Destaques Negócios

STIHL inicia ampliação da sua fábrica brasileira

A STIHL realizou uma solenidade para o início das obras do novo Prédio de Montagem de Máquinas, empreendimento que dá sequência ao pacote de projetos com total de R$ 500 milhões a serem investidos na unidade brasileira até 2023. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou da cerimônia, dia 19 de setembro, na sede da STIHL Brasil, em São Leopoldo (RS). Além dele, Cláudio Guenther, presidente da STIHL Brasil, recebeu para a solenidade: Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo; Sérgio de Bortoli Galera, presidente do Sindimetal; Oldemar Plantikow Brahm, presidente da ACIST-SL; e demais funcionários da Empresa envolvidos neste projeto. “Em um Estado com capacidade de inovação como o Rio Grande do Sul, é preciso lembrar que esta riqueza é gerada pela iniciativa privada. Não é fácil ter um negócio no Brasil em razão dos diversos desafios e da complexidade. Ações como esta da STIHL representam o destaque à confiança de um Estado para quem investe e empreende”, pontuou o governador.

O novo Prédio Industrial da STIHL, que contará com processos de injeção de plásticos, usinagem e pintura de peças de magnésio, tratamento térmico de virabrequim e montagem dos equipamentos (motosserra, roçadeira, pulverizadores, sopradores etc.), terá um investimento total de R$ 67 milhões e irá modernizar ainda mais o parque fabril da marca, tendo em vista a tecnologia de ponta das instalações. A obra irá gerar mais de 160 empregos diretos e pelo menos 500 indiretos. Da mesma forma, mais de 80% das compras de materiais serão feitas com fornecedores do Rio Grande do Sul, tendo em vista a injeção de capital na economia regional. Essa condição foi determinante para o processo de contratação do novo empreendimento. A execução do projeto ficou a cargo da Engenhosul, empresa com 31 anos de história no estado. A conclusão das obras está prevista para 2021. “No futuro, o novo empreendimento nos permitirá aumentar nossa atual capacidade de produção, quando poderemos chegar a 1,1 milhão de unidades motoras fabricadas por ano em São Leopoldo. A estrutura irá aprimorar as condições e o ambiente de trabalho”, afirmou o presidente da STIHL Brasil, Cláudio Guenther.

A edificação possuirá mais de 14.000 m² e já nascerá dentro de conceitos da Indústria 4.0, com produção mais limpa e orientação para a Internet of Things (IoT). Além de possuir um sistema de ventilação mecânica automático, que garantirá uma alta taxa de renovação de ar, o prédio terá um pé direito livre de 12 metros de altura, proporcionando um excelente ambiente de trabalho para os colaboradores. Os conceitos de sustentabilidade também estarão presentes, com 100% da iluminação em LED, sistema de climatização de alta eficiência energética e água de reuso para todos sanitários. Os corredores serão mais amplos, prevendo, futuramente, o uso de automação logística. O prédio também contará com um moderno sistema de combate a incêndios e utilizará materiais, em sua grande maioria, incombustíveis. As áreas administrativas foram projetadas com foco no bem-estar e interação dos funcionários, utilizando modernos conceitos de espaços abertos, inovadores e humanizados.

A STIHL lidera o mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade. Com produtos destinados ao mercado florestal, agropecuário, construção civil, limpeza e conservação, de jardinagem profissional e doméstico, a empresa oferece uma ampla linha de ferramentas motorizadas portáteis que podem ser encontradas em mais de 3,6 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil. No país, a STIHL está localizada em São Leopoldo (RS), onde trabalham aproximadamente 2,5 mil colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *