Edições Anteriores
QUEDA NO FINAL DO ANO PASSADO PREOCUPA SETOR LEITEIRO
rev 37 janeiro 2001

Fazendo uma comparação entre valores recebidos no correr de 2000 com as médias de janeiro a dezembro de 1999, verifica-se que houve um aumento real ( com preços deflacionados) de 6,4%. De janeiro a dezembro de 2000, a média do leite tipo C, por exemplo, foi de 1999, calculada pelo Cepea, foi de R$ 0,31/litro ( valores deflacionados pelo IGP-DI e convertidos em valores de dezembro de 2000).

A principal justificativa para as reduções dos preços nos últimos meses de 2000 é o aumento da oferta período de safra -, mas há de se destacar que nem todas as bacias tiveram elevação da quantidade produzida. Conforme levantamento do Cepea, apenas Bahia e g Goiás tiveram um aumento geram na produção no mês de novembro. Nos demais estados, não houve elevações homogêneas da oferta de leite e, em algumas bacias, o volume se apresentou estável.

O valor diferenciado (reduzido) pago pelo leite entregue extracota foi praticado no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Nos demais estados, o extracota não está sendo aplicado de forma significativa e algumas empresas não pretendem usar essa diferenciação negativa nesta safra. Com as sucessivas reduções do valor pago ao produtor, ao produtor, o preço do longa vida também diminuiu e chegou ao consumidor no final do ano, em média, por R$ 0,62.

De qualquer forma, o início de janeiro, primeiro mês de 2001, não apresentou perspectivas de mudança na tendência do final do ano, aumentando ainda mais a apreensão do produtor brasileiro. A queda dos preços no mês de janeiro se confirmou em praticamente todos os estados brasileiros e o aumento da oferta novamente não apareceu de forma homogênea, sendo que na maioria das regiões a produção foi estável.

Por outro lado, alguns acontecimentos no mercado internacional podem influenciar positivamente, favorecendo o produtor no mercado interno do Brasil, segundo analistas do setor. O aumento da demanda analistas do setor. O aumento da demanda verificado no mercado asiático e os preços elevados de leite de leite praticados no mercado externo, juntamente com as investigações antidumping conduzidas pelo governo, podem elevar a demanda pelo leite e os estoques que estão sendo formados ser desovados. Este movimento internacional pode influenciar positivamente no mercado nacional a partir do momento em que países que exportavam o produto para o Brasil deixarem de fazer essas remessas e se voltarem para o mercado asiático, mais atraente.


Edicões de 2001
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES