Pecuária

No período de transição, doenças afetam até 60% do rebanho

O período de transição das vacas leiteiras demanda cuidados do produtor. Esse período corresponde ao intervalo entre as três semanas que antecedem o parto e as três semanas posteriores ao nascimento da bezerra ou do bezerro.

“Sem o cuidado necessário, o animal no período de transição pode sofrer com hipocalcemia por exemplo, que pode acarretar outras doenças, retenção de placenta, mastite ou mesmo uma cetose. Tudo isso tem impacto negativo na receita do produtor”, alerta Mario Viderman, gerente de bovinos da Auster Nutrição Animal.

De acordo com o especialista, estudos mostram que sem o manejo adequado no período de transição até 60% do rebanho pode ser acometido por alguma doença. Com isso, o prejuízo poderá ficar em torno de U$ 100,00  e U$ 400,00 (dólares) por animal.

“É muito importante que o produtor de leite, conduza a nutrição dos animais para que as vacas em final de lactação cheguem ao período seco com escores corporais próximo de 3 (E.C.), 60 dias prévio ao parto. Nesta fase checamos os cascos, aplicamos selantes nos tetos e preventivos para mastites. Reforçamos vacinas e permitimos que o organismo da vaca se recomponha. Como estivesse no período de férias e bem merecidas. Recomendamos que o ambiente promova o máximo conforto, calmo, com sistemas para reduzir o estresse térmico. Quando 21 dias antes do parto, preparamos uma dieta especial de pré-parto, com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico dos animais, acentuar as respostas fisiológicas para acionar o paratormônio ( PTH próprio do animal, que terá a função de mobilização de cálcio das reservas ósseas), assim  garantimos uma lactação saudável”, destaca Viderman.

No pós parto, os cuidados com a nutrição devem ser mantidos, dieta com balanço adequado de minerais (mais cargas positivas), vitaminas e energia que garantam estabilidade à saúde do animal. Nesta fase é muito comum a vaca não conseguir ingerir a quantidade de energia suficiente.

O objetivo sempre é garantir a saúde das vacas, o que traduz em aumento da produtividade. A Auster oferece uma linha de soluções em nutrição que auxiliam o manejo durante o período de transição das vacas, como Prius Nat Dry, suplemento de origem vegetal, que atua como melhorador de consumo e aporte energético das dietas, bem como os núcleos minerais vitamínicos pré e pós parto da linha Númia.

“Ao ingerir o suplemento, o animal mantém o consumo diário de nutrientes e aumenta o aporte energético. O produto é constituído de gordura rúmen by-pass” da forma mais eficiente que existe, pelo alto ponto de fusão que possui”, completa o gerente de bovinos da Auster.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *