para a China. Os números são ainda muito pequenos.  

Rural – Recentemente, outra questão importante de cenário internacional diz respeito à desaceleração da economia chinesa, importante comprador de produtos do agronegócio brasileiro. O desaquecimento desse mercado pode desfavorecer o nosso setor?
Camargo Neto – Não acreditamos que mesmo desacelerando a China reduzirá suas compras de alimentos. Existe um processo irreversível de urbanização e melhora de poder aquisitivo que acarreta na demanda de alimentos. Precisaríamos de uma confusão muito grande naquele país para que se reduzisse a sempre crescente ampliação da demanda.

RuralJá que estamos falando em mercado. Há seis anos, a Europa não representava uma receita significativa para o Brasil. Uma vez que eles também produzem carne suína e impunham uma série de tarifas e quotas para a importação. Na época, a exportação funcionaria como uma espécie de chancela, para facilitar o acesso a outros mercados e reduzir a grande dependência (naquela época) da Rússia...
Camargo Neto – O Brasil ainda não exporta para a União Europeia. Entendíamos a importância de estar habilitado visando não somente o acesso à pequena quota que abrirá para o Brasil quando aprovado, como também esse lado de chancela. Inúmeros países da Europa oriental seguem a União Europeia (UE). Seria importante avançarmos com a aprovação.

Rural – O que já mudou neste cenário?
Camargo Neto – De certa maneira, o cenário permanece. Avançamos pouco. Entretanto, com outras habilitações. Finalizamos o processo nos Estados Unidos, que também é chancela. Estamos aprovados na China e muito perto de concluir a abertura do mercado no Japão e na Coreia do Sul.

Rural Quanto representa a Europa na questão da exportação de carne suína brasileira?
Camargo Neto – A União Europeia nunca será muito significativa, como falamos acima.

RuralE quanto representa as vendas para a Rússia do total de carne suína brasileira?
Camargo Neto – A Rússia já foi o mercado dominante. Ficou em segundo lugar em 2011, porém, acredito que será o maior mercado este ano, mesmo que muito menor do que foi no passado.

Rural – Existem novos mercados em vista para o produto brasileiro?
Camargo Neto – Os maiores importadores são Japão, Rússia, Coreia do Sul, México, Hong Kong e China. As perspectivas em relação a Hong Kong e China são excelentes, e hoje já é nosso maior destino.

Rural – Falando de mercado interno. Hoje, quais os problemas que setor enfrenta?
Camargo Neto – O setor sente muito a crise do milho, que tem sido permanente. Vale lembrar que o grão é responsável por 80% do custo de produção da carne suína. Mas o Brasil também evoluiu muito na produção. Dez anos atrás, não se exportava milho – ele era importado –, mas hoje o Brasil exporta volumes consideráveis. Quando se é exportador, o preço interno equivale ao preço internacional menos alguns custos de logística. Quanto se é importador, ocorre o contrário. Por outro lado também, o problema é a precariedade da infraestrutura de transporte, que encarece nossos produtos. E também a interferência do governo no mercado, com os tais Planos de Escoamento da Produção, que às vezes valorizam a exportação do milho e não necessariamente sua função de alimento para a avicultura e suinocultura nacionais.

Rural Durante muito tempo, a principal barreira à carne suína no mercado externo era a febre aftosa. Isso ainda persistente?
Camargo Neto – Sim, ainda persiste. A febre aftosa nos bovinos é o que prejudica o suíno.

Rural No mercado interno, o brasileiro ainda demonstra certo preconceito em relação à carne suína ou isso já mudou?
Camargo Neto – O preconceito quanto ao equívoco de ser uma carne gordurosa continua. Porém, vem crescendo o consumo de cortes in natura e os processados têm seu espaço garantido.

Rural Para finalizarmos, durante o “Outlook Brasil 2002 - Projeções para o Agronegócio” – a entidade se mostrou otimista com o mercado de modo geral. O que podemos esperar ao longo de 2012 no mercado interno?
Camargo Neto – O futuro é promissor, embora a realidade conjuntural seja pesada. Se o país de fato conseguir “abrir” os mercados japonês e coreano, o que poderá acontecer ainda neste ano, esta fatia tende a alcançar pelo menos 20% de crescimento para o setor. Os dois países são o primeiro e o terceiro maiores mercados do mundo para a carne suína. Aguardamos, principalmente, a retomada do nível de encomendas da Argentina e da Rússia. E para finalizarmos os produtores ainda estão se queixando também da elevação de custos causada pela quebra da safra de milho, no Rio Grande do Sul.


Edicões de 2011
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES