Destaques Eventos

MSD Saúde Animal traz Temple Grandin ao Brasil

Mantendo o compromisso em fomentar discussões que contribuam para a melhoria da pecuária brasileira, com foco emprodutividade, eficiência e sustentabilidade sem deixar de lado as inovações voltadas ao bem-estar animal, a MSD Saúde Animal traz ao Brasil a pesquisadora mundialmente reconhecida Temple Grandin.

Em sua agenda no país, que consiste na semana de 23 a 27 de setembro, Temple participará de palestras sobre a adoção de boas práticas de bem-estar animal na pecuária, junto aos grandes parceiros da MSD Saúde Animal. No dia 24 de setembro, a especialista estará na sede do Minerva Foods para uma agenda de troca de experiências e visita à planta frigorífica. Depois seguirá para uma visita em um confinamento para acompanhar o manejo e conhecer as práticas realizadas no sistema brasileiro. O local escolhido foi a CMA Confinamento Monte Alegre, em Barretos (SP).

“A MSD Saúde Animal tem o orgulho de trazer a Temple ao Brasil, uma vez que o nosso foco é a ciência para animais mais saudáveis e estamos destacando o Programa Criando Conexões, um serviço que a MSD Saúde Animal oferece aos seus clientes e cujo objetivo é aprimorar o manejo do gado”, diz Denis Antônio gerente técnico de Ruminantes da MSD Saúde Animal.

No dia 26, será a vez da Temple visitar a planta da JBS/Friboi, e, à tarde, uma propriedade rural, ambas em Campo Grande (MS). “A vinda de Temple para o Brasil tem como principal objetivo ser um catalisador em benefício do bem-estar animal em todo o país. Com a integração, queremos ser uma forte referência mundial na área”, afirma o executivo.

Encerrando sua programação pelo Brasil, a pesquisadora participará da 4ª edição do “Repronutri – Simpósio de reprodução, produção e nutrição de bovinos: a pesquisa aplicada ao campo”, no dia 27 de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS). Na ocasião, Judson Vasconcelos, diretor da América do Norte para Assuntos Corporativos da MSD Saúde Animal, ministrará a palestra das “Iniciativas em bem-estar animal nos Estados Unidos”. Em seguida, será a vez Antony Luenenberg, coordenador técnico de Bem-Estar Animal da MSD Saúde Animal abordará o tema sobre a “Atuação da MSD Saúde Animal no Brasil através do Programa Criando Conexões”.

O Repronutri é uma realização da Embrapa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Anhanguera-UNIDERP e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Grupo Repronutri.

O método difundido por Temple, batizado de “manejo racional”, engloba práticas de bem-estar animal desenvolvidas com base científica, que têm como objetivo avaliar e favorecer questões ligadas à saúde, às emoções e ao comportamento natural do animal para que ele atinja os melhores índices de qualidade de vida.

Essas práticas fazem parte dos objetivos da MSD Saúde Animal, dentro do Programa Criando Conexões, que resultam em respostas positivas e mais produtivas para os animais. “A proposta, independentemente da técnica usada, será sempre a de melhorar todo o processo do manejo e garantir os resultados positivos voltados para a reprodução, com destaque para o aumento na taxa de prenhez, na performance de ganho de peso, na identificação precoce de animais enfermos e na redução de contusões”, reforça.

Referência na pecuária mundial

A americana Mary Temple Grandin, 72 anos, é uma das maiores autoridades globais em bem-estar animal. Temple possui bacharel em psicologia pelo Franklin Pierce College e mestrado em Zoologia na Universidade Estadual do Arizona, sendo Ph.D. em zoologia pela Universidade de Illinois, desde 1989.

A cientista, que desenvolveu o reconhecido manejo racional, revolucionou o tratamento racional de animais de produção nos Estados Unidos e em diversos países no mundo, inclusive no Brasil. Atualmente Temple ministra cursos na Universidade Estadual do Colorado sobre o comportamento de rebanhos e projetos de instalação, além de prestar consultoria para a indústria de pecuária sobre manejo, instalações e cuidado de animais.

Nesta vinda ao Brasil, Temple – também reconhecida por seu ativismo em causas relacionadas ao autismo – fará uma palestra sobre o tema inclusão na sede da MSD Saúde Animal, no dia 23 de setembro. Temple recebeu o diagnóstico de autismo, ainda criança, e hoje é considerada um dos principais símbolos do movimento em todo o mundo. A MSD Saúde Animal fomenta iniciativas que promovem o respeito à diversidade, cultura e a inclusão. Atualmente, mantém grupos voltados a discussões de inclusão de gênero, questões raciais, diversidade, entre outros.

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *