Edições Anteriores
FINANCIAMENTO DE MÁQUINAS - O CAMINHO DO CRÉDITO
rev 121 - março 2008

Bancos privados e estatais possuem linhas de financiamentos que vão desde R$ 1.000 até valores de seis dígitos.

O agricultor conta com uma série de linhas de financiamento para a aquisição de máquinas e implementos agrícolas, custeio da safra e outras necessidades que por ventura possam vir a surgir. A principal fonte de recursos para o financiamento da atividade continua sendo o R.O. (Recursos Obrigatórios), que advém da exigibilidade de 25% da base do compulsório que tem como principal origem os depósitos a vista. Ainda existem recursos disponibilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destinados a seus programas de investimentos.

Os bancos estatais, como o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, por exemplo, têm diversos programas de financiamento de crédito rural para uma variada gama de renda. Porém, o produtor que quiser crédito, deve ser correntista de algum destes bancos. É necessário também se enquadrar no perfil de exigência de cada linha de crédito.

PROGER

Programa de Geração de Emprego e Renda. Financia todos os tipos de investimentos no valor de até 100.000 reais no prazo de 8 anos, com carência de 3 anos, com juros de 6,5% ao ano.

PRONAF

PRONAF-E - Financiamento de até 36.000 reais. Até 10 anos pra pagar, com carência de 5 anos. Juros de 5,5% ao ano. No Centro Oeste os juros são de 5,0% ao ano.
PRONAF-B Financiamento de até 18.000 reais, juros de 2% ao ano, 10 anos para pagar 5 anos de carência.
PRONAF-C Financiamento de até 6.000 reais. Juros de 2% ao ano. Rebate de 700 reais, ou seja, o produtor embolsa este valor caso pague em dia as prestações. Ele tem até 10 anos para pagar, com carência de 5 anos

BNDES

O Banco Nacional do desenvolvimento, através de bancos públicos e privados possui também linhas de créditos para diversos setores da agricultura.

Morderfrota - Financia máquinas novas ou usadas se esta tiver menos de 8 anos de uso. Financia até 90% do bem se o produtor tiver renda acima de 250.000 reais por ano. Se a renda for abaixo deste valor o Banco financia 560 do valor. Prazo de 5 anos para pagar. Para colheitadeiras, o prazo é de até 6 anos. Juros de 7,5 a 9,5% ao ano, dependendo da renda do produtor.

Moderinfra - Destinado ao financiamento de investimentos em obras de infra-estrutura, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da agricultura irrigada sustentável, econômica e ambientalmente, e ampliar a capacidade de armazenamento nas propriedades rurais.

Itens Financiáveis: Investimentos fixos ou semifixos relacionados à implantação, ampliação, reforma ou recuperação, adequação ou modernização de sistemas de irrigação e de unidades armazenadoras.
Condições Gerais: Taxa de juros 6,75% ao ano (prefixada). - Nível de participação Até 80% do valor do bem. - Prazo Total Até 60 meses, incluída carência de até 12 meses. - No período de carência não haverá pagamento dos juros.

Durante a fase de amortização, eles serão quitados juntamente com o principal.

BANCOS PRIVADOS

O Bradesco, por exemplo, que tem uma forte tradição no setor agrícola, também possuem linhas de financiamento para os produtores que quiserem modernizar ou adquirir máquinas e implementos agrícolas. Alguns créditos que o Bradesco disponibiliza são:

Investimento Agrícola: Destinado à aquisição de bens ou à realização de serviços que durem por mais de um ciclo produtivo. É possível financiar investimentos fixos e semifixos na agricultura como: máquinas e equipamentos, construções rurais e culturas perenes.

Beneficiários: Produtores Rurais (pessoas físicas e jurídicas) e Cooperativas de Produtores Rurais.
Itens Financiáveis - Aquisição de Máquinas e Equipamento novos ou com até 5 anos de uso.
- Plantio de Cana de Açúcar.
- Construções Rurais.
Limite de Financiamento Até 560 do orçamento/proposta, limitado à R$ 100 mil/Ano Safra.
Se o produtor necessitar de recursos superiores para atender a totalidade de seu orçamento, a complementação poderá ser feita com a utilização de RL - Recursos Livres. Para consultar as condições procure uma agência.

Encargos 6,75% ao ano
Forma de Pagamento Semestral, ou Anual de acordo com a atividade desenvolvida.
Obs.: Para o Plantio de Cana de Açúcar, o pagamento é Final.
Prazo 24 meses.

FINAME Agrícola

Próprio para o financiamento de máquinas e equipamentos novos, destinados ao setor agropecuário, de fabricação nacional, cadastrados no BNDES/Finame e identificados como agrícolas.

Beneficiários: Produtor rural (pessoa física), com efetiva atuação no setor agropecuário. Pessoa jurídica de direito privado, sediada no país, nacional ou estrangeira, inclusive cooperativa, e empresário individual (desde que exerça atividade produtiva, esteja inscrito no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ e no Registro Público de Empresas Mercantis), com efetiva atuação no setor agropecuário.

Condições Gerais: Taxa de juros Pós-fixada e definida na análise de crédito.
Nível de participação: Até 90% do valor do bem.
Prazo Total Até 60 meses.
Forma de pagamento principal e juros: Mensais, semestrais ou anuais.

É importante lembrar que todas as operações estão sujeitas a disponibilidade de recursos, análise e aprovação.


Edicões de 2008
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES