Edições Anteriores
BATATA - Se o solo é bem preparado o lucro é batata
rev 164 - outubro 2011

O bom desenvolvimento dos tubérbulos de batata requer, entre outras práticas culturais, preparo e adubação do solo adequados. Solos muitos argilosos e compactados não devem ser escolhidos para o plantio.

Antes do preparo da área, é recomendável a coleta de amostras de solo para análise, que servirá como orientadora na adubação necessária. O número, o local e a profundidade de retirada das amostras devem estar de acordo com as recomendações técnicas do laboratório responsável pela análise.

 

O preparo do solo consiste, geralmente, de duas arações, sendo a primeira mais profunda (40 cm), com antecedência de até dois meses do plantio, seguida de uma gradagem. Nesta ocasião, faz-se a calagem, nas quantidades indicadas pela análise do solo. A segunda aração é feita na época do plantio, seguida de uma ou mais gradagens, até que o solo fique em condições adequadas de ser sulcado. As operações com máquinas devem ser reduzidas ao mínimo para não provocar a compactação do solo. Caso ocorra compactação, deve ser feita uma subsolagem, para permitir um melhor desenvolvimento das raízes, evitando a ocorrência de plantas pouco vigorosas.

Os sulcos de plantio devem ter 10 a 15 cm de profundidade, com espaçamento de 70 a 90 cm, dependendo da finalidade da produção. Quando objetiva-se a produção para consumo, utiliza-se espaçamentos entre sulcos de 80-90 cm; para batata-semente, utiliza-se 70 a 75 cm entre sulcos, que proporciona maior quantidade de tubérculos com tamanhos mais apropriados para esta finalidade.

Considerando um ciclo da cultura de 90 a 110 dias, a intensidade máxima de absorção de nitrogênio, potássio, magnésio e enxofre ocorre normalmente entre 40 a 50 dias após a emergência; por outro lado, fósforo e cálcio são absorvidos continuamente até 80 dias após a emergência. No início da tuberização (4a a 8a semana em cultivares precoces, 5a a 10a semana em cultivares tardias), observa-se um crescimento vegetativo acelerado e um acúmulo de matéria seca em taxas elevadas nos tubérculos. Em média, observa-se nesta fase que em torno de 1.000 kg/ha/dia de tubérculos são produzidos e 3,0; 0,4 e 4,0 kg de N, P e K/ha/dia são absorvidos, respectivamente.

Diagnose foliar

A análise do tecido foliar da batateira É feita em laboratórios especializados e pode ser utilizada para diagnosticar o estado nutricional de uma determinada lavoura. A amostragem deve ser feita aos 36-40 dias após a emergência, coletando-se ao acaso na área plantada em torno de 50 folhas (4a folha a partir do ápice da planta) que devem ser imediatamente colocadas para secar a 70OC durante 48 horas. Em geral, teores totais considerados normais para os diferentes nutrientes estão na faixa de 3,0-5,0% para o nitrogênio; 0,2-04% para o fósforo; 4,0-8,0% para o potássio; 0,7-1,6% para o cálcio; 0,5-0,80/o para o magnésio; 0,3-0,4% para o enxofre; 30-40 ppm para o boro; 70-150 ppm para o ferro, 30-250 ppm para o manganês e 30-200 ppm para o zinco.

Calagem

â uma prática que deve ser feita a partir da análise química do solo. Além da quantidade do corretivo, devem ainda ser levados em conta a Época de aplicação, o tipo de calcário e a maneira de incorporação do mesmo ao solo, fatores que são essenciais para se obter o efeito desejado de uma calagem.

Em vista da grande variação de qualidade existente entre os corretivos disponíveis no mercado, na escolha do calcário deve-se considerar principalmente o seu PRNT (Poder Relativo de Neutralização Total), o preço do transporte e o tipo de equipamento disponível para aplicação. O calcário dolomítico deve ser aplicado dois meses antes do plantio e incorporado ê profundidade de 30 cm, utilizando-se metade da quantidade antes da arrasam e a outra metade antes da gradarem. Podem também ser utilizados os calcários calcinados, ou calcário filar, facilmente encontrados no comércio. Este tipo de calcário, que É proveniente do calcário magnesiano, calcitico ou dolomitico por combustão e hidratação, apresenta maior concentração de CaO e MgO e tem granulometria mais fina do que os calcários comuns. Este fato faz com que possuam um efeito neutralizante da acidez do solo bem mais rápido (cerca de 35 dias).

De modo geral, os bataticultores que cultivam grandes áreas não utilizam resíduos orgânicos na adubação da cultura pela dificuldade de aplicação e pela escassez do produto. Quando utilizada, entretanto, deve-se ter cautela para usar materiais bem curtidos e evitar que a batata-semente fique em contato direto com a matéria orgânica, evitando a queima e apodrecimento dos brotos. Em solos arenosos, a aplicação lateral ao sulco de plantio É a mais recomendada. Em solos argilosos, aplica-se no sulco de plantio, junto com a adubação química, incorporando bem a mistura. Ao utilizar esterco de galinha ou de curral, recomenda-se aplicar até 3 t/ha e 10 t/ha, respectivamente.

A utilização de fertilizante na cultura da batata É fator preponderante para se conseguir produtividades altas. Produtividades de 30 a 50 t/ha são conseguidas quando se faz um adequado manejo da cultura em seus vários aspectos. Para se calcular a quantidade de adubo a aplicar, É necessário que seja feita análise química do solo. A análise do solo, aliada ao conhecimento do tipo de solo da propriedade, as condições tecnológicas do produtor e as condições climáticas, É uma variável fundamental que deve ser considerada para uma adequada recomendação de adubação, inclusive podendo modificar recomendações pré-estabelecidas.

O adubo deve ser distribuído no sulco de plantio e misturado ao solo para evitar seu contato direto com a batata-semente, pois esse contato pode ocasionar a queima dos brotos e danificar o sistema radicular das plantas, diminuindo sua produtividade.

Para se conseguir que uma adubação seja utilizada com eficiência, É necessária uma diagnose correta de possíveis problemas de fertilidade do solo e de nutrição de plantas, antes da ação da adubação propriamente dita. Portanto, utilizar análise de solo, análise foliar, conhecer os sintomas de deficiência de nutrientes e o histórico da área são informações que, associadas àquelas sobre a qualidade dos fertilizantes e as características do solo, fazem com que se possa fazer uma recomendação racional e adequada da utilização de adubos nesta cultura.

A aplicação de nitrogênio no plantio É feita na razão de 160 kg/ha de N.

A adubação de cobertura com nitrogênio, quando utilizada, deve ser feita no inicio da formação dos tubérculos, aproximadamente aos 30-35 dias do plantio, aplicando-se sulfato de amônia, nitrocálcio ou uréia (300 kg/ ha), lateralmente às fileiras das plantas. Essa aplicação deve ser feita antes da amontoa.

Para solos com baixos teores de boro e zinco, sugere-se a aplicação de 20 kg/ha de bórax e 20 kg/ha de sulfato de zinco, misturados com os fertilizantes ou diretamente no sulco de plantio.

A adubação foliar na cultura da batata É recomendada apenas como suplementação para correção de um problema nutricional identificado via análise de plantas, de um ou mais nutrientes.


Edicões de 2011
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES