Edições Anteriores
LAND ROVER DISCOVERY3: SOFISTICADO ATÉ QUANDO ESTÁ SUJO!
rev 122 - abril 2008

A Revista Rural testou o Discovery 3, um veículo luxuoso, como todo Land Rover, e muito eficiente na terra. Agregando de forma harmoniosa estas duas caracteristicas, aparentemente antagônicas, o modelo é quase uma limusine para andar no barro. Utilitário esportivo que é verdadeiramente off road tem que ser espartano e não pode ter acabamento sofisticado. Se você é um dos que pensam assim, esqueça. Tá na hora de conhecer o Discovery 3, da Land Rover, que prova que não é preciso sofrer para enfrentar os caminhos mais difíceis. O modelo testado pela equipe da Revista Rural é o mais simples da linha, e contava com motor Turbo 2.7 V6 diesel. O veículo agrega três características: o conforto de um sedan de luxo, a força de um SUV (utilitário esportivo) e a capacidade interna de uma van.

E de uma maneira geral o Discovery 3 atende aos três requisitos, mas o luxo é surpreendente se comparado a outros esportivos.

A potência de 190 cavalos é mais que suficiente para puxar as duas toneladas e meia - o mínimo de peso. Chega a fazer 0 – 100 Km/h em 12,8 segundos. O que é um bom desempenho para um câmbio automático. Vale ressaltar o controle de tração que deixa o motorista mais a vontade para exigir do veículo.

Por rodar em diversos tipos de solo, o Discovery 3 não poderia ficar sem tração 4X4. Com um torque de 44 Kgfm ele responde rapidamente quando necessário. Além disso, possui o sistema Terrain Response que permite adequar o veículo a cinco diferentes solos: areia, terra, lama, asfalto e grama.

Entre tantos itens de conforto, um dos que mais chamaram a atenção foi o ar condicionado, que possui regulagem traseira independente da dianteira. Os bancos, a manopla de câmbio e o volante são de couro, mas o diferencial é o aquecimento de todos os assentos.

Outro ponto indispensável para um carro confortável é o piloto automático. No Discovery 3, o motorista pode acionar, cancelar ou aumentar a velocidade no próprio volante. O PDC é o último item de conforto selecionado. Ele controla as distâncias no momento de estacionar, impedindo que raspe ou amasse.

O que poderia ser aprimorado é a posição do extintor. Localizado no pé do carona, ele impede que o passageiro estique as pernas confortavelmente.

A segurança para os passageiros é feita por até dez air bags espalhados nas partes frontais e laterais do veículo. São quatro na parte dianteira. Dois nas laterais e dois na frente. O restante são cortinas laterais. O que traria maior segurança seria aumentar os espelhos retrovisores, já que há um ponto cego razoável.

O tanque de 82,3 litros permite ao motorista rodar mais de 800 km sem reabastecimento. O consumo de diesel é baixo por ser câmbio automático.

O Discovery 3 tem três modelos diferentes. Além do motor testado, existem o 4.0 V6 a gasolina e o 4.4 V8 a gasolina. Os preços variam entre R$ 159.900 e R$ 239.500.


Edicões de 2008
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES