Uma venda, hoje, não começa e nem termina no balcão
de uma loja. Todo trabalho de marketing e assistência dada na pré
e pós-venda ajudam a garantir a confiança e a preferência
do cliente. A competição está cada dia mais acirrada e só
quem se mantiver atendo ao que o mercado pede vai continuar forte, sentencia.
O reconhecimento vindo através do Top List, porém, serve
como um indicador positivo do acerto na escolha dos caminhos a seguir. "Estamos
muito satisfeitos em fazer parte do Top List Rural 2007, pois trata-se de
um reconhecimento que vem diretamente do campo. O resultado da pesquisa aponta
que estamos na direção certa e continuaremos a trabalhar intensamente
para levar o que há de mais moderno para o manejo de pragas agrícolas
em diversas culturas e de Norte a Sul do Brasil", comemora o gerente de portfólio
inseticidas da Bayer CropScience, Mauro Alberton. A Bayer venceu na categoria
inseticidas.
Restrita exclusivamente a leitores regulares da Revista
Rural, a distribuição dos questionários do Top List seguiu,
percentualmente, a mesma representação por região da circulação
da revista, critério semelhante estabelecido também para a execução
do Top of Mind no meio do ano. Assim, foram 42,0% da região Sudeste (SP,
MG, RJ e ES) , 27,0% da região Centro-Oeste (MT, MS, GO e TO), 19,0% da
região Sul (RS, PR e SC), 4% da região Norte (PA, AM e RO) e 8%
da região Nordeste (BA, PE, CE e PI).
Essa distribuição,
aliada a rigorosos métodos de controle, garantem um resultado preciso,
sem distorções ou manipulações de qualquer tipo. Chegamos
a enfrentar problemas nos primeiros anos da pesquisa, quando o acesso aos questionários
era aberto. Uma vez recebemos mais de 150 questionários de uma única
cidade, bem pequena, na região Sul do país que, coincidentemente,
sediava uma grande empresa de produtos agropecuários. Tivemos que identificar
e desconsiderar todos eles na hora da apuração, conta, lembrando
que, também havia há alguns anos questionários enviados em
duplicidade. Hoje, porém, isso é quase impossível de
acontecer. Para responder em duplicidade, a pessoa teria que utilizar outro nome
e outro RG e CPF, porém, a RW Teleserviços, empresa responsável
pela tabulação dos resultados, utiliza um software que, não
apenas bloqueia as duplicidades mas rejeita CPFs inválidos, ou seja, aqueles
que não correspondam ao nome da pessoa inscrita na ficha. Além disso,
como as fichas são enviadas por nós a um universo pré-determinado,
casos de questionários de pessoas fora dessa lista são cuidadosamente
analisados e, sob qualquer indício de irregularidade, são descartados,
garante Albim.
Por
se tratar de uma pesquisa relativamente longa, a Rural procura sempre criar ações
que motivem o preenchimento e re-envio dos questionários. Este anos,
demos um plus de seis meses na assinatura de quem respondesse o questionário.
A adesão foi impressionante, muito positiva, quase 560, comemora.
O diretor da Rural lembra que no Top Listi não há qualquer indução
nas respostas, ou seja, não são dadas alternativas para o pesquisado.
Entretanto, como o questionário é preenchdio sem a presença
de um entrevistador e sem prazo para sua finalização, o participante
pode até mesmo fazer consultas antes de responder, ao contrário
do Top of Mind, quando o que vale é a primeira resposta do entrevistado,
certa ou errada. Resultados Os
números finais do Top List coroaram a maioria das marcas já consolidadas
na pesquisa. A Massey Ferguson, por exemplo, vencedora em todas as sete edições
na categoria tratores, repetiu a dose mais uma vez, com 23%. No Top of Mind, realizado
há mais tempo, 10 anos, a Massey é uma das marcas que realizaram
a proeza de vencer em todas as dez edições.
Outra deca-campeã
do Top of Mind, a Purina, manteve com a folga habitual seu domínio no mercado
de rações, refletindo no resultado do Top List. Este ano, ela fechou
a pesquisa com impressionantes 51%, ficando bem próxima de levar o título
de Top do Top, conferido as marcas que obtém o maior número de indicações
absolutas, entre todas as categorias. Na pecuária, o feito foi repetido
mais uma vez pela Gerdau, Top do Top e vencedora em duas categorias: arames, com
62%, e pregos, com 29%. Em agricultura, a performance que garantiu o Top od Top
foi a da Manah (43%), fertilizante da Bunge, que já havia ganho o titulo
em outras edições.
A Gerdau não foi a única
a obter vitória em mais de uma categoria. A Syngenta, com Cruiser e Vertimec
(respectivamente em Tratamento de Sementes, com 12%, e Acaricidas, com 11%), e
a Coimma, vencedora em Troncos (26%) e Balanças (28%) , também terminaram
com expressivo resultado.
Já a Basf ganhou em apenas uma categoria,
Fungicidas, com seu produto Ópera (26%). Entretanto, a Basf foi a empresa
que obteve o maior número de produtos citados nas diversas categorias em
que atua. Foram quatro produtos em Fungicidas, dois em Inseticidas e dois em Herbicidas.
Matsuda, campeã em todas as edições após a criação
da categoria Sementes para Pastagem, e a Lagoa da Serra, líder no Top List
e no Top of Mind em Inseminação Artificial, também tiveram
destacada participação este ano. Top
List x Top of Mind Co-existindo
há sete anos, a pesquisa Top of Mind Rural e o Top List, divulgadas com
um intervalo de cinco meses entre elas, ainda causam certa confusão em
boa parte dos profissionais de marketing. Por essa razão, Flávio
Albim faz questão de ressaltar suas significativas diferenças: "Ao
contrário do Top of Mind, onde o que vale é a força dos nomes
de marcas e produtos junto ao público, o Top List Rural é uma espécie
de eleição, onde o leitor da revista escolhe seus produtos e marcas
preferidos. No Top of Mind a resposta é imediata, pois vale o que vier
primeiro a cabeça do entrevistado. No Top List, a resposta é por
escrito, por formulário preenchido na revista ou no site.
O leitor
pode pensar antes de responder ou pesquisar e confirmar nomes junto a seus funcionários
ou fornecedores para dizer exatamente os produtos que utiliza e aprova. Deste
modo, não há na pesquisa do Top List entrevistas por telefone ou
por abordagem direta em eventos. Todos os questionários computados vieram
por carta, por fax ou por e-mail, juntamente com uma ficha com todos os dados
do eleitor. No Top of Mind quem responde é o entrevistado, já no
Top List ele é tratado como eleitor, não como entrevistado, e participa
espontaneamente".
Resultado |
Semente - AGROCERES - 39% |
Semente p/ Pastagem - MATSUDA - 32% |
Herbicida - ROUNDUP - 19% |
Fungicidas
-
ÓPERA - 26% |
Acaricida
- VERMITEC - 11% |
Inseticida
- BAYER - 36% |
Tratamento
de Semente
- CRUISER - 12% |
Sistema Pulverização - JACTO - 15% |
Fertilizantes
-
MANAH - 43% |
Irrigação
-
VALLEY - 16% |
Colheitadeira
-
NEW HOLLAND - 22% |
Enfardadeira
-
NOGUEIRA - 14% |
Trator
- MASSEY - 23% |
Colhedora
Forragem - JF - 8% |
Plantadeira - JOHN DEERE - 19% |
Silo
- KEPLER WEBER- 32% |
Arame -
GERDAU - 62% |
Tela - BELGO - 15% |
Prego
- GERDAU - 29% |
Motoserra - HUSQUARNA - 21% |
Balança
- COIMMA - 28% |
Tronco
- COIMMA - 26% |
Ração
- PURINA - 51% |
Sal Mineral
- TORTUGA - 47% |
Inseminação
-
LAGOA - 48% |
Brinco
-
ANIMALLTAG - 21% |
Ordenhadeira
-
DE LAVAL - 25% |
Tanque
Resfriamento -
DE LAVAL - 12% |
Antibiótico
-
AGROVET - 21% |
Estimulador
de Cio
- CIOSIN - 75% |
Anti
Môsca do Chifre -
TOP TAG - 9% |
Carrapaticida
-
TOPLINE - 16% |
Vermífugo - DECTOMAX - 25% |
Vacina
- PFIZER - 21% |
Anti-Mastite
-
BAYER - 21% |
Crédito
Rural -
BANCO BRASIL - 62% |
Picape
-
FORD - 21% |
Caminhão
-
VOLKSWAGEN - 21% |
Pneus Agrícolas - GOODYEAR - 32% |
Energético - STIMOVIT 18% |
Roçadeira - HONDA 12% | |