Edições Anteriores
SHOW RURAL COOPAVEL - AGRO PASSA COM LOUVOR NO PRIMEIRO TESTE DO ANO
rev 120 - fevereiro 2008

Show Rural, realizada em Cascavel, bateu recorde de visitantes e foi realizada sob um clima bastante otimista, que se refletiu nos negócios.

Após duas décadas de existência, o Show Rural Coopavel, realizado e 28 de janeiro a primeiro de fevereiro em Cascavel, oeste do estado do Paraná, teve este ano uma missão ainda mais importante. Após um longo período de crise no setor agrícola, ela foi a primeira feira de peso no país a acontecer dentro de um novo cenário, mais otimista e promissor. Assim, o que acontecesse na mostra paranaense serviria de termômetro para todas as demais feiras do ano. E ela não decepcionou, animando até os mais pessimistas.

Mesmo enfrentando a chuva, os produtores compareceram em massa ao evento, batendo, nesta vigésima edição, o recorde histórico de público em um único dia, beirando as 50 mil pessoas. Ao todo, passaram pela feira mais de 180 mil visitantes, 40 mil a mais do que se previa inicialmente. Os números encheram de satisfação o presidente da Coopavel e responsável pela realização do evento, Dilvo Grolli. Ao final do terceiro dia da feira, orgulhoso, Grolli anunciou aos jornalistas presentes a quebra de recorde de público num único dia do Show Rural, em vinte anos de existência. Naquele dia, passaram pelo parque mais de 48 mil pessoas, isso, num dia em que o tempo teimou em não colaborar.

Ávidas em apresentar novidades na primeira grande mostra do ano, as empresas de máquinas e implementos vieram carregadas de lançamentos e produtos de ponta. A New Holland, por exemplo, foi uma das que trouxe o maior número de novos produtos, para diversas aplicações. De acordo com o Diretor Comercial da empresa Luiz Feijó, o país está vivendo um momento especial, e o clima pôde ser sentido durante a feira. “O mercado agrícola é cíclico, tem seus altos e baixos, e agora, finalmente, estamos entrando num período positivo, que deve se alongar por, pelo menos uns dois anos”, afirma Feijó, citando o alto preço internacional das commodities, o bom momento da cana e os altos índices de produtividade alcançados pelos produtores brasileiros como os principais alicerces do bom momento vivido pelo setor.

De acordo com ele, o Brasil é o mercado do futuro para a New Holland, não só para produção de produtos agrícolas de alta qualidade e por preços competitivos, mas até mesmo para ser um futuro pólo exportador de máquinas para o resto do mundo. “As condições do país tem-se mostrado favoráveis sob todos os aspectos”, explica.

Já a Case, outras marca da CNH, aposta em máquinas de maior porte, tanto, que mostrou na feira a maior colheitadeira axial do mundo, a 8010. “É um bom atrativo, e o interesse dos visitantes por máquinas como essa mostram o quanto o produtor está animado em relação às perspectivas futuras do agronegócio”, esclarece Daniel Campos, especialista em marketing de colheitadeiras da empresa. Outros produtos da Case que se destacaram na feira foram, de acordo com Campos, os tratores de maior potência e as colhedoras de cana: “Isso é reflexo da fase vivida pelo setor canavieira por conta do boom do etanol”, explica.

Vitrine também para as empresas apresentarem novidades no desenvolvimento genético de novas variedades de sementes, o Show Rural 2008 foi um verdadeiro laboratório a céu aberto. De acordo com o gerente da Nidera Sementes, Ricardo Mayer, a receptividade dos agricultores aos produtos oferecidos pela empresa é animadora. “Nós entramos no país às portas da última grande crise vivida pelo setor e, em pouco mais de quatro anos de árduo trabalho conseguimos um reconhecimento acima de qualquer expectativa”, conta, citando os resultados obtidos pela empresa na pesquisa Top of Mind realizada pela revista Rural, onde apareceu em quarto lugar, mesmo com pouco tempo de Brasil. Mayer aponta o setor de bio-combustíveis como o carro chefe do agronegócio brasileiro nos próximos anos. Atenta a isso, a Nidera vem trabalhando arduamente para apresentar ao mercado novas variedades adaptadas às condições brasileiras, não só de soja e milho, mas também de sorgo e girassol. “Estamos trabalhando muito e os resultados já puderam ser mostrados no Show Rural”, conta o gerente de Desenvolvimento de Produtos da Nidera Luis Antônio Keplin.

Oferecer soluções com ganhos de até 15% produtividade nas culturas de soja e milho e levar informações sobre técnicas eficientes de manejo foram os objetivos da BASF durante o Show Rural. “O momento é oportuno, uma vez que o Brasil bate recordes de produtividade a cada ano e o produtor rural está cada vez mais em busca de ferramentas que ajudam a ter maior produção e rentabilidade”, afirma Fábio Dias, gerente de Marketing de Soja e Milho Proteção de Cultivos da BASF.

Segundo Dias, essa foi uma importante oportunidade dos agricultores conhecerem o que há de mais moderno no que se refere à tecnologia e sanidade no campo.  Além disso, puderam verificar como é possível obter os ganhos de produtividade e qualidade a partir da utilização desses produtos, a fim de gerar uma produção mais rentável e que identifique todas as alternativas para seu negócio, sem que haja necessariamente aumento da área cultivada. “Nossa intenção com o evento foi estar mais uma vez próximo do produtor e verificar quais são suas necessidades, a fim de propor soluções eficientes, que vão ao encontro de seus objetivos e comprovar como a linha AgCelenceTM pode auxiliá-lo”, afirma.

Programa Trator Solidário

Durante o Show Rural, o Governo do Paraná, juntamente com a New Holland fez a entrega de alguns tratores do programa Trator Solidário, uma iniciativa da Secretaria da Agricultura do Estado que visa facilitar o acesso a novos equipamentos para pequenos produtores e para quem vive da agricultura familiar. O programa oferece tratores de 55 e 75 cavalos, estes, os mais procurados.

Os produtores que fizerem as aquisições de máquinas através de recursos do crédito rural ao amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), serão beneficiados com taxas de juros que vão variar de 2% a 5,5% ao ano, de acordo com a renda bruta anual da propriedade. Os agricultores do grupo C com renda bruta anual de R$ 18 mil a R$ 36 mil deverão pagar os juros mais baixos. Os prazos de pagamento têm limite de 10 anos, com dois anos de carência. Além dos preços mais acessíveis das máquinas, o agricultor familiar terá a vantagem do financiamento em equivalência-produto, cuja moeda de conversão será o milho. De acordo com Mario Toigo, da New Holland, a empresa se sente honrada em participar deste projeto, levando tecnologia para as pequenas e médias propriedades. “Vencer essa licitação feita pelo Governo do Paraná permitiu a New Holand tomar parte deste projeto tão bonito, que vai ajudar as pequenas propriedades rurais a elevar seus níveis de produtividade”, afirma Toigo, lembrando que o Programa Trator Solidário vai causar um impacto positivo na empresa. “Por conta do projeto, estamos readequando nossa linha de produção e também nossa rede de concessionárias. Estes tratores vão ampliar significativamente nossa participação no mercado de tratores de menor potência”.

Através desse programa, o Governo do Paraná pretende atender a 4 mil famílias de agricultores até o ano de 2010. Porém a cada ano um novo pregão será realizado para atualização dos preços, com novo edital e concorrência pública. Felizes com a nova aquisição, muitos produtores já faziam planos das benfeitorias em suas propriedades. Um dos que receberam a chave do trator durante o Show Rural foi Nicodemos Antônio do Rego, produtor de leite na cidade de Nova Aurora, onde também planta soja e milho. “Finalmente, chegou a nossa vez. O atual governo está reconhecendo a importância dos pequenos e criando condições para adquirirmos produtos que, de outra forma seriam impossível de serem comprados”, conta ele, afirmando que o novo trator, de 75 cavalos, vai agilizar uma série de tarefas dentro da fazenda.


Edicões de 2008
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES