CAFÉ - É PRECISO FAZER CONTA ANTES DE PRODUZIR!
rev 103 - setembro 2006

Com objetivo de capacitar os agentes para atuarem como multiplicadores dos procedimentos de levantamento de custos de produção de café e leite, a Embrapa Rondônia e a Cooperativa Milênio vão realizar cursos sobre “Custo de Produção de Café e Leite”. Para o pesquisador da Embrapa Rondônia e instrutor do curso, Samuel Magalhães, a contabilidade de custos é ferramenta essencial para a administração do negócio agrícola, pois fornece ao produtor rural informação sobre o desempenho financeiro de sua atividade.

Além disso, o levantamento de todos os custos permite avaliar o retorno que determinada atividade está oferecendo e comparar este retorno com outras. O pesquisador espera sensibilizar os produtores para a importância do cálculo do custo de produção e transmitir alguns conceitos básicos necessários para seu cálculo.

Para efetuar este cálculo é necessário fazer um minucioso levantamento de todas as tarefas que demandam a atividade econômica. Samuel cita como exemplo o custo da produção da cultura do café, em que é imprescindível conhecer toda as etapas de implantação e da condução da lavoura, desde o plantio da muda até a colheita, secagem e beneficiamento do grão.

Outra etapa do trabalho consistirá em visitas técnicas e realização de painéis para a definição de sistemas de produção, levantamento de coeficientes técnicos, preços e custo de produção de café, nos municípios de Ariquemes, Alto Paraíso e Cacaulândia e de leite em Buritis, Campo Novo e Monte Negro, pelos participantes do curso, sob a orientação da Embrapa.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES