Destaques Pecuária

Robô alimentador de suínos toca até música clássica

Em um momento desafiador para a suinocultura, muitos produtores buscam soluções para otimizar os custos de produção. Dentro deste cenário, o uso de robôs com música clássica para aprimorar a produção de carne suína vem crescendo e se mostrando uma alternativa para se manter competitivos em meio às oscilações do mercado.

A tecnologia, lançada pela ROBOAGRO, de Caxias do Sul-RS, é inédita do país e já conta com mais de 400 unidades em operação nos três estados da Região Sul, responsáveis por 66% da suinocultura brasileira. Conforme dados da empresa, o número de pedidos de orçamentos dobrou nos meses de abril e maio. Um dos motivos é a flexibilidade, precisão e gestão que o robô traz para produtores e agroindústrias, ao permitir ajustar a sua produção à dinâmica mercado.

O uso de música clássica na hora da distribuição da ração para os animais é baseado em diversos estudos que comprovam a eficácia desse tipo de estratégia na fase de crescimento dos suínos. Uma dessas pesquisas foi conduzida por uma equipe da Universidade de São Paulo (USP) que demonstrou que o ‘enriquecimento sensorial do ambiente’ acarreta na diminuição do comportamento agressivo dos animais e a manutenção da taxa de engorda com um consumo menor de ração, o que tem grande impacto no custo de produção dos suínos.

Além da música, a robotização da produção, conhecida como Suinocultura 4.0, já é novo padrão para o mercado brasileiro. Essa prática consiste no uso de ferramentas e tecnologias que possibilitam otimizar todas as etapas do processo produtivo. Segundo levantamento do Sebrae, cerca de 81% dos suinocultores dos três estados da Região Sul seguem um modelo de produção integrado, onde uma cooperativa ou agroindústria fornece todos os insumos para a produção. Cabendo ao produtor gerenciar o consumo de ração e o crescimento dos animais que serão enviados para o abate, a chamada fase de crescimento e terminação.

Conforme explica Giovani Molin, diretor da ROBOAGRO, esse é um dos grandes desafios da suinocultura moderna, o correto acompanhamento do programa de arraçoamento e manejo estipulado pelas equipes técnicas das integradoras, já que os resultados da produção, na maioria dos casos, são conferidos apenas ao final do lote: “Essa forma de organização oferece poucas informações sobre o processo produtivo, apurando apenas os principais índices de produção como mortalidade e consumo de ração no fechamento do lote, o que torna o processo de decisão lento e ineficaz”, explica Molin.

O robô resolve este problema ao controlar quantas gramas ou quilos de ração são distribuídos por suíno a cada trato. O sistema realiza a alimentação dos suínos nas baias em horários pré-determinados e o ajuste em tempo real conforme o consumo dos animais, com o mínimo de interferência humana no processo.

Entre os principais benefícios percebidos dessa técnica é a possibilidade do controle e rastreabilidade em tempo real do consumo de ração em cada trato, em cada baia, por meio de um aplicativo e de um software. Isso facilita a análise individual de cada distribuição aumentando os resultados para o produtor, além de melhorar a competitividade e ganhos para toda a integração, produtores e agricultores que pode usar de recursos avançados como ferramentas de gestão e inteligência artificial para corrigir gargalos de produção e encontrar oportunidades de melhorias.

“Hoje, cerca de 70% do custo de produção da carne suína está diretamente ligado ao consumo de ração. Nos comedouros atuais existem muito desperdícios além de não haver nenhuma possibilidade de gestão e informação para o suinocultor. O robô oferece a oportunidade do criador ajustar a sua produção conforme as variações do mercado e dos custos dos insumos, isso deixa a carne produzida aqui muito mais competitiva frente a outros mercados”, explica Molin.

Juntamente com o aumento de ganhos de produção, esse processo oferece ao consumidor final uma carne de melhor qualidade, com menor uso de medicamentos e aditivos e dentro dos mais rígidos controles de sanidade e bem-estar animal.

Melhora da qualidade de vida do produtor

Além dos ganhos em produtividade, a robotização da suinocultura tem um impacto social altamente positivo nas propriedades onde está implantada. Ao transformar o produtor em um gestor do processo de crescimento dos animais evitam-se lesões por esforço repetitivo e exaustão, já que a quantidade de ração oferecida aos animais pode chegar facilmente a três toneladas por dia em propriedades de médio e pequeno porte. Também, como aponta Molin, a possibilidade pensar em sua granja como negócio e mais tempo de qualidade para passar com a família ou em outras atividades da propriedade, favorecem a sucessão familiar e evitam a evasão do campo.

“A robotização na suinocultura tem auxiliado muito na sucessão familiar, pois deixa o campo muito mais atraente para os jovens. Com o uso de novas tecnologias, as novas gerações estão percebendo que conseguem uma melhor qualidade de vida e um maior retorno financeiro do que teriam na cidade”, explica Molin.

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *