Edições Anteriores


MÁQUINAS - CASE REABRE FÁBRICA DE SOROCABA
rev 125 - julho 2008

A quarta unidade da empresa reforçará a industrialização de máquinas agrícolas e de construção da companhia, e tem previsão de produção para 2009. As empresas Case IH e Case Construction, especializadas na produção de máquinas agrícolas e construção, respectivamente, anunciaram a reabertura da fábrica de Sorocaba (SP). A unidade havia sido desativada em 2001 devido a queda econômica no setor do agronegócio naquele ano no País, e volta a produzir a partir de 2009. Com um investimento de R$ 987 milhões e geração de 1.200 empregos diretos e 2.500 indiretos, a fábrica poderá produzir 4.500 máquinas em 2010.

“Com a recuperação do mercado de máquinas, após a crise de 2004 e 2005, nós tínhamos percebido que já havia chegado o momento para melhorar a produção agrícola e de construção”, declarou Valentino Rizzioli, presidente da Case New Holland (CNH) para a América Latina e vice-presidente do Grupo Fiat, durante a coletiva de imprensa, realizada em junho (19), para fazer o anúncio oficial. Pertencente à holding CNH, subsidiária do Grupo Fiat, a Case viu no aquecimento do setor agropecuário do País o momento ideal para implantar a quarta fábrica da companhia.

De 90 mil metros quadrados de área construída, a fábrica passará a ter 150 mil, e integrará a industrialização de maquinário agrícola, já desenvolvido em Curitiba (PR) e em Piracicaba (SP), e de máquinas de construção, em Contagem (MG).

“A fábrica de Sorocaba será revolucionária e inovadora”, destaca o diretor industrial da Case, Sérgio Soares. A unidade será modernizada com máquinas de corte de chapas a laser com alimentador automático, viradeiras computadorizadas, centros de usinagem de alta precisão, estações robotizadas de solda, transportadores de aéreos para peças e componentes.

Centro de distribuição de peças

A unidade sorocabana da Case, comportará também o maior centro de distribuição de peças da CNH na América Latina, com uma área de 60 mil metros quadrados, a qual terá capacidade de armazenar 154 mil tipos de itens diferentes. Segundo Frederic Wendling, diretor de operação de peças da Case, a automação de equipamentos de movimentação e a eficiência no atendimento para entrega dos pedidos no menor tempo possível nortearão o desenvolvimento das atividades no centro de distribuição.

Em termo de redução de entrega, Wendling, diz poderá diminuir em um dia o prazo de entrega, considerando o tipo de urgência que a peça é caracterizada, dentro da região do estado de São Paulo. Atualmente, segundo ele, esse prazo de entrega é de três dias.

Histórico

A marca Case teve início em 1842 com a iniciativa de Jerome Case em projetar máquinas capazes de separar os grãos e debulhavam dez vezes mais trigo que os métodos manuais. Era época do princípio da mecanização rural nos Estados Unidos, e que influenciou bastante a agricultura desde então. Em 1869, Case fabricou o primeiro motor a vapor de uso agrícola, tornando-se, em 1886, o maior fabricante de máquinas a vapor do mundo.

A empresa entrou no ramo de construção por volta de 1912, com a fabricação de equipamentos de construção de estradas, tais como rolos compactadores a vapor e motoniveladoras para estradas.

Atualmente, as marcas Case IH e Case Construction são referência para o trabalho no campo e na construção. De acordo com a pesquisa Top Of Mind Rural 2008, promovida pela Revista Rural, a Case IH é a marca mais lembrada quando o assunto é colhedora de cana.


Edicões de 2008
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES