Edições Anteriores
INGREDIENTES - Mistura fina
rev 157 - março 2011

Um olhar mais detalhado sobre o que vai na alimentação do gado revela os pricipais componentes existentes da ração e explica porque é importante mantê-la equilibrada sem que nada falte ou sobre no fim das contas.

"No caso da produção de pastagem e de bovinos em crescimento sob pastejo, a metade da resposta máxima na performance é obtida com 5% de adubação nitrogenada e 5,6% de ração concentrada, respectivamente, em relação àquela necessária para atingir 95% da resposta máxima" diz Lana.

Do total de nitrogênio presente nas forragens, 10% a 30% está na forma de nitrogênio não proteico. Nos ruminantes, o nitrogênio dietético na forma de proteína verdadeira e nitrogênio não proteico sofrem ação da população microbiana ruminal.

Concentrados energéticos e proteicos proporcionam maior suprimento de nutrientes digestíveis e, consequentemente, maior ganho de peso e produção de leite, contudo - sob o aspecto econômico - a classe produtora tende à produção a pasto em função de custos menores.

A alimentação bovina pode ser divida em quatro grupos básicos - (1) Energia, no qual se inserem os nutrientes digestíveis totais (NDT), aí há a soma de proteína bruta digestível, carboidratos fibrosos digestíveis, carboidratos não fibrosos digestíveis e extrato etéreo digestível; (2) Proteína, especificamente a proteína degradável no rúmen e a não degradável no rúmen; (3) Minerais, entre eles, os macrominerais, como cálcio (Ca), fósforo (P), magnésio (Mg), sódio (Na), potássio (K) e enxofre (S), e os microminerais, como cobre (Cu), zinco (Zn), ferro (Fe), manganês (Mn), iodo (I), cobalto (Co) e selênio (Se); e (4) Vitaminas, em destaque as lipossolúveis (que se dissolvem na gordura) como a A, D, E e K; e as hidrossolúveis (que se dissolvem na água) como a tiamina, riboflavina, niacina, B6 (piridoxina, piridoxal e piridoxamina), ácido pantotênico, colina, folacina, biotina, B12 e vitamina C.

Todos esses elementos que formam - grosso modo - essa sopa de letrinhas são os itens essenciais que devem constar na alimentação do rebanho. Para Rogério de Paula Lana, especialista em nutrição animal e pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV), todos esses nutrientes são importantes, desde os macronutrientes, como energia e proteína até os micronutrientes, como os microminerais e vitaminas. Se bem elaborada, a ração terá o efeito esperado - em termos de ganho de peso por animal por dia, além de provar-se economicamente viável ao produtor.

Água

O item, a princípio, merece um melhor destaque pelo simples fato de ser extremamente vital para grande parte dos animais, de modo geral. "A água é o nutriente mais importante no corpo animal, uma vez que este pode perder praticamente todo lipídio e 50% da proteína, mas se perder 10% da água, pode ser fatal", destaca Lana. "O conteúdo de água varia de 95% na fecundação a 50% no animal adulto (70% em animal magro). Já nos alimentos, as forragens verdes apresentam em torno de 80% de água, os grãos de 10% a 12%, os fenos de 10% a 15% e as silagens por volta de 70%", calcula.

É através desse elemento que são realizadas operações no organismo do animal, como o transporte de nutrientes para todas as parte do corpo, as excreções (ureia), as secreções, a manutenção da temperatura corporal, e também o auxílio no amaciamento do alimento durante o processo de mastigação e a assimilação dos nutrientes pelo organismo.

Carboidratos

No rúmen bovino os carboidratos, que podem ser representados por celulose, hemicelulose, pectina, amido, mono e dissacarídeos, fermentam para geração dos ácidos graxos voláteis (AGV) - a fonte de energia utilizada pelo animal. "A produção de AGV depende da dieta, em que fontes de proteínas favorecem a produção de butirato e aumenta a relação proporcional de acetato por propionato (acetato:propionato). O amido reduz e a celulose aumenta a relação acetato:propionato. Embora ocorram estas alterações nos padrões de fermentação ruminal, sempre ocorre predominância do acetato em relação ao propionato e este em relação ao butirato", destaca Lana.

A produção de AGV também está relacionada ao consumo de alimento. O baixo consumo causa baixa taxa de passagem, o que favorece a produção de acetato. Já a presença de lipídios e ionóforos (monensina e lasalocida) favorecem a produção de propionato - este também é favorecido por baixa acidez ruminal (pH). "O controle da acidez ruminal em altos níveis de concentrado na dieta pode ser feito pelo uso de agentes tamponantes, como o bicarbonato, e também pelo uso de fibra efetiva (fibra longa), que estimula a mastigação e a salivação", destaca.

Proteínas

As proteínas são formadas por compostos formados por sucessivas aglomerações de moléculas - polímeros - de aminoácidos, constituídos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. Do total de nitrogênio presente nas forragens, 10% a 30% está na forma de nitrogênio não proteico. Nos ruminantes, o nitrogênio dietético na forma de proteína verdadeira e nitrogênio não proteico sofrem ação da população microbiana ruminal. A proteína dietética apresenta degradação variável de 30% a 100% em função da fonte e processamento do alimento, com média em torno de 60%. Parte da proteína dietética que escapa à degradação ruminal e a proteína microbiana fluem em direção ao intestino delgado, sendo digeridas e absorvidas na forma de aminoácidos. A proteína absorvível é denominada proteína metabolizável, sendo que de 40% a 80% desta é de origem microbiana.

Minerais

São os elementos químicos inorgânicos, encontrados frequentemente na forma de sais associados com elementos inorgânicos ou orgânicos. De acordo com Lana, as funções gerais dos minerais são proporcionar a rigidez e resistência dos ossos e dentes, atuar como ativadores de sistemas enzimáticos (reações metabólicas), manter a pressão osmótica e excreção, atuar no equilíbrio ácido-base, exercer efeitos característicos na irritabilidade dos músculos e nervos, e, também, atuar na produção de leite e carne. Como ativadores dos sistemas enzimáticos têm-se exemplos como o ferro, que atua nas enzimas citocromo oxidase, catalase e peroxidase; o cobre na enzima citocromo oxidase; o magnésio na hexoquinase e glicose-6-fosfatase; o manganês na arginase; o potássio e magnésio na piruvato quinase; o níquel na urease; o molibdênio na nitrato redutase e o selênio na glutationa peroxidase (LEHNINGER, 1982, p.209).

Vitaminas

Constituem-se de substâncias orgânicas (contém aminas - classe de compostos orgânicos derivados da amônia, em geral ricos em nitrogênio) essenciais em pequenas quantidades para o crescimento, a reprodução e a manutenção do animal. As funções gerais das vitaminas são de atuar como promotor de crescimento, coenzimas (catalisadores metabólicos), comuns a muitas vitaminas e cura ou supressão de determinadas doenças.

As fontes e a balança

Diversos são os alimentos que podem oferecer aos animais tudo aquilo que necessitam, em termos nutricionais, mas a base do suprimento do rebanho está bem debaixo das patas dele - é o pasto. "Fontes de energia para maiores ganhos de peso podem ser obtidas nos concentrados energéticos, como o fubá de milho, grão de sorgo moído, farelo de trigo, polpa cítrica, entre outros. Fontes de proteína verdadeira podem ser obtidas nos concentrados proteicos ou co-produtos de sementes de oleaginosas, como é o caso de farelos de soja, algodão, amendoim, girassol, macaúba, dendê, crambe, entre outras. Já a fonte de nitrogênio não proteico para síntese microbiana pode ser encontrada na ureia", descreve Lana.

Concentrados energéticos e proteicos proporcionam maior suprimento de nutrientes digestíveis e, consequentemente, maior ganho de peso e produção de leite, contudo - sob o aspecto econômico - a classe produtora tende à produção a pasto em função de custos menores. "O confinamento ou terminação com concentrado a pasto melhora a qualidade da carcaça, o ganho de peso e reduz a idade ao abate, mas tem maior custo com alimentação e mão de obra", pondera o pesquisador.

Diante das opções, a escolha para a formulação da dieta do rebanho tem de se pautar em cinco informações necessárias, como descreve Lana - (1) disponibilidade de ingredientes na região; (2) composição nutricional dos ingredientes, que pode ser obtida a partir de tabelas ou por análises dos alimentos em laboratórios de nutrição animal; (3) restrições quanto ao uso de determinadas fontes em função de princípios tóxicos ou distúrbios digestivos que possam ocorrer; (4) exigências nutricionais dos animais; (5) custo total da alimentação (a formulação de rações deve ser feita utilizando uma combinação de ingredientes disponíveis a menor custo). "Normalmente formula-se rações com 10% a 40% de concentrado ou até 90% na matéria seca total da dieta para gado de corte, utilizando planilha eletrônica ou método manual (quadrado de Pearson, equações algébricas), com base na composição dos alimentos (volumoso, concentrado energético e concentrado proteico) para satisfazer as exigências nutricionais para um determinado ganho de peso. Nesse sentido estimam-se ganhos de 1 kg a 1,2 kg por dia com menor uso de concentrado", frisa.

Avaliação do sistema

Como a alimentação animal compõe grande parte do custo do sistema é de extrema importância que o pecuarista avalie bem o planejamento nutricional do rebanho para que seja viável economicamente e também adequado à produção de carne. Para Lana, o uso de concentrado na produção de carne e leite a pasto e em confinamento deve ser avaliado em termos de eficiência de uso (quilo de acréscimo no ganho de peso ou produção de leite por quilo de suplemento, comparado ao tratamento controle), em adição às avaliações nutricionais e de manejo, devido ao concentrado ser de alto custo e a alimentação corresponder a até 70% do custo de produção bovina. Estudos desenvolvidos por Lana, em conjunto com demais pesquisadores da UFV, revelaram que, em pastagem, houve um ganho de peso adicional de 0,10 a 0,14 kg por quilo de consumo de concentrado em relação ao tratamento com sal mineral (conversão de concentrado de 7:1 a 10:1), e, em confinamento, valor de 0,10 kg por quilo de consumo de concentrado (conversão de 10:1). Já para vacas leiteiras, verificou-se média e desvio-padrão de 0,65 + 0,41 kg de leite/kg de ração. "Estes dados demonstram normalmente a baixa eficiência dos bovinos em ganhar peso e produzir leite ao substituir o volumoso pelo concentrado, especialmente com o aumento do fornecimento do mesmo. Com o incremento de oferta de nutrientes, há decréscimo crescente na resposta até atingir um limite em que a resposta deixa de ser positiva, causando inibição por toxidez", salienta Lana. Ainda, de acordo com o pesquisador, este tipo de resposta é biológica e de forma generalizada, em que podem observar altas respostas na produção de leite, crescimento animal, crescimento vegetal e crescimento microbiano com pequena adição de nutrientes - minerais, aminoácidos, carboidratos, dentre outros, especialmente em condições tropicais, em que há baixa disponibilidade de nutrientes no solo e baixo valor nutritivo dos alimentos. "No caso da produção de pastagem e de bovinos em crescimento sob pastejo, a metade da resposta máxima na performance é obtida com 5% de adubação nitrogenada e 5,6% de ração concentrada, respectivamente, em relação àquela necessária para atingir 95% da resposta máxima. Com isto, permite-se maximizar a resposta vegetal e animal ao suprimento de adubo e ração, reduzir o desperdício dos mesmos e o custo de produção", conclui.


Edicões de 2011
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES