Edições Anteriores


TOP OF MIND - MAIS DE UMA DÉCADA DE SUCESSO!
rev 125 - julho 2008

Grandes empresas de diversos segmentos dentro do agronegócios receberam a premiação Top of Mind Rural. Na 11ª edição, o prêmio foi o reconhecimento de um bom trabalho de marketing depois de um período de crise no setor.

No dia 25 de junho, aconteceu em São Paulo, a 11ª edição do prêmio Top Of Mind Rural. O evento ocorrido no Villa Country reuniu grandes marcas do agronegócio nacional e prestou uma justa homenagem àqueles que fizeram um bom trabalho de marketing e que tiveram suas marcas mais lembradas entre os consumidores de todo o País.

Nesta edição, aproximadamente cerca de 100 convidados estiveram presentes no evento. Entre eles, renomados diretores e gerentes de marketing de empresas, como: Matsuda, Gerdau, Purina, Jacto, Monsanto, Massey Ferguson, Coimma, Pfizer, Firestone, entre outras, que representam marcas de sementes, arames, ração, pulverizadores, biotecnologia, tratores, instalações e vacinas.

A edição 2008 do Top of Mind foi a primeira a acontecer após um prolongado período de crise no setor, que se refletiu nas estratégias de marketing das empresas. De acordo com o promotor do evento, Flávio Albim, a pesquisa é um termômetro para o setor, ele não indica quem é o melhor, quem é o pior, ele simplesmente dá uma indicação de como o mercado está recebendo o trabalho que todas as empresas vêm fazendo. “São 11 anos de muita ansiedade, mas também de muito orgulho de ver o resultado que conseguimos com o Top of Mind. A pesquisa surgiu para servir de referência ao projeto da Revista Rural e para conhecermos o mercado do marketing. E agora, 11 anos depois, a pesquisa é uma referência para as empresas que atuam no segmento”, comenta Albim também o diretor da Revista Rural.

Para ele, a pesquisa tem um diferencial importante: marca o resultado de um bom marketing. Caso verídico foi o da Pfizer. Favorecida por uma linha forte de produtos, para diversas aplicações, e campanhas de marketing bem focadas, a empresa chegou em 2007, segundo dados do SINDAN, na liderança no mercado nacional de produtos veterinários. Com isto, a empresa abocanhou também o Top Of Mind em três categorias, vacinas reprodutivas, vacinas e vermífugos. Com uma ascensão impressionante e contínua, o Dectomax, produto da Pfizer, foi melhorando a sua participação no mercado, e ultrapassando finalmente em 2008, o Ivomec na categoria vermífugos. “Este é um reconhecimento de um trabalho desenvolvimento ao longo de vários anos. Em especial, nesta edição 2008, alcançarmos o primeiro lugar na categoria, vermífugos. E a briga pela posição faz bem em todos os sentidos, pois faz com que todos se empenhem em realizar um trabalho cada vez melhor. Um importante agora é mantermos a posição desejada”, explica Elcio Ihde, gerente de Unidade de Negócios Bovinos da Pfizer.

Outra empresa que saiu consagrada do evento foi a Monsanto. A empresa levou o prêmio em três categorias: Biotecnologia, Sementes e Herbicidas, com as marcas Monsanto, Agroceres e Roundup. “É gratificante para a empresa, que aposta em novidades, tecnologia e sempre visando os benefícios para o produtor rural, receber o prêmio Top Of Mind. Agora vemos que estamos na mente dos consumidores e em três categorias na qual apostamos muito”, diz José Ricardo Bastos, empresa Monsanto.

O Top of Mind Rural 2008 mostrou que as empresas estão apostando mais na inovação quando o assunto é a divulgação de seus produtos, para não perder a posição de Top. Um exemplo é a Novartis, que na categoria antibiótico faturou o Top Of Mind com a marca Agrovet. “Constatamos que é uma marca forte. E a nossa intenção é continuar investindo em campanhas e realizando um bom trabalho. Sabemos que um bom marketing é o resultado de Top Of Mind”, argumenta Jorge Erhardt, empresa Novartis.

Estratégias de marketing são fundamentais para o sucesso de uma empresa. E o caso da Lagoa da Serra, vencedora na categoria inseminação. “Acreditamos que seja um trabalho de inovação no mercado agregando o uso da tecnologia. Um bom produto com marketing diferenciado que atinja o nosso público é o nosso objetivo. São 11 anos que a marca é lembrada (...). Em 2008, atingimos o índice de 38% e bem à frente da concorrência, com a responsabilidade de que estamos fazendo o melhor”, conta Ricardo Abreu, empresa Lagoa da Serra.

Para realizar a premiação, a Revista Rural (promotora do evento) realizou uma pesquisa com mais de 1.300 pessoas, das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Com mais de 10 anos, o Top of Mind Rural é visto como uma pesquisa de muita credibilidade pelas empresas do segmento rural.


Edicões de 2008
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES