Edições Anteriores


SAÚDE DO MILHARAL - CUIDADOS COMEÇAM COM A SEMENTE
rev 125 - julho 2008

As sementes de milho podem ser infectadas ou infestadas por diferentes fungos. No armazenamento e no campo. Fungos existentes nos restos culturais podem agravar os danos à cultura ao apodrecer tanto as sementes quanto as raízes e matar plântulas em pré e pós-emergência.

A cultura do milho tem alto potencial de produtividade, entretanto adubação inadequada, pragas, doenças e outros fatores são responsáveis diretos pelo não-aproveitamento dessa característica. Por ser cultivado em diferentes regiões do país, o milho apresenta um grau de incidência de doenças nas sementes e plântulas bastante variável. Vale ressaltar que a cultura é mais problemática nos locais onde as condições são inadequadas à rápida emergência, isto é, em solo frio e úmido. Essas condições merecem atenção.

Pesquisadores avaliaram os efeitos de fungicidas no tratamento de sementes sob condições frio-úmido, comuns no sul do Brasil, e constataram a eficiência dos fungicidas na emergência de plântulas. Eles relatam que os fungos mais comumente encontrados nas sementes não afetam sua qualidade fisiológica, porém podem inibir o desenvolvimento do sistema radicular de milho.

A podridão da espiga do milho, causada principalmente por F. moniliforme, além de baixar a produtividade, danifica o grão-semente e constitui veículo de disseminação. Este fungo é responsável pela podridão do colmo, que acarreta acamamento e danos consideráveis devido à queda da produtividade.

Sob condições adequadas (solo quente e úmido), para a germinação de esporos fúngicos, as sementes são pouco afetadas quanto à germinação, pois ela se faz de forma rápida, escapando da ação do patógeno.

Atualmente, há necessidade do uso de fungicidas protetores nas sementes de milho, prática que se torna obrigatória em plantios sob condições ambientais inadequadas, especialmente por ocasião do uso de sementes com danos mecânicos. Estes danos servem como porta de entrada dos patógenos, e podem propiciar aumento de podridão, principalmente no embrião.

Qualquer aumento do stand é prenúncio de aumento de produtividade. São escassos os trabalhos que contemplam o tratamento de sementes de milho com produtos fitossanitários, visando ao controle dos fungos causadores de podridões de sementes e morte de plântulas. Assim é difícil avaliar a eficiência de produtos fitossanitários, aplicados em tratamento de sementes de milho e seus efeitos sobre a emergência e peso da parte aérea verde.


Edicões de 2008
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES