Edições Anteriores
NEMATÓIDES - A tática da integração
rev 164 - outubro 2011

O controle de nematoides prejudiciais às lavouras como a de soja tem de se basear na união de prá ticas e tecnologias para conter a proliferação dessa praga nos solos agrícolas do País.

Há cinco espécies principais de nematoides que estão presentes em todos os principais polos agrícolas do País, tais como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Vilhena (RO), Goias, sudoeste da Bahia, região de Balsas (MA) e no sul do Piauí. Para se ter uma ideia, o problema com a espécie Pratylenchus brachyurus (nematoide das lesões radiculares) é geral nas regiões produtoras de soja mato-grossense. Segundo um levantamento realizado pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), ele está presente em 96% das áreas cultivadas com o grão.

Essas pragas que ficam no solo atacam a lavoura ocasionando prejuzos que podem aumentar potencialmente a cada safra, caso não se estabeleça diversas práticas de manejo para controlar esses vermes - e mesmo assim, o produtor ainda terá de conviver com esses maus hóspedes, já que é imposs’vel erradica-los totalmente da área. " Os nematoides e os demônios nunca nos darão trégua!", alerta (em tom bem humorado) Jaime Maia dos Santos, nematologista e pesquisador da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp), do campus de Jaboticabal (SP). "Nunca o produtor vai se livrar dos nematoides. Se ele abaixar a guarda, levará um soco. Em vez disso, temos de aprender a conviver com essa praga".

Essa convivência implica no estabelecimento de um manejo integrado na propriedade - a partir da união de açõess, práticas e tecnologias que vão gradualmente desacelerar o crescimento populacional desses agentes patológicos. Além de P. brachyurus, as espécies Meloidogyne javanica, Meloidogyne incognita (nematoides de galha), Heterodera glycines (nematoide de cisto) e Rotylenchulus reniformis (nematoide reniforme) são destacadas como principais para a sojicultura. "Em algumas áreas estão ocorrendo, também, o nematoide Tubixaba sp. O produtor deve focar o controle a partir das espécies que estão presentes na área dele e, ainda, tem de ficar vigilante para não deixar que outras sejam introduzidas na fazenda. O barro aderido aos pneus e engrenagens de máquinas e veículos transporta muito facilmente os nematoides de uma área para outra", ressalta Santos.

Táticas

Entre as diretrizes para se estabelecer um manejo adequado estão a adoção de práticas culturais (destruição de restos da cultura anterior, rotação com não hospedeira, pousio da área e introdução de culturas antagonistas), o uso de variedades resistentes e também os controles químico (tratamento de sementes) e biológico.

Para a nematóloga e pesquisadora da Aprosmat, Neucimara Rodrigues Ribeiro, o monitoramento da área é o passo primordial para que sejam aplicadas as ferramentas adequadas de controle - pois para cada espécie, exige-se um manejo diferenciado em áreas específicas, pois os nematoides não ocorrem em todo o terreno. "Não adianta fazer o uso de uma ferramenta isolada e achar que isso terá bons resultados. O correto é utilizar a maioria. Hoje, se consegue um bom resultado usando variedades resistentes para o controle de determinadas espécies. A rotação ou pelo menos a sucess‹o de culturas não hospedeiras ou antagonista é muito importante para quebrar o ciclo dos nematoides", diz Ribeiro.

"Se o produtor já sabe que na propriedade dele tem a espécie "x"ou "y", é sobre esta que ele deve dirigir sua atenção", acrescenta Santos. A partir daí, de acordo com o pesquisador da Unesp, o agricultor deve acompanhar a dinâmica da população dessa praga e, assim, deve adotar as intervenções para reduzi-la. "Ele não deve esperar ocorrer o preju’zo, ou seja, ele não deve esperar aparecer reboleiras no campo para, então, sair correndo atrás do prejuízo. Isso não é agricultura sustentável! Na agricultura sustentável, nós nos antecipamos à praga".

Estratégia de controle

A título de demonstração do que pode ser feito, Santos traça um plano de controle de nematoide, em regiões onde há a safra de inverno. Nesses lugares, por exemplo, planta-se a soja no final de setembro ao início de outubro. Colhe-se em fevereiro ou março. Posteriormente, semeia-se um milho resistente a P. brachyurus (se este for o estiver presente). Então, a colheita desse milho será de junho a julho, e, aí, volta-se com a soja em meados de setembro a outubro.

"No período de março a setembro, nesse exemplo hipotético, a praga ficou sem alimento", frisa Santos. "É compreensível que a densidade da sua população sera consideravelmente reduzida, a ponto de não comprometer a cultura subsequente, especialmente, se o produtor escolher uma cultivar de soja que seja menos suscetível a praga para o proximo plantio na área e se ele utilizar semente desse material tratada para o controle do nematoide".

Noutra situação, se o produtor plantou soja na safra de verão atual e observou a ocorrência de muitas galhas causadas por M. javanica, o principal nematoide de galha da soja, ele pode instalar o algodâo nessa área, no próximo plantio. Nesse caso, não teria problemas com esse nematoide, pois essa espécie não ataca o algodão e, ainda, já estaria reduzindo a população da praga no solo para o plantio que viria depois do algodão. E a população que restaria não seria capaz de comprometer a próxima cultura, mesmo se esta for suscetível ao nematoide.

"Se o agricultor tratar a semente desse material, então, aí, ele estaria se livrando do problema, mesmo, ainda nessa próxima safra!", enfatiza o pesquisador. "Para isso, énecessário fazer um criterioso controle de plantas daninhas dentro da cultura do algodão, pois estas poderiam hospedar o nematoide. O produtor tem de ficar vigilante e não baixar a guarda, daí para frente. Caso contrário, volta tudo ao que era antes".

Controle químico

A simples proteção da semente mostrara, quando introduzida no País, a alta capacidade que a técnica surtiria nos campos de soja brasileiros. Daí, pode-se dizer que a produção da oleaginosa ganhou um salto em rendimento. Com o tempo, a ferramenta ganhou novas caras e, agora, além de combater fungos pode proteger a soja de nematoides, como é o caso do tratamento de sementes da Syngenta, o Avicta Completo. "O controle químico é mais uma ferramenta, mas deve ser usada com cautela", avalia Ribeiro. "Hoje sabemos que o residual dele é de 30 dias, no máximo, e que no final do ciclo a população estará alta da mesma forma. Se o produtor não fizer nada na entressafra, poderá ter problemas na safra seguinte".

Para a pesquisadora da Aprosmat, o produtor deve ter muita responsabilidade ao usar (corretamente) essa tecnologia. Aí, independente se for um produto uma variedade resistente - ambas as tecnologias foram possíveis pelo empenho de anos e anos em pesquisa e desenvolvimento; se usadas incorretamente, é possível que esse incremento seja "queimado" em poucas safras. "Na minha opinião, os nematicidas são mais uma ferramenta que, se usada com responsabilidade, contribui, mas que o produtor deve avaliar o custo-benefício".

A mesma linha de raciocinio é compartilhada pelo pesquisador da Unesp que atesta benefício do produto, mas não há como ancorar o manejo apenas com o uso do nematicida. "O dano que os nematoides causam a planta no estágio de desenvolvimento inicial (plântula) é muito mais sério porque compromete a formação do sistema radicular", explica Santos. "Se o ataque ocorre depois, em alguma porção do sistema radicular, o dano poderia não ser tão acentuado. Se o tratamento da semente protege a plântula por uns 30 dias, a fase crítica passou. O sistema radicular foi formado e, dependendo da intensidade do ataque, a planta escapa ao dano. É isso que se busca com o tratamento da semente".

Por isso, em densidades de população mais altas no solo, o tratamento da semente requer que se adote uma prática de redução da população do nematoide, previamente, para que se tenha um resultado compensador. Como o tratamento da semente protege a planta, também, de outras pragas e doenças iniciais da cultura, o benefício se torna mais evidente.

Contudo, Santos pondera que o estabelecimento de uma agricultura sustentável não pode depender somente de químicos. Os nematicidas não tem ação seletiva, portanto, o uso intensivo dessa prática causaria desequilíbrios com o tempo, agravando a situação. "É, pois, necessário que outras práticas de manejo também sejam utilizadas para minimizar o estresse causado ao ambiente pelos químicos".

Controle biológico

Já há produtos biológicos no mercado que tem pronunciado efeito sobre o controle de nematoides, tanto em soja quanto em outras, de acordo com Santos. O interesse por essa alternativa de controle écada vez maior, mas os resultados que se tem mostrado a partir desse tipo de tecnologia - sozinho - também não resolve o problema.

Em caso de infestações muito altas, por exemplo, o controle biológico isolado não é suficiente. Se associado a praticas de manejo que reduzam a população da praga sua eficiência é consideravelmente melhorada. "Em parte, é fácil se entender o porque disso", analisa Santos. "Os nematoides de galha, assim como as espécies de Pratylenchus são endoparasitos. Quando a cultura está em fase de crescimento, a maior parte da população desses nematoides estará dentro das raízes e, portanto, estará protegida da ação dos agentes do controle biológico que não penetram nas raízes para capturá-los".

Nos casos em que os agentes são aplicados junto às sementes ou no sulco de plantio, usualmente, dá-se o caso de que a população do agente e (ou) o seu estágio de desenvolvimento não proporcionam o controle dos nematoides em densidades mais altas no solo. Entretanto, os resultados a campo, em vários casos, estão indicando que essa alternativa será melhorada com formulações, seleção de agentes e isolados mais eficazes para determinados nematoides, melhorias de métodos de aplicações e ate mesmo a adequação de práticas de preparo do solo que melhorem o desempenho desses agentes.

Parasito no solo

Nematoides são animais invertebrados do grupo dos vermes cilíndricos. Isto é, a secão transversal do corpo deles é cilíndrica. Isto para diferenciá-los dos vermes chatos que não são nematoides. Há espécies que parasitam humanos, mamíferos, aves e peixes; há outras que se alimentam de fungos, bactérias; há também aquelas que se alimentam de outros nematoides (canibais) e outras se alimentam de plantas. Uma espécie que se alimenta de planta não se alimenta de animais e vice-versa. Existe várias espécies importantes que são parasitos da soja em todo mundo - estas são capazes de causar danos relevantes e (ou) perdas significativas. Possuem um estilete bucal característico, que possibilita a injeção de substâncias tóxicas no interior de células vegetais e a posterior ingestão de meio liquido nutritivo produzido por elas. Parasitam principalmente os orgãos subterrâneos, em especial as raízes, nas quais podem levar ao aparecimento de más formações, a exemplo de engrossamentos típicos como as galhas (induzidas mais comumente por fêmeas de Meloidogyne) ou áreas de tecido desorganizado, já morto, de tonalidade pardo-escura ou negra evidenciando necrose extensiva, como no caso de P. brachyurus.


Edicões de 2011
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES