Edições Anteriores
FEICORTE - Evento de negócios
rev 163 - setembro 2011

A 17ª edição da Feicorte contou com a participação de 250 expositores, quatro mil animais de 20 raças e uma ampla agenda de remates, julgamentos e eventos técnicos.

Uma feira que começou para ser um encontro de amigos e que hoje reúne visitantes de diversos países é motivo de satisfação não só para seus promotores, como também para seus incentivadores e participantes. Esse é o caso da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), que em 2011 apresentou sua 17ª edição entre os dias 13 e 17 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes São Paulo (SP).

Esta foi a primeira vez que a programação foi realizada de segunda a sexta-feira. Nos anos anteriores, ela ocorria de terça-feira a sábado. A programação e o interesse do público reforçaram, mais uma vez, a importância da feira, já reconhecida como um dos grandes palcos para prospecção e realização de bons negócios.

Na opinião de Décio Ribeiro, diretor do Agrocentro, é importante ressaltar que o evento preserva um foco peculiar, o de negócios. "Ela tem se posicionando como um dos maiores eventos da pecuária nacional. Estamos orgulhosos de manter com sucesso um evento que não tem festas, não tem shows, no qual as pessoas participam para fazer negócios. Fazer uma feira de gado em uma cidade como São Paulo, não é uma tarefa fácil. Acreditávamos que essa Feicorte seria a melhor de todas e, realmente, ela foi. O fato se justifica exatamente porque todos nela presentes estão cada vez mais focados e empenhados em fazer bons negócios. Ninguém está lá para fazer festa", declara.

Neste ano, a feira reuniu 25 mil visitantes, 250 expositores, quatro mil animais de 20 raças diferentes, das quais 14 participaram dos julgamentos, além de contar com oito remates. "A edição foi um sucesso e mostrou para onde segue a tendência do mercado da carne. Além disso, realizou leilões com preços mais ajustados, de acordo com a realidade praticada", avalia o diretor. Para o selecionador Carlos Viacava, destacado por Décio Ribeiro como um dos grandes incentivadores da Feicorte desde o surgimento da feira, a edição 2011 foi realmente muito boa. "Vários criadores ficaram boquiabertos ao ver uma exposição com tantos animais em um recinto coberto, com tapete vermelho, e até comentaram que o evento desbanca até Houston (tradicional feira americana)", comenta.

Espaço Carne

De acordo Carla Tuccilio, gerente do Agrocentro, a grande novidade da edição esteve por conta do Espaço Carne, promovido pela Feicorte e a NFT Alliance, aliança de marketing corporativo. A ação, que deu continuidade ao projeto "Pecuária Sustentável - Sim é Possível", teve como objetivo divulgar a carne bovina nacional, por meio da demonstração de trabalhos de empresas, pecuaristas e de outros elos do setor. Além de degustação de carne, com o Festival do Boi, o espaço trouxe a Academia da Carne, voltado à estudantes de agronomia, zootecnia e veterinária, o Workshop da NFT Alliance e o Caminho do Boi, no qual os participantes puderam conferir o trajeto feito por um animal do pasto ao prato, demonstrando boas práticas de sanidade, manejo, nutrição e bem-estar animal.

Outro destaque do Espaço da Carne foi a cerimônia de entrega do inédito prêmio Nelson Pineda, realizada na noite do dia 14 de junho. Na ocasião, foram conhecidos os 40 destaques em confinamento de 2010 e os dez principais em sustentabilidade. A premiação é uma iniciativa da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) e da Scot Consultoria e leva o nome de um pecuarista reconhecido por ter como prioridade a preservação do meio ambiente, o respeito às pessoas e a utilização de melhoramento genético na evolução da atividade como um todo e com sustentabilidade.

Mulheres do Agronegócio

A participação da figura da mulher também foi enaltecida na Feicorte 2011. Elas tiveram um evento promovido pelo Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA), no dia 15 de junho, para discutir os desafios de novas estratégias e práticas para a modernização da agropecuária. Além das integrantes do grupo, que integra produtoras, selecionadoras e profissionais dos mais diversos campos do setor, o evento contou com a participação de Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, secretária de Agricultura de Mato Grosso do Sul e de Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Núcleo, que surgiu há cerca de três meses e conta com mais de 300 participantes, é coordenado pela zootecnista Maria Cristina Bertelli, "uma das principais responsáveis pela trajetória de sucesso da Feicorte", como dito por Décio Ribeiro.

Outros destaques

Nas pistas de julgamentos, passaram pelos crivos dos jurados animais das raças bovinas Angus, Braford, Brangus, Brahman, Canchim, Caracu, Guzerá, Hereford, Limousin, Nelore (padrão e mocho), Simental, Simbrasil, Sindi e Wagyu, além de equinos Árabes. A 17ª edição da Feicorte trouxe ainda o tradicional Curso de Morfologia e Julgamento para Escolha de Reprodutores e Matrizes Zebuínas de Corte, ministrado por Carlos Henrique Machado e Roberto Vilhena Vieira, e o curso Gestão Visível: foco no resultado, aplicado por Junior Fernandes, Danilo Grandini, Prof. Dr. Iveraldo Dutra e Edson Pitta. A programação abrangeu ainda nove palestras e dez outros eventos, distribuídos ao longo dos cinco dias.


Edicões de 2011
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES