Edições Anteriores
EROSÃO - CUIDADO COM O SOLO DEVE SER REDOBRADO
rev 119 - janeiro 2008

A erosão dos solos foi no passado e talvez ainda o seja no presente, o maior fator de desgaste e decadência dos cafezais brasileiros.

Os prejuízos causados pela má conservação do solo afetam diretamente o cafeicultor, podendo comprometer irremediavelmente o sucesso de seu empreendimento. Nestas condições, a primeira providência na instalação de um cafezal seria a de localizá-lo em terrenos capazes de suportá-lo com segurança, mediante o emprego de práticas conservacionistas simples e relativamente pouco dispendiosas.

Os solos muito íngremes ou pedregosos, pelas dificuldades que apresentam para um controle eficiente da erosão e para a execução dos trabalhos normais dentro da lavoura, são contra-indicados para a cafeicultura. Para os solos de pequena declividade, o plantio em nível, nos espaçamentos recomendado conjugados com a utilização de certas práticas de execução simples, é suficiente para um controle eficiente das enxurradas e da erosão do solo.
Essas práticas são as seguintes:

- Redução das capinas: durante o período chuvoso, ao mínimo necessário para reduzir o arrastamento de terra pelas águas da chuva.
- Alternância das capinas: consiste em se capinar (nas lavouras plantadas em nível) rua sim rua não. Na capina seguinte o processo é invertido, fazendo-se a capina nas ruas não trabalhadas da primeira vez e assim sucessivamente. Esse processo mantém sempre os talhões de café com metade das ruas protegidas por uma barreira vegetal formada pela vegetação espontânea, a qual diminui a velocidade das enxurradas evitando a erosão do solo.
- Culturas intercalares: durante a formação do cafezal, pode plantar culturas ou adubos verdes plantados em linhas contínuas e que apresentem boa capacidade cortar o escorrimento das enxurradas, favorecendo a infiltração da água no solo.
- Herbicidas de pré-emergência: deve evitar o emprego, pois contribuem com a compactação do solo, aumentando a erosão e o escorrimento da enxurrada, prejudicando a cultura.
- Adubações: efetuar as adubações adequadas para dar à cultura principal e às intercalares um desenvolvimento vegetativo vigoroso.

Além de um determinado declive calculado em função do tipo de solo, deverão ser empregadas práticas mecânicas de conservação de solo, levando em consideração as particularidades do relevo e do tipo de solo, devendo ser consultado um técnico especializado no assunto.

O preparo do terreno, para o plantio de café, dependerá do uso anterior do solo. Assim, se o solo vier sendo cultivado com culturas anuais, bastará uma aração e gradagem. Em locais de pastagem ou em solos compactos, para se descompactar o solo poderá ser necessário mais de uma aração e gradagem ou até uma subsolação.

No caso do terreno de derrubadas, de mata natural ou floresta artificial, é dispensável a aração, bastando uma limpeza e coveamento.

Antes de iniciar o preparo, é aconselhável providenciar a análise do solo, para que as adubações sejam feitas mais correta e economicamente.

O preparo do terreno deverá ser iniciado a partir de abril. A seguir faz-se a locação, marcando-se as covas, que deverão ser alinhadas em nível. Também os carreadores deverão ser locados. Os carreadores em nível deverão ter uma largura média de 6 a 7 metros. Os carreadores pendentes terão uma largura média de 5 a 6 metros.

A distância entre os dois carreadores em nível, dependerá da declividade, localização e tamanho do cafezal, mas de um modo geral, essa distância deverá estar entre 8 e 15 ruas de café. O intervalo aconselhável entre os carreadores pendentes é de 50 a 70 covas. A locação dos carreadores pendentes deverá ser feita em pequenos lances, cada um unindo apenas dois carreadores em nível.

Os carreadores pendentes em lances muito compridos poderão favorecer a formação de enxurradas erodindo o solo.

Preparo das Covas

Normalmente a abertura das covas para o plantio é feita com o auxílio de enxadões. Pode-se, entretanto, sulcar o terreno no espaçamento desejado com um sulcador do tipo usado para o plantio de cana. Esses sulcos, assim abertos, são de espaço em espaço, aprofundados e "acertados" com enxadões, transformando-se em covas.

O uso de sulcadores aumenta muito o rendimento da abertura de covas, tornando mais econômica essa operação. Em condições normais as covas deverão ter 60cm de comprimento, 40cm de profundidade e 40cm de largura. Em caso de solos muito compactados (duros) as dimensões deverão ser maiores.


Edicões de 2008
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES