Edições Anteriores
FRUTICULTURA - Rendendo muitos frutos
rev 166 - dezembro 2011

Projeto visa agregar valor às frutas para aumentar renda do produtor em Minas Gerais.

Para aumentar e melhorar a produção nos pomares, aperfeiçoar a gestão do negócio e fortalecer a comercialização de frutas no Estado de Minas Gerais, cerca de 2,5 mil produtores de 20 municípios vão participar, em 2012, do Circuito Mineiro de Fruticultura (Frutifica Minas). Criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e coordenado pela sua vinculada Emater-MG, o circuito consiste em palestras, dias de campo e oficinas para difundir a utilização de boas práticas de produção entre os fruticultores.

Thyara Rocha Ribeiro, assessora técnica da Subsecretaria de Agricultura Familiar, informa que no próximo ano o Frutifica Minas vai enfatizar a agregação de valor aos produtos dos pomares por meio de melhorias no período pós-colheita, utilização de embalagem e adesão ao processamento de frutas (produção de doces, sucos, licores e outros). "Os agricultores também serão estimulados para trabalhar em grupo e fortalecer o associativismo nas regões de fruticultura", explica a assessora.

Nas palestras e dias de campo, segundo Thyara, serão incluídas informações sobre os novos canais de comercialização à disposição dos produtores, com destaque para o PNAE (Programa de Alimentação Escolar), que possibilita a venda direta dos produtos para as escolas municipais e estaduais.

De acordo com Deny Sanábio, coordenador do Circuito de Fruticultura pela Emater, o programa está avançando conforme as expectativas. "Os trabalhos realizados em 2011 registram um considerável crescimento, pois o ano vai fechar com doze municípios atendidos e cerca de 1,9 mil produtores envolvidos. Em 2010, primeiro ano do Frutifica Minas, cinco municípios foram atendidos e houve a participação de 1,2 mil produtores", informa. Faltam duas etapas do circuito para completar a série deste ano, sendo uma delas programada para o dia 10, quinta-feira, em Caxambu, no Sul de Minas, com participação prevista de fruticultores de 60 municípios. A etapa de fechamento da programação anual está sendo em dezembro, com os fruticultores de Campina Verde, no Triângulo Mineiro.

Novo cenário

Nos encontros, os técnicos e pesquisadores a serviço do Frutifica Minas falam sobre a necessidade de profissionalização dos agricultores e dão ênfase à produção conforme as exigências do mercado. Segundo o coordenador estadual de Fruticultura da Emater-MG, Sérgio Pereira de Carvalho, "as palestras, as oficinas e os dias de campo mostram a importância de práticas de baixo custo para a produção sustentável nos pomares."

O coordenador explica que a demanda por frutas no Estado é grande e deve continuar aumentando. "A renda familiar cresceu e os hábitos alimentares estão mudando, conforme uma linha de valorização da saúde, e neste caso tem destaque a progressiva inclus‹o de frutas", enfatiza.

Carvalho acrescenta que os produtores mineiros podem contar inclusive com a perspectiva de vendas para o mercado externo depois de alcançarem um volume de produçao suficiente para a demanda interna. Ele informa que apenas 31,9% das frutas comercializadas atualmente na Ceasa Minas vêm de municípios mineiros. "No entanto, temos condições de solo e clima para produzir em grande escala, respeitadas as características específicas das regiões mineiras", avalia.

O Frutifica Minas conta também com a parceria da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e da Ceasaminas, além do apoio da Embrapa, Faemg e outras instituições ligadas à produção agropecuária no Estado.


Edicões de 2011
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES