Hoje
a pesquisa é feita por telefone em pouco mais de uma semana, quase nem
temos contato, já recebemos ela pronta. Parece muito fácil, mas
no começo era muito complicado, nós íamos para o mundo entrevistar,
levava quase três meses para fazer a pesquisa, explica Flávio
Albim, diretor da Revista Rural, que também completa dez anos em 2007.
Nós sempre tivemos como premissa crescer nos momentos de crise, então
foram justamente nas épocas mais difíceis que a Revista Rural tomou
as decisões mais importantes, criou novidades, buscou novos caminhos e
consegui dar a volta por cima, sobreviver à crise e normalmente sair da
crise mais forte do que quando entrou, afirma Albim. O Top
of Mind Rural é a confirmação da empresa se ela está
crescendo, evoluindo, se está bem vista pelo público. Assim
Jorge Matsuda definiu a pesquisa que há dez anos busca fazer uma ponte
entre o mercado e o trabalho de marketing que as empresas do agronegócio
vêem realizando. A Matsuda venceu na categoria sementes para pastagens,
e o presidente da empresa creditou a vitória ao incessante trabalho de
sua equipe, a tecnologia e a produtividade. Uma assessoria de campo para
que a resposta seja aplicada com resultado e retorno também é muito
importante. No agronegócio, não se pode ficar para trás.
O Top of Mind Rural faz com que a empresa consolide, solidifique e dê continuidade
no agronegócio, que é uma realidade desde a época da colonização.
Nosso enfoque também é o segmento do agronegócio, afirmou
Jorge Matsuda.
O Marketing ensina que o mais poderoso conceito é
representar uma palavra na mente do consumidor. Alguns vencedores do Top of Mind
Rural entenderam e levam essa idéia muito a sério. É o caso
da Coimma, que investe pesado em ações de marketing: A Coimma
está basicamente em todos os níveis da mídia. Nós
temos propaganda em televisão, em revistas especializadas, jornais e é
por esse caminho que a gente continua. A Coimma está há 56 anos
no mercado graças a esse trabalho de qualidade e de divulgação,
porque ninguém sabe que a empresa existe se não for através
da mídia, da propaganda em geral, afirma o diretor da Coimma, José
Otacílio da Silveira. Tanta divulgação deu retorno, já
que a Coimma foi o único nome a ganhar o Top of Mind Rural em duas diferentes
categorias: Balanças e Troncos. Para a Coimma, esse prêmio
é muito importante, porque mostra o reconhecimento do nosso cliente com
a nossa empresa, com o nosso produto. A Coimma prima muito pela qualidade dos
seus produtos; para que o nosso produtor rural tenha realmente produtos que possam
contribuir com a qualidade do seu rebanho, do seu trabalho na pecuária
nacional e eu acho que esse prêmio é importante porque mostra toda
a força da empresa, todo o reconhecimento, tanto do nosso cliente como
dos nossos funcionários e da nossa empresa, que busca sempre o que há
de melhor para levar para o nosso produtor rural, explica Otacílio
da Silveira.
O Top of Mind Rural 2007 mostrou que as empresas de agronegócio
buscam cada vez mais a inovação na divulgação dos
seus produtos. Muitas delas estão criando parcerias com canais de televisão.
É o caso da Lagoa da Serra, que venceu na categoria Inseminação:
Nos somos a empresa pioneira em implantar um link direto, ao vivo com uma
empresa privada. A Lagoa da Serra já está há quatro anos
nessa parceria com o Canal do Boi e com certeza esse foi o divisor de águas
do nosso negócio. A gente disparou no percentual de reconhecimento pelo
cliente. A televisão é um instrumento fantástico de divulgação.
Eu acho que sem ele você não conseguiria ter esses índices
que nós temos hoje, afirma Lúcio Cornachini, vice-presidente
da Lagoa da Serra. Outra empresa que investe na parceria com a mídia televisiva
é a Matsuda: Esse projeto [também com o Canal do Boi] visa
com que a tecnologia e os novos lançamentos e a produtividade seja vinculada
à orientação técnica e rápida com a conscientização
do produtor, explica Jorge Matsuda.
Uma outra importante premissa
do Marketing é sempre colocar o cliente em primeiro lugar. E, coincidência
ou não, as empresas rurais brasileiras que venceram o Top of Mind Rural
vêem como um dogma a opinião dos consumidores: (...) além
de tudo, é você poder ajudar o cliente. Entender um pouco as necessidades
dele também fez o grande diferencial. Então o produto você
tem que ter, agora olhar para o cliente poucas empresas fazem. Algumas empresas
falam o seguinte: Esse negocio vai ser muito bom para a nossa empresa. Nós,
da Lagoa da Serra, falamos: Esse negócio vai ser muito bom para o nosso
cliente, porque quando é bom para o nosso cliente, vai ser bom para a nossa
empresa. Então, sempre focado na necessidade do nosso cliente e eu acho
que foi esse o diferencial: De poder mostrar o nosso trabalho através do
Canal do Boi e também focar no negócio do nosso cliente, diz
Lúcio Cornachini. Jorge Espanha, diretor de Marketing, acredita que a Pfizer
está sempre no topo por um motivo simples: Pessoas, as pessoas é
que sempre fazem a diferença. As pessoas é que sempre dão
o tom. A Pfizer venceu nas categorias Anti Mosca dos Chifres, com a marca
Top Tag e Vacinas.
Estratégias de Marketing são fundamentais
para o sucesso de uma empresa, e uma boa campanha é essencial para divulgar
o seu produto. Mas o que para muita gente parece impensável é que
uma campanha publicitária não necessita ser milionária e
complexa. Você pode fazer um trabalho de Marketing super eficiente
com pouca verba, com pouco gasto. Se você for criativo, se você realmente
conseguir saber o que o público consumidor quer, falar a linguagem certa
e oferecer para ele exatamente o que ele está esperando ouvir, você
vai ter resultados, explica Flavio Albim.
Após dez anos,
o Top of Mind Rural é visto como uma pesquisa de muita credibilidade pelas
empresas do agronegócio. Nós contabilizamos muito respeito,
mas também contabilizamos muito desafeto ao longo destes anos. Tem muita
empresa que não quer falar com a gente, que vai mal no Top e nos culpa
por isso. Ela devia olhar para trás, olhar para o trabalho de marketing
que ela faz e ver se realmente está com um projeto bem amarrado. E isso
não é o quanto ela gasta. O Top é só um sintoma, o
Top é um termômetro, ele não indica quem é o melhor,
quem é o pior, ele simplesmente dá uma indicação de
como o mercado está recebendo o trabalho que todas as empresas vêm
fazendo, afirma o diretor da Revista Rural. |