Edições Anteriores


MELHORES DA TERRA - ONZE NOTÁVEIS NO CAMPO!
rev 128 - outubro 2008

A Expointer 2008 foi palco, dia 03 de setembro, da 26ª edição do “Prêmio Gerdau Melhores da Terra”. A cerimônia ocorreu na Gerdau Riograndense (usina siderúrgica da Gerdau), localizada em Sapucaia do Sul (RS), e contou com a participação do coordenador da Comissão Julgadora, professor Luiz Fernando Coelho de Souza – da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Cláudio Gerdau Johannpeter, diretor de operações do Grupo Gerdau, e da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Rorato Crusius. No evento, eles aproveitaram para comentar as perspectivas do setor no Brasil e também a internacionalização do prêmio por meio da intensa divulgação, em universidades brasileiras e argentinas.

Neste ano, foram 255 inscritos em três categorias: Destaque (34), Novidade (23) e Pesquisa & Desenvolvimento (168). No entanto, apenas 11 conquistaram o “Prêmio Gerdau Melhores da Terra” – sendo oito máquinas e equipamentos agrícolas, dois trabalhos científicos e uma invenção. Para avaliar os inscritos na categoria Destaque, por exemplo, a comissão julgadora percorreu 59.136 quilômetros no Brasil, Chile, Argentina e Paraguai e entrevistou 299 usuários dos equipamentos, em 400 municípios. Os membros da Comissão visitaram pessoalmente as propriedades onde as máquinas e equipamentos inscritos no prêmio são utilizados, para verificar “in loco” seu desempenho.

Desde 1983, a empresa acompanha a história de máquinas e equipamentos agrícolas. E com esta proposta lançou a premiação, que neste ano consagrou também os inventores – profissionais autônomos que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio. “Nesses 26 anos, a premiação vem contribuindo para o desenvolvimento da indústria de máquinas e equipamentos agrícolas, incentivando a produtividade no campo e a inovação tecnológica”. “Os resultados neste ano foram excelentes. Verificamos que há um potencial enorme para investir neste setor. As questões tecnológicas impulsionam o campo, gerando maior produtividade. Hoje o agronegócio, sem dúvida, vive um momento único e gerando um resultado muito positivo, para o setor de alimentos”, afirma Cláudio Gerdau Johannpeter, diretor-geral de operações e coordenador geral do Prêmio.

Vencedores:
Categoria Destaque
Troféu Ouro: Planner 710 Canavieira, da GTS (SC)
Troféus Prata: Trator 1155 Super Estreito, da Agritech Lavrale (SP), e Colhedora de Forragens Pecus – 9004 Super, da Nogueira (SP)
Prêmio Especial: Fertisystem Auto-Lub AP, da Agromac (RS)

Categoria Novidade
Troféu Ouro: Máquina de Limpeza SCS, da Kepler Weber (RS)
Troféus Prata: Cultivador Semeato – CS, da Semeato (RS), e Semeadora PST4 Flex Suprema EE, da Marchesan (SP)
Prêmio Especial: Planejar – Mobilidade Total na Gestão Pecuária, da Planejar Informática e Certificação (RS)

Categoria Pesquisa e Desenvolvimento
Inventores: Debrulhador de Amendoim, de Afonso Inácio Lunkes, de Cerro Largo (RS)
Profissionais: Mecanização da Colheita de Plantas Aromáticas e Medicinais na Agricultura Familiar, de Antonio Carlos Valdiero, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), campus Panambi (RS).
Estudantes: Análise do Desempenho Ambiental da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Mandurim Utilizando Técnicas de Controle para Gestão de Qualidade dos Recursos Hídricos, de Franciele Aní Caovilla Follador, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel (PR).


Edicões de 2008
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES