Edições Anteriores
DEDO DE PROSA - Um bate papo com Pedro Antonio Arraes Pereira da Embrapa
rev 167 - janeiro 2012

Nenhum outro centro deva ter tamanha importância ao País, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Criada em 1973, a unidade teve de se ramificar pelo País em busca de respostas para o setor produtivo agropecuário. O atual diretor-presidente da estatal, Pedro Antonio Arraes Pereira, conversou com o repórter Fábio Moitinho e lembrou alguns fatos da história desse centro de referência da pesquisa agropecuária nacional e internacional, as transformações que ele proporcionou e o que deve vir futuramente.

Revista Rural - Como é comandar este centro referência da pesquisa agropecuária brasileira que há 39 anos vem desenvolvendo a atividade agrária no País?
Pedro Antonio Arraes Pereira
- É desafio imenso. Só quem senta nessa cadeira da presidência da Embrapa sabe o que é! Faço, agora em janeiro, 32 anos na empresa. Posso dizer que antes de estar efetivamente contrato, fui estagiário na unidade do Rio de Janeiro, em 1975. Então, entrei bem no começo da Embrapa, num centro que era bastante básico, naquela época. De fato, fazer parte disso é uma coisa fantástica. Primeiro, por sentir que se está numa empresa que possui um reconhecimento nas diversas esferas da sociedade brasileira - É uma empresa pública que atua diferentemente das demais que existem no País. Isso se reflete também nas conquistas que tivemos como a criação do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). Neste caso, isso foi fruto de um trabalho em conjunto com órgãos de pesquisas como o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e demais instituições e empresas estaduais de pesquisa e extensão rural. Então esse reconhecimento confere uma tamanha responsabilidade a qualquer dirigente. Ainda mais no momento de transição silenciosa que estamos passando atualmente aqui na Embrapa. Nesse caso, na área do corpo de pesquisadores. A ala dos mais antigos dá lugar aos mais novos. Estes que, apesar de terem conhecimento, ainda precisam incorporar o espírito e a cultura de ser da 'Embrapa', que trata do comprometimento com o Brasil, com a ciência e com a agricultura brasileira.

Rural - Quais foram as transformações que o centro pôde promover à atividade agrícola nacional?
Pereira
- A Embrapa teve uma série de visionários que criaram um modelo bastante interessante. Para que ela foi criada? Foi basicamente para suprir alimentos para a população brasileira. Naquela época, nós importávamos arroz, feijão, não tinha leite, não tinha carne, havia fila no Rio de Janeiro e nas grandes cidades para compra desses produtos. Tínhamos uma agricultura pautada em café e cana-de-açúcar. Monoculturas de exportação. Com a industrialização iniciada desde 1950, a população do campo começou a migrar para as cidades. E aí tínhamos de alimentar esse contingente, e como fazer isso? Pensar nisso seria então o papel da Embrapa. A empresa seria esse elemento capaz de estimular a produção de alimentos que pudesse garantir a sustentabilidade e a segurança alimentar da população. Incialmente ela seguiu um modelo concentrado, no qual eram abertos centros para atuarem em questões distintas, como o centro de arroz e feijão. Lá, foi posta a estrutura física e de pesquisadores, assim foi para as demais demandas como milho e sorgo, gado de corte e de leite. Ao todo, tivemos 17 centros. Hoje são 47. Isso refletiu em menos abrangência. Naquele primeiro momento, trabalhávamos muito mais dentro da porteira e focados na questão agronômica. Ainda hoje fazemos isso, mas agora a dimensão é outra. Então, essa talvez seja a grande diferença que a Embrapa tenha experimentado. A pesquisa também passara a focar-se fora da porteira, na agregação de valor. Posso dizer que hoje, na verdade, atendemos a sociedade como um todo através das demandas do consumidor também, pois não adianta você ter um feijão que produza cinco toneladas por hectare, e que demore duas horas pra cozinhar na panela. Então tem de haver toda essa preocupação de qualidade dos produtos.

Rural - Quais foram as principais transformações da própria Embrapa?
Pereira
- Desde o princípio, tínhamos um ponto fundamental, que era o foco em resultados. Mesmo antes de existir o conceito de inovação, a Embrapa fazia a inovação. Éramos uma empresa de ciência e tecnologia, tínhamos de ter destaque nas publicações científicas tanto nacionais como internacionais, mas também tínhamos de encontrar saídas para os gargalos da cadeia produtiva. Agora, em termos da nossa concepção de pesquisa, tivemos vários modelos. No começo, trabalhávamos dentro da porteira. Esse era o lema, a pesquisa começava no produtor e terminava no produtor. E aí nós passamos para outro, o Sistema Embrapa de Pesquisa, que incorporava então essa questão de agregação de valor e de cadeia produtiva. Atualmente estamos para entrar num novo sistema de trabalho em redes de pesquisa. Tivemos ao longo de nossa trajetórias os pilares fundamentais, como o da produtividade, qualidade, sustentabilidade. Isso trouxe ao campo da pesquisa uma maior complexibilidade do que havia anteriormente. Nesse sentido, criamos redes de competências internas dentro da Embrapa e também trazendo redes de competência externa para dentro da unidade, inclusive em redes internacionais.

Rural - Qual os investimentos que a empresa obteve ao longo desses anos?
Pereira
- A Embrapa teve primeiramente um investimento muito grande com até empréstimos do Banco Mundial, depois do Banco Interamericano. Este ainda continua e, apesar de não adicionar muito, o recurso nos dá muita flexibilidade. Foi a partir dele que foi possível realizar a capacitação dos jovens que entraram na unidade no início, inclusive eu fui um deles. A proposta é de mandar esses jovens às melhores universidades do mundo que tratavam de temas sobre agricultura nos Estados Unidos da América (EUA), Japão, Austrália e em outros países da Europa. Com isso, trouxemos uma gama de conhecimentos de agricultura temperada e conseguimos criar o conceito de agricultura tropical. Ainda hoje a gente continua nisso. Claro que não nos mesmos moldes de antigamente, pois a todos os pesquisadores que entram hoje na Embrapa já têm doutorado e pós-doutorado. Mas a gente continua mantendo nosso programa de treinamento, principalmente com pós-doutorados, nos escritórios de excelência. Então os investimentos foram cíclicos. Passamos por períodos de vacas gordas e vacas magras, em vários momentos. A partir do governo de Lula, o diretor-presidente da Embrapa na época, o doutor Sílvio Crestana, com muita presteza, conseguiu convencer o presidente da República em criar um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Embrapa, um, diferenciado dos demais, que gerou um investimos da ordem de R$ 917 milhões desde 2008. Praticamente reformulamos e revitalizados 80% de nossos centros, abrimos cerca de 2.200 vagas. Atualmente estamos em processo de criação de cinco novos centros que são a Embrapa Agroenergia, a Embrapa Agrossilvipastoril, em Mato Grosso, a Embrapa Pesca e Aquicultura, em Tocantins, a Embrapa Cocais, no Maranhão, e finalmente um centro de inteligência, a Embrapa Estudos e Capacitação, que lidará com estudos de inteligência e cenários futuros para onde vai nossa agricultura, a ciência na área agrícola e como que nós teremos de encaixar os projetos de pesquisa para atender essas demandas de futuro. Então houve um investimento muito bom até 2011.

Rural - Atualmente são, 47 unidades espalhadas por todo o território nacional. Como são coordenadas e definidas as linhas e pesquisa em cada uma delas?
Pereira
- Temos várias instâncias para a definição das linhas de pesquisa, como a instância estratégica, tática e a operacional. Dentro da instância estratégica é onde são definidas os grandes temas para a abertura de editais. Temos editais competitivos dentro da própria Embrapa. Aqui, tudo é voltado para a competência técnica. Obviamente há estudos que são induzidos, pois merecem nossa atenção e é importante que a gente tenha, mas nada é aprovado sem antes ser feito uma avaliação externa, e ter uma avaliação interna. As linhas são definidas por um comitê estratégico que temos que define essas linhas.

Rural - Quanto aos braços da Embrapa no exterior, os laboratórios (Labex) nos EUA, França, Reino Unido e Coreia do Sul e os projetos desenvolvidos na África e nas Américas, quais são o papel deles?
Pereira
- A Embrapa desde o princípio foi internacional, como mostra o exemplo das capacitações feitas, mas hoje, em função da demanda que a gente tem, em função da imagem que a gente tem, interna e externa, dividimos nossa atuação externa em três pilares. O primeiro chamamos de Cooperação Científica, que talvez seja o mais importante para nós, o segundo é de Cooperação Técnica e o terceiro, que está nascendo agora é o de Cooperação de Negócios, pois tem gente que quer as nossas cultivares, quer a semente. A Cooperação Científica é feita através de intercâmbio, treinamentos, e por aí vai. Criamos-na há mais ou menos 10 anos e isso depois foi copiado por outros países. Trata-se do Labex, ou Laboratório Virtual no Exterior. Isso significa que a Embrapa não tem propriedade no exterior, mas sim, está lotada dentro de uma instituição parceira. Isso começou nos EUA, onde ficamos dentro do Serviço de Pesquisa para a Agricultura (Agricultural Research Service). É um projeto do tipo ganha-ganha. Vão para lá pesquisadores nossos, sêniores, que são alocados em laboratórios de referência em áreas que definimos como prioritárias em comum acordo com os EUA. De lá, fazemos projetos colaborativos. Um exemplo disso foi no estudo da Influenza A H1N1, conhecida como a gripe suína. Na época, disponibilizamos uma pesquisadora, que junto com pesquisadores americanos traçaram todo o caminho da contaminação do vírus, da origem à forma de transmissão. O estudo ajudou, inclusive, na solução da vacina. Foi um trabalho que, no geral, se os americanos tivessem feito sozinhos, eles teriam mais dificuldade, assim como, nós sozinhos, encontraríamos essa mesma dificuldade. Esse foi um resultado dessa parceria ganha-ganha. Vamos inaugurar um braço do Labex, agora, na Alemanha. Já o pilar de Cooperação Técnica, temos alguns projetos estruturantes em países da África e nas Américas, estes serviram muito mais a esses locais no sentido de estruturar melhor a produção agrária nessas regiões.

Rural - É possível elencar as pesquisas saídas da Embrapa que mais impactaram a produção no campo?
Pereira
- Hoje, em nossa carteira de pesquisas, temos 1.180 projetos. Geramos desde o início muitas pesquisas e estudos que influenciaram de certa forma o jeito de se fazer a agricultura no País, como na transformação do Cerrado, a técnica do Plantio Direto, o desenvolvimento das variedades de soja para nossa realidade tropical. E aí eu colocaria que o maior ganho que tivemos foi a tropicalização de muitas variedades e espécies, como da maçã, junto a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), e da cenoura. Lembro-me da época em que eu era pequeno; não tinha maçã, só havia a fruta no Natal. Cenoura só tinha num determinado período do ano. Então esse processo de tropicalização de várias culturas foi fantástico. Hoje você tem uva lá no São Francisco e a pera está em testes por lá também, e, muito em breve deveremos ter pera e maçã naquela região. A questão das pastagens, das braquiárias, que saíram de pesquisas de melhoramento em conjunto com centros internacionais. Hoje o nosso rebanho é alimentado por essas braquiárias na parte tropical, com exceção ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essas foram variedades que vieram da África e foram melhoradas. Os sistemas de plantio com boas práticas também foi um avanço imenso. Juntamente com a inciativa privada, tivemos ainda o melhoramento genético de animais, como o nelore e de raças cruzadas. Atualmente temos uma maior diversidade da raça nelore do que o próprio centro de origem, na Índia.

Rural - A transformação do Cerrado, por exemplo, de uma vasta área infértil, tornou-se o grande líder em recordes de produção, ano após ano. Pode-se dizer que isso teve o dedo da Embrapa?
Pereira
- O Cerrado é interessante dizer que foi talvez o exemplo mais importante de uma política nacional conjunta lá por volta do início da década de 1980. Tivemos vários programas governamentais como o Pró-Cerrado, outro de distribuição de calcário, o Pró-Irrigação. Aliado a tudo isso, a Embrapa veio com o conhecimento também complementado por demais empresas estaduais de pesquisa. Tivemos a oportunidade de disponibilizarmos esse conhecimento, como todo o melhoramento da soja e de milho para as condições do Cerrado, a produção de variedades que toleravam mais as condições ácidas de solo da região. Os manejos todos como a rotação de culturas, o plantio direto, tudo isso foi feito por um trabalho em conjunto.

Rural - O que poderemos esperar para o futuro?
Pereira
- Nesse caminho, com a nanotecnologia, já estamos bem avançados, com estudos de algumas fibras e filmes de plástico comestível, isso está em via de ser lançado agora. Na questão de fertilizantes, também devemos ter novidades. Temos uma rede que se chama FertBrasil, que tem trabalhado com uma série de novos processos de fertilização, com fertilizantes orgânicos, que agora são trabalhados de maneira diferente do que se pensava no passado. Alguns estão sendo desenvolvido através de nanotecnologia. Também devemos entrar fortemente na questão da cana-de-açúcar, pois achamos que o poder público não pode deixar de estar fora disso. Outra questão importante é na gestão territorial, para mostrar a dinâmica da nossa agricultura, mostrar para onde ela está indo. E as variedades resistentes e trigo tropical.

Rural - Quais ainda são os desafios para a aplicação desses conhecimentos na prática?
Pereira
- Esse é de fato o grande gargalo da área. Estamos até nos reformatando nisso, mas precisaríamos de uma extensão rural mais ágil, forte e inovadora. Essa é uma grande briga que temos tido, pois a Embrapa não é uma empresa de extensão rural. Esta tem de ser capilar, tem de estar todo o lugar, em todo o espaço territorial, e nós não podemos estar, pois a há uma concentração na área da pesquisa. Então, isso é uma grande briga que nos temos. É importante que tenhamos uma extensão rural pública, privada, de maneira que se possa efetivamente levar os conhecimento para a quem de fato se destinam todos os nossos esforços.


Edicões de 2011
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES