Edições Anteriores


TOP CIÊNCIA 2008 – INCENTIVO A PRODUTIVIDADE!
rev 127 - setembro 2008

Vinte e nove trabalhos científicos tiveram destaque este ano com a realização do Top Ciência 2008 – que este ano está na quarta edição. A premiação, organizada pela Unidade de Proteção de Cultivos da BASF, tem como objetivo incentivar a pesquisa e levar mais conhecimento ao homem do campo, além de utilizar os estudos como base para desenvolver uma linha de produtos eficaz e que garanta a produtividade à agricultura.

O Top Ciência 2008 foi realizado no mês de agosto (15) na capital paulista, reunindo cerca de 330 pessoas, entre pesquisadores, cientistas, consultores, representantes da agroindústria e agricultores líderes nas culturas de soja, milho, arroz, feijão, trigo, girassol, café, algodão, cana-de-açúcar, citros e hortifruti (tomate, batata, uva e maçã).

O prêmio já recebeu, desde a primeira edição em 2004, a inscrição de 524 trabalhos no Brasil. Diferentemente das edições anteriores, esse ano o Top Ciência tornou-se um fórum internacional, com a participação de produtores e cientistas de 12 países da América Latina em 15 culturas diferentes. Nessa edição do prêmio, foram 282 trabalhos inscritos, sendo 210 do Brasil. Para avaliação da banca foram apresentados 129 trabalhos. Dos 29 vencedores, cinco são de pesquisadores latino americanos (Argentina, Colômbia, Chile, México e Costa Rica). Os premiados ganharam uma viagem técnica à matriz da BASF na Alemanha. Lá, terão a oportunidade de ver e trocar experiências sobre fisiologia com pesquisadores de universidades e da BASF.

“Foi uma felicidade muito grande integrar o grupo de ganhadores do Top Ciência”, diz Noemir Antoniazzi, pesquisador da FAPA – Cooperativa Agrária de Guarapuava (PR), ganhador na categoria produtividade em milho. “Essa vitória é a concretização de um trabalho sério, baseado em pesquisa, em informação e tudo isso eleva o nome da empresa para qual trabalho e a coloca entre as líderes em pesquisa e informação do agronegócio brasileiro”, destaca.

O prêmio foi dividido em duas categorias: Produtividade e Atributos de Qualidade. Os inscritos foram avaliados por uma banca composta por conceituados pesquisadores na área de fisiologia vegetal no Brasil e do Departamento Técnico da BASF: Prof. João Domingos Rodrigues da Unesp; Prof. Elmar Floss da Universidade de Passo Fundo (RS); Fabiano Siqueri da Fundação MT; Sérgio Zambon, Gerente de Desenvolvimento de Mercado e Edson Begliomini, Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos de Proteção de Cultivos da BASF.

AgCelence

Lançada no Top Ciência do ano passado, a marca AgCelence, que identifica efeitos fisiológicos nas plantas e significa a junção das palavras Agricultura com Excelência, ou seja, plantas mais verdes, mais saudáveis e produtivas, é o resultado dos estudos promovidos pelo incentivo à pesquisa.

Em 2007, a BASF investiu R$ 4 milhões nos produtos que trazem benefícios AgCelence. Já em 2008, são R$ 5,8 milhões investidos em pesquisa, desenvolvimento e comunicação. “O investimento em tecnologia é uma forma de aproximar a ciência do produtor rural”, declara Fernando Arantes, gerente de Milho e Soja, de Proteção de Cultivos da BASF. “Esses números representam o comprometimento da empresa com a ciência e com a agricultura brasileira, impulsionando a proteção, produtividade, qualidade e rentabilidade das lavouras”.


Edicões de 2008
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES