Edições Anteriores
TOMATE - Em busca de sustentabilidade
rev 163 - setembro 2011

Ações implantadas nas fazendas melhoram qualidade de vida dos funcionários e garantem a preservação do meio ambiente

O conceito de sustentabilidade está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e recentemente vem se tornando um assunto obrigatório no meio rural. Produzir sem prejudicar o meio ambiente e garantindo a segurança das pessoas que estão no campo são ações que passaram a fazer parte da rotina do agricultor, mas tem propriedades que já são adeptas destes conceitos há alguns anos.


O produtor e proprietário do grupo Santa Cecília, Marcos Roberto Finêncio e seus dois sócios adotam práticas sustentáveis em suas propriedades há mais de 2 anos. A família de Roberto, ou Beto, como é conhecido, está no ramo do agronegócio desde os anos 70.

"Nos anos 90, quando assumi a administração dos negócios da família passei a adotar algumas medidas diferentes, inicialmente para obedecer algumas leis, mas que me renderam bons resultados em nossas propriedades", afirma Roberto.

As propriedades do grupo passaram a contar com curvas de nível, visando evitar a erosão do solo e áreas de proteção ambiental. "Começamos a promover essas pequenas mudanças no campo para ajudar no melhor desenvolvimento das nossas plantações e também seguir as determinações da lei", explica Finêncio.

Um sistema de lavagem e destinação correta das embalagens de defensivos químicos também foi desenvolvido, para evitar contaminação do solo e dos funcionários das propriedades. Além disso, iniciou-se também um trabalho de reaproveitamento da água utilizada nas fazendas, diminuindo os gastos e desperdício.

O investimento das propriedades também foi direcionado aos funcionários. "Construímos em nossas propriedades casas de alvenaria onde os funcionários podem morar com suas famílias, com água e esgoto encanado, além de energia elétrica, visando dar dignidade às famílias", conta Roberto.

Máquinas agrícolas foram compradas, assim como um sistema de gotejamento, que diminui o consumo de água e também facilita o trabalho. "Buscamos investir em equipamentos que garantam a segurança dos nossos funcionários e também agilidade ao trabalho", ressalto Finêncio.

O grupo possui hoje mais de 20 propriedades em diversas regiões do país, totalizando aproximadamente mil funcionários. Por ano essas fazendas chegam a produzir cerca de seis milhões de toneladas de pés de tomate, sendo boa parte delas de tomate híbrido Dominador F1. "O produto é muito resistente e possui um tamanho bom, fatores que agradam o consumidor final", destaca Roberto.

Atualmente cerca de 30% das propriedades do grupo já contam com ações de sustentabilidade e técnicos especializados nesta área. "Periodicamente realizamos cursos e treinamentos aos nossos funcionários com o objetivo de aperfeiçoar o serviço e manter nossa equipe atualizada. Em três anos esperamos ter implantado este projeto em todas as nossas fazendas", finaliza.


Edicões de 2011
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES