Edições Anteriores


FEILEITE 2008 - MOSTRA FOCOU O PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR
rev 129 - novembro 2008

Prestigiada por um público qualificado, Feileite 2008 recebeu 15 mil visitantes e gerou 7 milhões em negócios. O valor compreende apenas as quantias geradas pelos leilões e financiadas pelas instituições bancárias presentes na feira A segunda edição da Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite (Feileite 2008), realizada entre os dias 28 de outubro a 01 de novembro, alcançou os objetivos estabelecidos por seus organizadores. O evento, realizado no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), recebeu mais de 15 mil visitas e gerou receita de R$ 7 milhões, apenas com os leilões e financiamentos bancários, voltados para a aquisição de equipamentos, insumos, genética e acessórios. Por funcionar como uma verdadeira vitrine da pecuária leiteira, a feira também possibilitou a prospecção de muitos negócios por parte das empresas que deverão ser concretizados nos próximos meses.

Um dos principais destaques da feira foi, justamente, os visitantes. Focada nos pequenos e médios produtores, a Feileite contou com a presença de um público qualificado, interessado em novidades e motivado a investir. Profissionais vindos de diversas partes do Brasil e, até mesmo, do Exterior, compareceram ao evento em busca de informação e soluções para os seus negócios. Inclusive, muitas destas visitas foram viabilizadas por caravanas organizadas pelo Sebrae-SP, patrocinador da Feileite, e pelas próprias empresas expositoras.
 
“Apesar do pessimismo ocasionado pela crise financeira internacional e pela redução do preço pago pelo leite ao produtor, a feira não foi prejudicada. Pelo contrário. O que vimos na Feileite foi a confiança das empresas no potencial do evento e o interesse dos produtores em encontrar alternativas para se fortalecer e ficar cada vez menos vulneráveis às oscilações do mercado. Em resumo, tivemos grandes progressos em relação à edição anterior”, ressalta Décio Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro.
 
A feira contou com a presença de 120 expositores e abrigou em suas dependências cerca de 1.500 animais, entre bovinos (Holandês, Jersey, Pardo-Suíço, Simental, Sindi, Girolando, Gir Leiteiro, Guzerá e Guzolando), ovinos (Crioula, Dorper, Ile de France e Santa Inês) e caprinos (Saanen, Anglo Nubiana, Toggemburg e Alpina). Além disso, a feira também foi palco de quatro leilões, julgamentos, exposições das raças e torneios leiteiros.
 
A informação foi um dos grandes pontos altos do evento. Neste sentido, destaque para o III Curso Feileite de Noções em Morfologia e Julgamento de Zebuínos com Aptidão Leiteira e o Seminário Feileite 2008. O evento em questão contou com palestras realizadas por grandes nomes de renomadas instituições, como USP, ESALQ, Embrapa Pecuária Sudeste, Senar, PricewaterhouseCoopers, dentre outras. No último dia do seminário (31), cerca de 400 pessoas prestigiaram a palestra do ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues, que falou sobre “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro”.
 
Em sua palestra, Rodrigues apresentou diversos dados relacionados ao desempenho do país no mercado agrícola mundial e a importância que o Brasil já está desempenhando para suprir a atual demanda por alimentos e para minimizar a inflação global. O ex-ministro também deu grande destaque para a supremacia nacional na produção do etanol e, com relação à crise internacional, afirmou que o país não será prejudicado caso o governo tome as providências necessárias.
 
Segundo ele, haverá queda na produção de alimentos no mundo em 2010. E se mecanismos já existentes forem revistos, como a Política Garantida de Preços Mínimos (PGPM), por exemplo, os produtores terão mais condições de se planejar e os bancos, por sua vez, terão mais confiança e segurança para liberarem crédito e, assim, possibilitarem uma safra mais expressiva. Caso isso não aconteça, os produtores terão menos recursos para investir, o que irá reduzir a produção. Logo, menos alimentos estarão à disposição do mercado a um preço mais elevado.
 
A Feileite 2008 também foi o cenário escolhido para o lançamento da 2ª fase da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Estado de São Paulo, que vai de 01 a 30 de novembro. O anúncio foi realizado por João de Almeida Sampaio Filho, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, durante a cerimônia de abertura da feira, realizada dia 30 de outubro.
 
Em seguida, o secretário também participou da Reunião da Câmara Setorial de Leite e Derivados, acompanhado por outras lideranças do mercado. Na ocasião, empresários, produtores, representantes de entidades e demais profissionais que atuam no setor leiteiro puderam discutir diversos assuntos relevantes ao mercado, como: projetos e incentivos do Governo Estadual ao setor lácteo; questões tributárias do setor; ação direta de inconstitucionalidade emitida pelo Paraná sobre concessão de benefícios fiscais aos fabricantes de leite esterilizado do estado de São Paulo; denúncia de não cumprimento pelo varejo paulista em relação às decisões tributárias do leite longa vida; situação da demanda tributária do setor de queijos paulista; inclusão de produtos lácteos na substituição tributária e outros assuntos relacionados ao mercado leiteiro.
 
“Ouvi muita gente dizer que não valeria a pena levar a Feileite em frente e que o melhor era cancelar esta edição por conta do atual momento do mercado. Mas é justamente em períodos de dificuldades que momentos como estes devem ser organizados para instruir o produtor e fomentar o segmento”, finaliza Décio Ribeiro dos Santos.
 
A 3ª edição da Feileite já tem data marcada. Ela será realizada de 03 a 07 de novembro de 2009, no Centro de Exposições Imigrantes.
 




Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES