Edições Anteriores
ALGODÃO - As fiandeiras do campo
rev 162 - agosto 2011

São elas as máquinas capazes de extrair a fibra do algodão e organizá-la em montes e montes de tufos. Entenda um pouco mais sobre a tecnologia por trás desse processo e os tipos de colhedoras existentes no mercado.

Na edição da Agrishow deste ano, uma novidade no campo de máquinas e implementos agrícolas recebeu o grande mérito na Premiação Melhores da Terra, organizado pela Gerdau. A iniciativa tem como objetivo reconhecer os inventos dispostos ao produtor rural seja para qual prática for. Neste ano, a campeã foi a colhedora de algodão adensado. A láurea não foi por menos, pois o equipamento é justamente o primeiro no mundo específico para efetuar a colheita do algodão adensado. A inovação, genuinamente brasileira, saiu de uma fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.

"Por volta dos anos de 2005 e 2006", conta o diretor comercial da Montana Agriculture, Carlos Magno, "a lavoura algodoeira atravessou uma crise. O cultivo se tornou extremamente caro sendo que o retorno não compensava. Os pesquisadores traçaram um novo perfil de produção que pudesse conferir melhores resultados, e daí surgiu a cultura do algodão adensado, a qual possuiria um espaçamento entre linhas menor em relação ao convencional".

Com a entrada desse novo sistema de produção da fibra, os centros de pesquisas logo fariam contato com as empresas montadoras de máquinas para saber se interessariam a eles produzir então um maquinário capaz de realizar a colheita desse tipo de algodão. Os paranaenses foram os primeiros e já colhem os frutos dessa novidade. "Construímos alguns protótipos que foram experimentados nas safras de 2009 e 2010 e tiveram ótimo desempenho. Na safra 2010/2011 a indústria disponibilizou 30 máquinas e para a safra 2011/2012 a intenção é oferecer 100 unidades", destaca Magno.

A empresa que começou no ramo de pulverizadores foi incrementando o portfólio de produtos e lançou uma linha de colhedoras de algodão convencional. Agora, entra no recente nicho de mercado com o algodão adensado.

Olha o pente!

A cultura desse tipo lavoura no Brasil começou tímida, ocupando uma área de cinco mil hectares (ha), logo depois subira para 50 mil ha e, atualmente, gira em torno de 100 mil ha, segundo o diretor comercial da Montana Agriculture. Em função desse avanço, que pode chegar ao máximo de 350 mil ha de área cultivada no Brasil, que a empresa decidiu apresentar a ferramenta específica para esse tipo de cultivo.

O porte da planta é menor e possui hastes (caule) mais finas em relação às cultivares tradicionais da pluma. Nesse sentido, depois do processo de dessecação das folhas, restariam apenas os pés com as plumas. A plataforma de colheita entraria nessa área e, como um pente, atravessaria a plantação colhendo o material (processo é conhecido como stripper). Um sistema de ventilação sugaria isso até uma seção de limpeza na máquina que, posteriormente, passaria para uma seção de descarregamento, que então jogaria os tufos numa carreta receptora.

Na lavoura convencional, as máquinas são do modo spindle ou picker, e juntamente com o stripper, esses compõe os dois métodos atualmente existentes para a colheita do algodão. Em termos de limpeza, Magno diz que há um processo satisfatório, só que não se compararia ao grau de limpeza de uma máquina spindle. No entanto, ele ressalta que em termos de redução de perdas, a do tipo stripper pareceu mais eficiente. "A colheita através de uma máquina convencional pode registrar perdas de 3% a 4%, ao passo que a colhedora de algodão adensado gira em torno de 1,5% a 2%. Outro ponto favorável esta justamente na qualidade do algodão adensado que possui uma fibra mais porosa e mais longa", frisa.

Cultura menos onerosa

De um ciclo de seis meses a lavoura algodoeira passou para quatro. Com a redução da permanência no campo, também se reduziram os gastos com adubação e aplicações de defensivos. Outro ponto favorável ao adensado, segundo Magno, foi a substituição da safrinha de milho pelo cultivo da fibra. "Hoje em Mato Grosso, por exemplo, o produtor faz a soja precoce e, depois de colhê-la, já pode entrar com o algodão adensado, em função de melhoria dos preços no mercado internacional", avalia.

Entre os Estados potenciais para a empresa estão, além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia. Para a safra a ser colhida em 2012, a montadora planeja disponibilizar 100 máquinas.

A potente fiandeira

Na ponta de linha dos trabalhos de colheita estão as opções de máquinas da Case IH, montadora que introduziu a primeira linha dela no Brasil em 1997 - a Cotton Express, atualmente, nas versões 420 e 620, que chegam respectivamente a 264 cavalos-vapor (cv) de potência e 370 cv, com cinco e seis linhas, e tamanho de cesto de 3.856 quilos (kg) e 4.762 kg.

Em 2007, a empresa lançou o primeiro modelo Module Express a ser disponibilizado à safra 2008, que desempenharia também o papel de compactar a pluma colhida, o que facilitaria o trabalho. A máquina reduz de cinco para três os procedimentos da colheita, o que diminui drasticamente o custo da produção.

O processo da captação da pluma é uma tarefa aparentemente simples, de acordo com Felipe Martinez Dantas, especialista de Marketing de Produto da Case IH. "O coração da máquina é o tambor [conjunto que compõe a plataforma de colheita, e que envolve toda a planta]. Nele há sistemas que funcionarão concomitantemente. O primeiro, feito por um fuso [peça que assemelha a um parafuso] enrolaria a fibra; uma segunda peça desenrolaria; e uma terceira, um tipo de escovinha, lavaria esse sistema através de um jato pressurizado de água", explica.

Essas três funções ocorrem em menos de um segundo, e com a vantagem de poder efetuar a colheita em todos os lados da planta - um diferencial destacado por Dantas. A máquina só colhe a fibra e deixa a planta inteira.

Todo um processo industrial ocorre dentro da máquina, que vai guiando através de tubos o material colhido que sofrerá um processo de limpeza para então ser compactado, no caso do modelo Module Express 635. De acordo com o especialista da Case IH, especificamente esse tratamento era uma demanda de mercado e veio para dinamizar o beneficiamento da pluma.

Produtividade

O modelo 635 alcança uma potência de 400 cv, colhe em seis linhas simultaneamente e possui uma capacidade que vai de 1.814 kg a 5.443 kg. Em termos de eficiência, o equipamento está no topo da linha e já ajudou a colher 380 a 420 arrobas por ha em grandes propriedades da Bahia. "Claro que isso tem muito mais a ver e dependerá basicamente da produtividade da lavoura", esclarece Dantas.

Atualmente há oito unidades dispostas no mercado brasileiro, a expectativa é que a empresa fortaleça as vendas da máquina, que é importada dos Estados Unidos. Há estudos estratégicos para que essas máquinas possam ser montadas aqui no Brasil, no entanto, ainda não há nada definido.

Algodão em rolos

Para completar as opções de colhedoras de algodão no mercado brasileiro, estão os modelos da John Deere, 7660 e 7760 - esta última é o destaque da montadora por ser o mais recente lançamento, apresentado também na Agrishow deste ano. Trata-se de uma máquina com motorização superior a 7% da versão anterior (9996), com 507 cv, que oferece um satisfatório desempenho na categoria de colhedoras de seis linhas. O lançamento foi feito simultaneamente tanto nos Estados Unidos como no Brasil, o que garante aos produtores brasileiros o acesso a mesma tecnologia de cotonicultores americanos.

O equipamento chama a atenção pela facilidade nos processos e traz um novo conceito, a "colheita sem paradas". Essa característica está ligada com a forma que a máquina faz o enfardamento da pluma captada. "O enfardamento cilíndrico traz benefícios para a redução de custos operacionais", explica Rodrigo Bonato, gerente de contas estratégias da John Deere, "como a melhoria da produtividade no campo, a ampliação das distâncias de colheita, além de ter um funcionamento simplificado. Outro ponto é a redução de perdas de algodão tanto no campo como pelo caminho durante o transporte do material da lavoura à algodoeira, o que poderia servir de abrigo para o bicudo durante a entressafra".

O sistema de enfardamento utiliza um filme de polietileno para envolver e proteger os fardos prontos contra as condições adversas. Assim que o módulo é construído, a película é alimentada na câmera do módulo cilíndrico - este é girado pelas correias que, por sua vez, puxa o invólucro ao redor dele.

O grande destaque nesse novo conceito é o sistema de descarregamento dos fardos, sem utilização de prensas e transbordo. "A 7760 entrega o fardo do algodão com formato adequado e protegido, podendo ser armazenado no campo ou transportado diretamente para a unidade de beneficiamento de algodão sem necessidade de parada da máquina. Além disso, os fardos já saem identificados com um código de barras. Isso promoverá o processo de rastreabilidade do produto", declara Bonato.

Para se ter uma ideia do que isso significa, de acordo com o especialista da empresa, o tempo que uma colhedora convencional gasta para efetuar todo o processo de descarga e retornar à atividade pode chegar, no mínimo, a 20% do tempo disponível de uso da máquina, ao passo que no sistema sem paradas, esse tempo seria convertido em disponibilidade do equipamento atuando justamente na captação da pluma no campo.

A colhedora pode operar numa velocidade de sete quilômetros por hora, o que também serve de referencial para melhores ganhos em produtividade. Em termos de eficiência o equipamento chega a registrar um índice superior a 35% em relação ao sistema convencional.

Outro destaque do produto é a transmissão automática que inclui um sistema de mudanças alta-baixa, o qual permite ao operador efetuar mudanças com a máquina em movimento apenas com o toque de um botão.


Edicões de 2011
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES