Edições Anteriores
SOJA SUPER PRECOCE - LAVOURA DE CICLO CURTO
rev 121 - março 2008

Chegam os primeiros cultivares de soja superprecoces para o Cerrado.

Está entrando no mercado, para a safra 2008/2009, duas novas cultivares superprecoces, direcionadas para Goiás, Norte do Mato Grosso do Sul e Sul do Mato Grosso. São elas a M7211RR e a M7578RR, e já estão sendo disponibilizadas aos agricultores. “São cultivares com alto teto de produtividade para essas regiões, que podem ser plantados cedo, em outubro, em áreas que se destinam ao plantio de safrinha”, explica o melhorista Marcos Norio Matsumoto.

As duas variedades atendem a uma crescente demanda de mercado por cultivares superprecoces, principalmente por aliar a possibilidade de otimizar o plantio de safrinha de milho e permitir a diminuição da aplicação de fungicidas para o combate da Ferrugem da Soja, uma das doenças que mais preocupam os agricultores. "Ambos cultivares, por serem superprecoces, têm o ciclo mais curto do plantio à colheita, possibilitando, assim, a diminuição de aplicação de fungicidas. Sua arquitetura permite uma melhor penetração desses produtos, melhorando a eficiência no controle da doença", diz Norio.

Diante da demanda do mercado para aumentar o potencial de produtividade das variedades de soja RR já existentes na região da BR 163, que compreende principalmente a região de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Tapurah, no Mato Grosso, também estão sendo lançados os cultivares desenvolvidos em Sorriso e que, segundo o melhorista, são as melhores já desenvolvidas com foco na alta produtividade. “São as melhores opções com a tecnologia RR em relação às cultivares tradicionais de ciclo médio, aliando altíssimo potencial produtivo e ótima arquitetura de planta”, explica o engenheiro agrônomo Hugo Borsari.

Já a variedade M9144RR, também desenvolvida em Sorriso, está sendo disponibilizada para o Maranhão e Piauí, região que tem poucas opções de cultivares nos ciclos médio e semitardio. “A sojicultura nesta região vêm crescendo nos últimos anos”, declara Borsari.


Edicões de 2008
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES