Na
Granja Santana (município de Porto Feliz/SP), por exemplo,
Elizeo Santana, trabalha com a criação de frango,
gado Nelore e emprega o utilitário em todas as tarefas
possíveis no dia a dia da propriedade. De acordo com
ele, a maior vantagem do equipamento realmente está
na praticidade que ele oferece. Há cerca de 14
anos, começamos a utilizar o quadriciclo que além
de facilitar o deslocamento, substituindo o uso de cavalos,
por exemplo, nos dá a possibilidade de realizar todo
tipo de transporte de pequenas cargas, sinaliza ele
que, para serviços mais pesados conta com caminhonetes
e tratores.
O mercado nacional hoje oferece aos produtores modelos capazes
de atender todos os tamanhos de propriedades. Mas, o que realmente
existe no comércio quando o assunto é o quadriciclos?
A Revista Rural conversou com algumas das empresas líderes
nesse setor no Brasil e conferiu o que cada uma delas tem
de melhor a oferecer ao produtor rural.
Acellera Motors
A linha de utilitários da Acellera Motors que já
apresentava quatro versões com configuração
4X4 de 300 a 700 cilindrados (cc), conta agora com o FrontLander
800 cc, modelo lançado em agosto deste ano. A novidade
que chega como top de linha da empresa tem um designer mais
esportivo. Segundo Henrique Faraldo, presidente da Acellera
Motors do Brasil, o produto oferece total segurança
ao usuário para percorrer grandes áreas em propriedades
rurais e auxilia nas tarefas internas. O FrontLander
800 cc é um produto diferenciado que com todas suas
particularidades e sofisticação vem ser mais
uma opção na linha de utilitários também
para o agronegócio. A empresa foca nesse nicho de mercado,
oferecendo alternativas de acordo com as necessidades de cada
propriedade e do tamanho do investimento que o produtor está
disposto a fazer, conta.
De acordo com Faraldo, a empresa tem realizado acordos nesse
setor com fabricantes e revendedores de acessórios
para tornar os utilitários ainda mais interessantes,
a exemplo do que já faz com o segmento de implementos
para coleta de amostras para análise de solo. Os
equipamentos aumentam a versatilidade do produto, por isso,
temos trabalhado em detalhe essas parcerias. Internacionalmente,
os quadriciclos já são utilizados em larga escala
e a demanda tem aumentado no Brasil. Há pouco tempo
esses produtos tinham valores proibitivos, o que de certo
modo permitia sua utilização apenas para o lazer.
Hoje, além dos valores mais acessíveis que possibilitam
que eles sejam utilizados operacionalmente em uma área
rural, há também a questão dos financiamentos
que têm colaborado para a disseminação
desses veículos no campo. Os produtores estão
conhecendo as vantagens do utilitário que em comparação
a outros veículos oferece um custo menor, faz o mesmo
serviço e em alguns casos com mais agilidade,
argumenta ele.
Honda
A Honda possui o modelo nacional TRX 420 Fourtrax, nas versões
4X2 e 4X4, que atendem às necessidades dos diversos
perfis de consumidores, seja no uso agropecuário, na
indústria, na construção civil, segurança
pública/privada ou no lazer, oferecendo como vantagens
seu alto desempenho e enorme versatilidade em qualquer tipo
de terreno.
Ricardo Enzo Susini, gerente de Vendas da Moto Honda da Amazônia,
aponta que na agricultura, o TRX 420 Fourtrax auxilia no transporte
de insumos, na inspeção de lavouras, no transporte
e apoio a máquinas agrícolas e, acoplado a equipamentos
específicos, pode ser aplicado em inúmeras utilizações.
A empresa produz e comercializa quadriciclos no Brasil desde
2001. O primeiro modelo produzido foi o TRX 350 Fourtrax,
também nas versões 4X2 e 4X4. Atualmente, a
Honda trabalha com duas versões 4X2 e 4X4 ambas com
um motor OHV monocilíndrico, arrefecido a liquido,
de 420 cm³ com injeção eletrônica,
que transmite força, robustez, baixa manutenção
e economia. Este motor, aliado à transmissão
semiautomática de 5 marchas + marcha à ré
oferece força, elasticidade e facilidade de pilotagem
para as atividades do dia a dia no campo. A versão
4X4 conta com o sistema Traxlok que permite a seleção
da tração 4X2 ou 4X4. Esta versão é
excelente para as tarefas que exigem transportes de cargas
e mobilidade, possibilitando ainda o uso em terras irrigadas
ou em terrenos acidentados, por onde o tráfego com
máquinas maiores ficaria impraticável,
afirma o gerente.
Como um exemplo de utilização do TRX 420 Fourtrax
no agronegócio, ele destaca o emprego do utilitário
nas lavouras onde as ruas são muito próximas
entre si, com espaços onde um trator não consegue
trafegar sem danificar a plantação. Além
disso, os pneus utilizados possuem alta capacidade de tração
e não danificam o solo, devido à baixa pressão
e ao baixo peso do TRX 420 em relação às
outras máquinas agrícolas, lembra Ricardo
Enzo, dizendo que toda a rede de concessionárias habilitada
para a venda de quadriciclos possui todo o treinamento, ferramental
e suporte necessários para realizar serviços
pós- venda nestes produtos.
John Deere
A John Deere apresentou, no ano passado, durante a feira de
Coopavel (PR), os utilitários Gator TH 6X4 Diesel e
o Gator XUV 850D. Os modelos com motores Yanmar aparentemente
são iguais, porém, têm finalidades diferentes.
O primeiro possui capacidade de 545 kg, tração
traseira diesel, de quatro tempos e uma carroceria maior,
o que permite um suporte grande de carga. Apesar da potência
relativamente baixa, de 21 cv, o veículo é preparado
para terrenos mais planos. No entanto, sua utilidade serve
para transporte de cargas pequenas, podendo ser usado em outras
aplicações.
Já o Gator XUV 850D, tem características de
veículo off-road, o que oferece ao consumidor um veículo
perfeito para o lazer dos finais de semana. Ele oferece a
opção de dois lugares, com um cinto de segurança
de três pontas e assim como o modelo anterior, possui
uma suspensão independente nas quatros rodas. Ainda
tem um motor 4X4, 25 cv, a diesel, e garante uma carga de
454 kg. É sucesso de vendas, por suas características.
Entre dez, nove utilizam como opção um transporte
de lazer, explica José Luiz Nogueira, coordenador
de vendas da John Deere. O modelo é muito popular
no exército americano e usado principalmente no transporte
de carga, justifica Nogueira.
MVK Motorcycles (Tecmoto)
A Tecmoto, empresa de tecnologia em motocicletas, detentora
das marcas MVK e Regal Raptor, comercializa atualmente
cinco modelos de quadriciclos da MVK no Brasil, que contam
com motores monocilíndricos, quatro tempos e tração
traseira. Para a produção rural a MVK desenvolveu
o Big Force. O modelo Big Force II conta com motor de 250
cc e design clássico para a categoria. A gerente de
marketing da MVK Motos do Brasil, Olivia Altrichter, explica
que o modelo esbanja força e robustez e pode ser utilizado
não só para o trabalho, mas também para
o lazer, sendo indicado para o transporte e a locomoção
em áreas fechadas de condomínios, hotéis,
sítios e fazendas, transporte de pequenos volumes e
passeios por trilhas ecológicas. O seu sistema de engate
ainda permite o reboque de carretas no campo ou em marinas.
Este modelo apresenta características típicas
da categoria, uma suspensão mais elaborada, carenagem
maior que oferece melhor proteção da lama, bagageiros
grandes na frente e na traseira, engate para reboque, guincho
elétrico, motor quatro tempos e pneus lameiros especiais
. Além disso, o Big Force II tem relação
de marcha reduzida e oferece um ótimo torque, tornando-o
ideal para rebocar e carregar cargas. O motor refrigerado
a água é ideal para o uso agrícola e
trajetos travados, diz Altrichter, reforçando
que o utilitário é equipado com motor OHC, monocilíndrico,
com duas válvulas por cilindro, quatro tempos e refrigeração
líquida.
O veículo tem potência de 20 cv (a 7.000 rpm),
com o um eficiente sistema de transmissão semiautomático
e a possibilidade de mudar a tração de 4X2 normal
para 4X2 reduzida com muita facilidade. Ele conta também
com partida elétrica e vem equipado com freios a disco
na dianteira e na traseira, utiliza rodas de aro 10 e tem
engate e guincho elétrico de fábrica. Seu consumo
de combustível chega a 20 km/litro, em média.
Sua boa capacidade de carga e reboque e sua simplicidade
de operação, aliada as suas características
técnicas, qualificam o Big Force II como um veículo
utilitário e uma ótima ferramenta de trabalho,
ressalta a gerente.
New Holland
A New Holland levou a Expointer (RS), o utilitário
Rustler TM, disponível no modelo Rustler 120. O veículo,
ainda importado pela empresa, chega ao mercado brasileiro
oferecendo a opção de dois ou quatro passageiros,
suportando uma capacidade de carga de 420 quilos (kg) até
725 kg e com 20 cavalos de potência (cv). Disponíveis
nas versões com suspensão dianteira e traseira
independente, os utilitários oferecem estabilidade
e se adaptam às diversas atuações no
campo. Em uma propriedade os modelos disponíveis
servem tanto para o trabalho pesado na fazenda,
tal como carregamento de fenos, adubos, combustíveis
como também para o transporte de pessoas. O Rustler
alcança a velocidade de até 40 km/hora, possui
atração 4X2 e 4X4 e ainda tem motor estacionário
e a diesel ou à gasolina, descreve João
Rebequi, coordenador de marketing dos utilitários da
New Holland. Os chamados mini-utilitários
têm uma grande demanda de mercado, uma vez que se transformou
em uma forma de transporte rápido dentro das propriedades.
Eles vão além do serviço do dia a dia,
completa Rebequi.
O Rustler, que vem com o freio a disco nas quatro rodas, combina
desempenho robusto e ultra-suave, mesmo em terrenos desnivelados
e com lama. O diferencial do veículo também
se caracteriza pelo material utilizado na carroceria, ele
possui chassis tubolar de alumínio, o que o torna mais
leve. O material é o mesmo utilizado em aviões
de caça e jatos.
Toda Trilha
Os quadriciclos da Toda Trilha são fabricados na China
e montados na empresa, localizada em Curitiba (PR). Os
veículos possuem motores quatro tempos a gasolina e
variam de 70 a 500 cilindradas, com opções de
câmbios automáticos, semiautomáticos e
manuais. Para a utilização em fazendas, o gerente
da empresa, Fábio Alencar, conta que normalmente os
clientes têm escolhido os modelos escolhidos são
o 150cc e o 500cc (ambos com câmbio automático),
que são muito fáceis de se pilotar, aliando
conforto, força e tem uma assistência técnica
completa, que vai desde dúvidas até plantão
técnico.
Ele conta que como o top de linha o quadriciclo ST-ATV possui
500cc, tração selecionável 4x2, 4x4 e
4x4 blocado. O câmbio é automático, proporcionando
muito conforto ao pilotar. Outra vantagem é a suspensão
individual nas quatro rodas, item que poucos quadriciclos
possuem. Ele é equipado com guincho elétrico
para 2500 libras e reboque para carretinhas e arados. É
uma máquina realmente superior, assegura o gerente
que vê no Brasil um grande potencial para esse tipo
de veículo. Os produtores rurais começaram
a ver a grande vantagem de contar com quadriciclos em suas
propriedades, o que já é feito há muitos
anos em outros países, tais como Estados Unidos, Canadá,
França. Hoje, temos uma procura muito imensa grande
por quadriciclos de grande e pequeno porte para todos os tipos
de clientes, finaliza.
Yamaha
Os quadriciclos Grizzly 350, fabricado nos Estados Unidos,
e Grizzly 700 (importado do Japão) são os modelos
utilitários que a Yamaha oferece ao mercado e que podem
ser empregados no campo. O primeiro deles tem como características
tração 4X4On Command (acionada mesmo com o veiculo
em movimento), capacidade de carga de bagageiro dianteiro:
40 Kg e traseiro de 80 Kg, capacidade de arrasto de 500 Kg,
transmissão com câmbio automático Ultramatic
(FNR) e partida elétrica e opção manual.
Já o Grizzly 700, que também possui tração
4X4 On Command, apresenta capacidade de carga de bagageiro
dianteiro de 45 Kg e de 85 Kg de bagageiro traseiro. A capacidade
de arrasto é de 550 Kg e a transmissão traz
câmbio automático Ultramatic e opção
Hi/Low (HLNR). O segundo modelo conta ainda com direção
elétrica EPS, painel digital, partida elétrica
e opção manual e injeção eletrônica.
O modelo Grizzly 700 (YFM-700FWAD) é top de linha
para o setor do agronegócio devido a sua capacidade
de carga, facilidade e conforto na pilotagem, resume
Renato Luiz, do departamento de ATV da Yamaha, que aposta
na procura dos empreendimentos rurais por esse tipo de produto.
Quando o assunto é mão de obra e assistência
técnica, ele aponta que a empresa disponibiliza ao
produtor rural uma rede de concessionárias em todas
as regiões do Brasil, treinamento específico
em quadriciclo aos mecânicos desta rede e estoque de
peças. No segmento de quadriciclos, a empresa
iniciou a comercialização com a linha esportiva
(YFM80R, YFM350R e YFM 660R). Os modelos utilitários
iniciaram em 2006 (Grizzly 125, 350 e 660 e Big Bear 250).
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