Edições Anteriores
CANA - Do campo para escola
rev 155 - janeiro 2011

Desenvolvido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a iniciativa denominada como "Projeto Agora" - após três meses de trabalhos intensos nas chamadas oficinas do "Estudo Municípios Canavieiros 2010" - chegou a sua etapa final. O trabalho que abrangeu 100 cidades dos Estados da Bahia, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, teve o objetivo de instruir os professores da rede pública, do 7º e 8º ano, com orientações pedagógicas aos alunos (com idade entre 12 e 13 anos) sobre como funciona a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, as questões das mudanças climáticas e as consequências do aquecimento global. "A proposta é levar informações corretas do setor para as salas de aula. Diferente de qualquer outro público que pretendemos atingir dentro do 'Projeto Agora', o trabalho com as crianças é sempre multiplicador, gratificante e muitas vezes coincide com a realidade na qual elas vivem", conta Nayana Rizzo, assessora de Relações Institucionais da Unica e coordenadora do projeto.

O primeiro ano da atividade foi proposto às demonstrações sobre os desafios das mudanças climáticas. Nele, estavam inseridas informações pontuais tais como o meio ambiente e o papel da cadeia produtiva da cana. "Tivemos um grande aceite, principalmente nos municípios considerados canavieiros e com alto impacto social e econômico, nos quais a presença da indústria é mais atuante. E foi escolas municipais e estaduais destes municípios que receberam as oficinas", conta.

O Projeto Agora é uma iniciativa institucional de grande representatividade do setor sucroenergético, congregando empresas e entidades ligadas à atividade. O Estudo Municípios Canavieiros 2010, parte do Projeto, foi lançado oficialmente em junho de 2009, durante o Ethanol Summit, um dos mais importantes fóruns de discussão e análise do mercado de biocombustíveis no Brasil e no mundo.

Dentro da ação há um estudo e, além do treinamento, os professores que participaram das oficinas do projeto, receberam material pedagógico desenvolvido pela Editora Horizonte. Foram dois kits compostos por material didático, incluindo cadernos e um DVD multimídia com fotos e vídeos. Todas as escolas onde os professores apresentaram trabalhos finais realizados com os alunos, tanto por meio de oficinas de encerramento, quanto por meio do site de apoio (www.municipios-canavieiros.com.br), receberam um jogo educativo criado especialmente para a iniciativa, o "Quem é Quem no Mundo da Cana-de-Açúcar". O objetivo do jogo é consolidar o conteúdo abordado em sala de aula de forma lúdica. "Notamos, que a criança, ao entender o contexto inserido da indústria, vê como a cadeia é interligada com a comunidade. Elas entendem como tudo é produzido, a questão das energias renováveis, como matrizes energéticas e desta forma criam um mundo de realidade de como as indústrias movimentam a economia de um município, por exemplo", ressalta. "No final das contas, eles entendem sobre os impactos econômicos, que o setor traz para a região", acrescenta Rizzo.

Parcerias educativas

As empresas que participaram sentiram a necessidade de se enquadrar neste contexto, como Monsanto (empresa de biotecnologia) e a Basf (empresa química). "Nosso contato com a Unica surgiu inicialmente em 2009, quando solicitamos ao diretor de marketing da entidade, Adhemar Altieri, a distribuição da cartilha 'Etanol - Uma atitude inteligente', aqui na Basf com o propósito de informar ao nosso público. A distribuição tinha como princípio informar os benefícios diretos do uso do etanol. Trabalhamos esta cartilha com todos os nossos colaboradores do Brasil, estendemos para os nossos parceiros e clientes comerciais. Após essa aproximação, fomos convidados pela entidade para participar da iniciativa do 'Projeto Agora' e pelo escopo do projeto, que estava bastante alinhado com os conceitos da empresa de sustentabilidade, nos engajamos desde o início", conta Redson Vieira, gerente de marketing cana-de-açúcar e amendoim da Basf.

Com produção da Editora Horizonte, que conta com a participação e o apoio institucional das Secretarias de Educação dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás, "o Projeto Agora tem como principal finalidade integrar os elos da cadeia sucroenergético em um esforço único de comunicação integrada transmitindo a opinião pública os benefícios da produção e consumo de energias renováveis, por meio de ações educativas e informativas", diz Vieira.

O trabalho educacional realizado nestes dois anos é o grande destaque do projeto. Levar para crianças da rede pública um rico material educacional que propícia a reflexão dos alunos e dos educadores sobre os impactos do aquecimento global e da influência do setor no município do aluno é, sem dúvida, um grande diferencial. "O Projeto Agora criou uma forte integração entre os elos da cadeia, sendo uma forte ferramenta para transmissão de conhecimento. O modelo educacional adotado, baseado em pesquisas e trabalhos em grupo, proporciona uma forte interação entre alunos, professores e pais, tendo no aluno o principal canal de transmissão de conhecimento para a sociedade e as gerações futuras", revela Vieira.

Projeto Agora

O Projeto Agora é uma das maiores iniciativas de comunicação integrada já implantadas no Brasil, unindo empresas e entidades que fazem parte da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. O Projeto já conta com apoio das empresas Itaú-Unibanco, Monsanto, Amyris, Basf, BP, Dedini, FMC e SEW Eurodrive, além das entidades Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná); Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul); Siamig (Sindicato da Indústria de Fabricação do Etanol no Estado de Minas Gerais); Sifaeg (Sindicato da Indústria dos Fabricantes de Etanol do Estado de Goiás); Sindalcool/MT (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso); Sindalcool/PB (Sindicato da Industria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba); Sindaçúcar (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco); Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul); Ceise Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro) e a Unica.


Edicões de 2011
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES